ETEL LOUREIRO DE CARVALHO DA SILVA
Ao longo de 19 anos na rede pública municipal de ensino, construí uma trajetória sólida e dedicada à educação inclusiva. Durante 13 anos como professora, tive a oportunidade de atuar diretamente com alunos da educação especial, o que despertou em mim o desejo de aprofundar meus conhecimentos, levando-me a concluir graduações em Psicologia e Psicopedagogia. Essas formações ampliaram minha capacidade de entender as nuances do processo de aprendizagem e me permitiram oferecer um apoio mais individualizado aos alunos. Nos últimos 3 anos, como coordenadora pedagógica, tenho trabalhado com foco em práticas
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: COORDENADOR PEDAGÓGICO
Este projeto surge dentro do eixo trabalho proposto nas orientações da EJA e a partir de observações cotidianas no ambiente escolar, onde muitas mães de alunos com deficiência enfrentam a árdua tarefa de conciliar a vida profissional com o cuidado diário de seus filhos. Essas mulheres, que acumulam múltiplas responsabilidades, são as principais cuidadoras e, muitas vezes, são sobrecarregadas pela falta de reconhecimento social desse trabalho. Ao mesmo tempo, mulheres com deficiência que desempenham atividades de cuidado também se deparam com desafios que frequentemente não são valorizados ou percebidos como trabalho pela sociedade.
Essa realidade invisibilizada gera impacto emocional, físico e psicológico nas cuidadoras, resultando em desgaste e isolamento. Compreendendo essa situação, decidimos desenvolver um projeto que valorize esse trabalho, buscando visibilizá-lo e proporcionar espaços de apoio e conscientização dentro da comunidade escolar.
No contexto escolar, observamos que muitas mães são cuidadoras de pessoas com deficiência e alunas com deficiência intelectual também; sempre equilibrando suas responsabilidades com atividades profissionais fora de casa. Esse cenário gerou a necessidade de um projeto que reconhecesse o trabalho invisível dessas mulheres.
Para documentar e valorizar esse cuidado, os alunos e responsáveis realizaram uma série de fotos e vídeos em casa desse cuidadores ou cuidando. Foram capturadas as atividades diárias que, muitas vezes, não são reconhecidas como trabalho e geram um grande desgaste emocional. Essas imagens mostram o esforço constante que essas mulheres dedicam ao lar e ao cuidado.
Adicionalmente, promovemos uma roda de conversa para discutir o desgaste emocional decorrente da falta de reconhecimento social. Nesses encontros, as participantes compartilharam suas experiências, frustrações e desejos, refletindo sobre a importância de valorizar e visibilizar suas contribuições e promovendo um espaço de apoio e empoderamento.
Com isso, buscamos transformar a percepção do cuidado em nossa comunidade escolar e formando multiplicadores, reconhecendo seu valor e impactando positivamente a autoestima dessas mulheres.
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DOI : 10.1590/S1981-77462011000400004