RUBYARD DA SILVA CARVALHO
ORIUNDO DA BOA EDUCAÇÃO FAMILIAR RECEBIDA DOS PAIS E IRMÃOS, FOI MENINO CRIADO COM OS AMIGOS DE INFÂNCIA NO BOÊMIO BAIRRO DA LAPA, NO CENTRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, ONDE MORA POR MAIS DE 50 ANOS. LÁ CONHECEU O BEM E O MAL ORIUNDOS DO MUNDO SECULAR. ESTUDOU EM ESCOLAS PÚBLICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. FORMOU-SE EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ).
EM SUA FORMAÇÃO ESPORTIVA E PROFISSIONAL DESTACA A ASSOCIAÇÃO CRISTÂ DE MOÇOS DO RIO DE JANEIRO - ACM, ONDE FREQUENTOU COMO ASSOCIADO, ESTAGIÁRIO E PROFISSIONAL, POR CERCA DE 33 ANOS E O TIJUCA TÊNIS CLUBE, ONDE FOI ATLETA FEDERADO NA MODALIDADE VOLEIBOL.
FOI PROFESSOR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, LECIONANDO NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ISMAEL COUTINHO – IEPIC, NO CIEP PASTOR VALDEMAR ZARRO E NO COLÉGIO ESTADUAL SOUZA AGUIAR.
ATUALMENTE POSSUÍ DUAS MATRÍCULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor I de Educação Física
A oficina objetiva, primeiramente, trazer a diversão e o lúdico para o ambiente escolar
através da prática dos jogos esportivos, brincadeiras, jogos intelectuais e de mesa, bem como
proporcionar a construção do saber e vivência cultural. Busca trabalhar, de forma secundária, o
raciocínio lógico-matemático, a concentração, a organização, a disciplina, o companheirismo,
o estreitamento das relações interpessoais, a troca de experiências entre as diversas faixas
etárias e o respeito às regras.
A oficina de jogos esportivos, brincadeiras, jogos intelectuais e de mesa, para as turmas da EJA, acontecem durante as aulas de Educação Física como parte do planejamento pedagógico anual e são realizadas na sala de jogos da unidade escolar, criada para esse fim, duas vezes por semana.
O tema surgiu em virtude de alguns alunos da EJA não estarem dispostos a realizar atividades físicas mais intensas, como ginástica, alongamento e/ou esportes. Diante desse desafio, o trabalho teve início com o acervo – formado por caixas de jogos – que o professor deslocava para as salas de aula ou para a quadra. Posteriormente, a unidade, notando a importância da disciplina, resolveu criar uma sala de jogos específica.
Anteriormente, essa sala era utilizada como sala de música/artes. Porém, por necessidade da demanda de matrículas, foi necessária sua utilização como sala de aula regular. Com o fechamento da turma, o espaço ficou um período ocioso, e mais tarde a coordenadora Poliana indagou ao professor Rubyard e à direção quanto à possibilidade de alocar de forma definitiva a prática que já vinha acontecendo de forma itinerante.
É relevante mencionar que o GET José Pedro Varela atende a modalidade EJA, tendo como perfil a diversidade etária, com alunos de 15 até 75 anos, oriundos do entorno, de comunidades próximas como Santa Tereza e Rio Comprido, abrigos institucionalizados e ocupações, sendo frequentado por trabalhadores do centro da cidade do Rio de Janeiro.
A motivação inicial, como já mencionado, foi criar uma prática alternativa para aqueles alunos que não estavam dispostos a realizar atividades físicas mais intensas. Posteriormente, verificou-se a convivência harmônica entre as diferentes gerações e perfis diversificados dos estudantes. Atualmente, está fazendo toda a diferença no ambiente escolar, promovendo principalmente a integração dos alunos da EJA I e EJA II.
A oficina objetiva, primeiramente, trazer a diversão e o lúdico para o ambiente escolar através da prática dos jogos esportivos, brincadeiras, jogos intelectuais e de mesa, bem como proporcionar a construção do saber e vivência cultural. Busca trabalhar, de forma secundária, o raciocínio lógico-matemático, a concentração, a organização, a disciplina, o companheirismo, o estreitamento das relações interpessoais, a troca de experiências entre as diversas faixas etárias e o respeito às regras.
Nesta oficina são usados jogos como dama, xadrez, dominó, resta um, quebra-cabeça, jogo da memória, ludo, pega vareta, trilha, gamão, uno, baralho, peteleco, totó, ping-pong, jogos virtuais, jogos eletrônicos e outros, pois o acervo não é estático e permite que os alunos tragam os seus próprios jogos para aula. A oficina proporciona um verdadeiro “self-service” de jogos para os participantes.
O principal objetivo foi alcançado, sendo este a vivência do lúdico como elemento a ser experimentado no ambiente escolar, tendo em vista que os alunos da EJA não têm o sentimento de apropriação do brincar e do alegrar-se durante as aulas.
No decorrer da oficina, observamos os objetivos secundários também sendo alcançados. São eles o cooperativismo entre os alunos; o estreitamento das relações interpessoais; os jogos de tabuleiros como prática para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático; a organização, e a concentração.
Desta forma, a oficina mostrou-se uma prática de muita relevância para compor os conteúdos das aulas de Educação Física, bem como das orientações curriculares do ensino destinado a jovens e adultos, devendo esta ter um olhar diferenciado por ocasião do pensar e planejar as práticas do ano letivo do segmento acima mencionado.