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Boas Práticas
Cultura Maker
Projeto Semáforo com Arduino
GET
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Coelho Neto - 6ª CRE
Rua Umbuzeiro 455 - Ricardo de Albuquerque
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Ginásio Experimental Tecnológico - GET
AUTOR(ES)
André Máximo Silva do Carmo
Sou professor da Rede Municipal desde 2011. Sou Bacharel e Licenciado em História, atualmente estou cursando Pós-graduação em Tecnologia e Cultura Maker. Sou lotado na Escola Municipal Coelho Neto, que foi a segunda escola a se torna Ginásio Experimental Carioca, em março de 2022. Fui escolhido para ser professor articulador devido ao meu gosto por tecnologia. Fui o responsável por criar a eletiva de informática na escola, onde pude ensinar Word, Excel e Powerpoint para os alunos durante muitos anos. Como professor articulador, procuro inserir as práticas tecnológicas e auxiliar os professores nas demandas pertinentes ao projeto do GET. Como docente do GET, procuro inserir na aulas os temas relacionados a abordagem STEAM e fomentar os quatro pilares da cultura maker (criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor de Ensino Fundamental II atualmente exercendo a função de professor articulador do Get Coelho Neto.
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
8º ano
9º ano
OBJETIVOS
O objetivo principal desta atividade é fomentar o interesse na educação no trânsito, despertando nos alunos a conscientização para um transito melhor entre motoristas e pedestres. Outro ponto de destaque, é o conhecimento das funções do Arduino, um microcontrolador voltado para realizar programações em robótica e circuitos elétricos. O ensino das robótica, aliado às práticas pedagógicas, torna-se muito pertinente neste projeto.
HABILIDADES
8º ano - Língua Portuguesa - Identificar as relações de causa e consequência.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Março/2023
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Este projeto foi realizado inicialmente com os alunos no final do ano passado. Fui convidado para replicar essa boa prática para todos os professores articuladores do GETs em formação realizada pela Multirio.

Púbico alvo: professores articuladores dos Ginásios Experimentais Cariocas.

Metodologia: Aula expositiva com momento mão-na-massa.

A equipe de professores fez uma programação em que simulava o funcionamento de um semáforo no software do Arduino.

Materiais utilizados: computador, internet, software do Arduino, placa de Arduino, cabo de conexão, três LEDs (vermelho, amarelo e verde), três resistores de 220 ou 330 ohms, jumpers, protoboard.

Habilidades BNCC

EF08CI02 - construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpadas ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

Competencias BNCC

02 - Pensamento científico, crítico e criativo.

05 - Cultura digital.

A atividade está inserida no projeto político pedagógico da escola, um Ginásio Experimental Tecnológico, pois envolveu a robótica e o pensamento computacional e as tecnologias digitais da informação.

Os resultados foram muito satisfatórios. Foram separados cinco grupos, de quatro a seis professores. Cada grupo deveria realizar a montagem dos componentes na placa Protoboard e, em seguida, realizar a programação no Arduino, no tempo estipulado de uma hora. Todos conseguiram realizar as atividades no tempo estipulado, fazendo com que os LEDs piscassem simulando um semáforo.

Quando a contribuição desta atividade, considero pertinente para a educação no trânsito, a obediência as sinalizações para evitar acidentes e infrações. Também pode ser feita uma maquete representando uma estrada com veículos e incluir os LEDs ou um semáforo eletrônico em miniatura já pronto (este semáforo deve ser programado das mesma forma no Arduino)

Quanto ao resultado, acho importante este tipo de prática nas escolas, pois desperta o sentido de responsabilidade e respeito as regras de sinalização, visto que os alunos serão os futuros motoristas nas nossas ruas, estradas e avenidas. Vale a pensa também ressaltar, que ao trabalhar com robótica pela programação do Arduino, os alunos desenvolvem a concentração, raciocínio lógico e o pensamento computacional.

Registros
IMAGENS
Momento da explicação sobre o Arduíno e suas possibilidades
Explicação sobre os componentes do projeto
PDFs
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Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.