ROBERTA MARTINS DOS SANTOS
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialização em Administração Escolar pela Universidade Gama Filho, Neurociência da Aprendizagem pela Universidade Veiga de Almeida e curso de extensão em Educação inclusiva pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora Orientadora na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, atuando na EJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) desde 2017. Atuante na rede desde 2000 como professora de Ensino Fundamental, das Séries Iniciais.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professora Orientadora
Mariana de Vilhen kolomitzeff
Fotógrafa, ilustradora e professora no Município do Rio há 12 anos, e no Município de Búzios há quase 20.
Formada pela escola de Belas Artes da UFRJ, com pós graduação em transtornos globais da educação: Educação Especial, Educação Infantil e em Neuropsicologia.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professora I Artes Plásticas
Escrever uma carta para um amigo pode ser uma forma especial de expressar seus sentimentos e fortalecer os laços de amizade, como base de realação social importante dentro e fora do ambiente escolar.
Nas aulas de Artes, os alunos foram conduzidos a falar de si, a conhecer seus pares e estreitar os vinculos.
As produções afetaram cada um tanbto no momento de escrita, como no de leitura, além de fortalecer a habilidade de escrita e sua função social.
No primeiro trimetre, os alunos foram levados a construir molduras com diferentes materiais e espelhos com papel laminado. Fizeram uma apresentação individualizada, na qual se apresentavam para o espelho, falando de si com consigo, de costas para os demais que assistiam.
Durante quatro aulas seguintes construiram seus registros e suas imagens, que ficaram em exposição na entrada da unidade escolar.
Comumente, através de atividades artisticas produzem parte da suas história e abrem roda de conversas. Tais encaminhamentos objetivavam criar memória e vinculos para que pudessem escrever cartas ou bilhetes para os parceiros de sala de aula. Vale ressaltar que tanto os momentos de escrita, quanto os de leitura foram recehados de emoção e encantamentos.