LIDIANE GOMES DE OLIVEIRA
Lidiane Gomes, gosto da natureza, uma boa comida e viajar. Professora da rede Municipal do Rio de Janeiro desde 2003, amo o que faço e a sala de aula é o meu lugar! Formada em Ciências Biológicas, mas sempre estive no Ensino Fundamental I. A alfabetização é minha "praia", é nesta área que surgem meus maiores ganhos, realizações e questionamentos acerca da mente humana rsrs. Meus dias são dentro de uma escola, trabalho em escola de turno único de dia e a noite na EJA. Outra modalidade que é apaixonante, porém só entende quem vive.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor II
Desenvolver gosto pela leitura diária;
Perceber a importância da prática de leitura no processo de aquisição da alfabetização funcional e da necessidade da leitura dentro da escola e fora deste espaço;
Promover o conhecimento de diferentes autores e elementos estruturais de um livro.
Inicialmente em fevereiro, combinamos que faríamos um diário de leitura diário, onde cada dia um aluno diferente, após a leitura do livro que seria feita pela professora, deveria registrar por escrito o título deste livro.
Assim, iniciamos nossa prática diária, na qual teríamos a diversidade de temas literários: infanto juvenil, temática étnico racial, leituras mais simples,... o importante seria ler histórias de livros, para irmos conhecendo autores, o que é ilustrador, editora, analisando capas, antecipando assuntos, explorando o que parece óbvio para uma pessoa alfabetizada, porém para os alunos da EJA, necessita ser dito constantemente e explorado diariamente.
Gradualmente eles foram se adaptando a esta nossa rotina, começavam a perguntar qual seria a leitura do dia, caso ocorresse algum imprevisto e eu não realizasse a leitura, cobravam por terem ficado sem o momento. Uma aluna com muita dificuldade na aquisição da alfabetização funcional, foi a que mais me surpreendeu e continua a surpreender, ela ama esse momento e é a que mais cobra e pede a leitura diária, e diz que gosta de ouvir as leituras.
Esta prática foi incrementada com a contribuição de uma produção do nosso professor de História (Gonçalo Belarmino), que atua no PEJA II. Ele escreveu um livro e lançou este ano, com título "Bora ser feliz" , durante dois meses foram feitas as leituras fragmentadas deste livro, o qual trazia uma temática de biografia, junto com uma mensagem motivacional para os leitores, o que contribuiu significativamente para nossas noites, pois eles começaram a identificar pontos em comum na história de vida deste professor/autor com a história de muitos deles. Foi sensacional, porque mostravam-se motivados e concordavam, comentavam entre si sobre os pontos do livro, concordando ou balançando a cabeça ao longo das leituras e percebendo esta identificação, resolvi fazer uma noite com o autor. Organizei uma noite com um cafezinho e uma conversa em que ele pudessem escutar e perguntar um pouco mais para o autor e conhecido nosso das noites diárias. Experiência bem enriquecedora para eles, pois juntamos com Setembro amarelo e trabalhamos com o tema motivação, auto estima,...
Eles puderam ver e ouvir uma autor de perto e compreender que dificuldade todos temos.
Continuamos com nossas leitura diárias, observo que esta prática traz aos alunos mais confiança na hora dos registros, entendem que podem pedir ajuda para escrever os títulos, opinam mais, o melhor... riem muitas vezes com o assunto dos livros quando a temática é mais infantil e não reclamam, gostam, se divertem como se estivessem vivendo o que não puderem viver e curtir, a infância.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 37. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; CORRÊA, Hércules; VERSIANI, Zélia (org.). Literatura – saberes em movimento. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007.