ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos (EJA Rio)
Entre crônicas e rolês: um olhar decolonizador pelas ruas da Glória e da Lapa
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CIEP Presidente Tancredo Neves - 2ª CRE
Rua do Catete 77 - Catete



AUTORES

MIRELLA TAVARES COSTALONGA

Formada em Letras (Português/ Literaturas), especialista em Literatura Brasileira e pesquisadora da área da Sociolinguística. Sou professora da Rede Municipal de Educação desde 2009, lecionando na EJA desde 2015. No ano passado, assumi também a regência da Sala de Leitura da Escola Municipal Deodoro e a disciplina Círculo de Leitura para o Ensino Fundamental II. Em minhas aulas, procuro articular os conteúdos de minha disciplina com o cotidiano dos estudantes, além de desenvolver projetos que envolvam a leitura de textos literários a conteúdos de outras disciplinas, visando à formação de leitores críticos e à ampliação de suas visões de mundo.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professora de Língua Portuguesa

André Gomes da Conceição

o André Gomes da Conceição: Doutorando e mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH - UERJ). Professor licenciado e bacharel em Geografia pela UFRJ. Pesquisador nas áreas de Educação, Gestão Pública e Defesa. Professor do Ministério da Defesa e da Prefeitura do Rio de janeiro. Membro do Grupo de Pesquisas Currículo, Cultura e História (GEPEH/UFMS), na linha Políticas educacionais, currículo e ensino; e do Grupo de Pesquisas em Educação, Estado, Sociedade Civil e Participação Política (GPESP/UCP), na linha Estado, Democracia, Sociedade Civil e Participação Social. Membro da Rede Nacional EMPesquisa vinculada ao Observatório do Ensino Médio (Pesquisa, Juventude, Escola e Trabalho). Professor colaborador na UERJ de Políticas Públicas em Educação e orientador de monografias de conclusão de curso de graduação em Pedagogia. Colaborador em processo de desenvolvimento de projeto de avaliação em larga escala pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção (Cebraspe).

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor de Geografia

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
EJA II - Bloco 1
EJA II - Bloco 2
OBJETIVO(S) DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES EJA RIO ALINHADO(S) COM A PRÁTICA

? Estudar a cultura de rua presente nas crônicas de João do Rio (“A alma encantadora das ruas”) e Luiz Antonio Simas (“O corpo encantado das ruas”);

? Relacionar os textos lidos com aulas-passeio por ruas da Glória e Lapa, considerando que elas expressam saberes e culturas;

? Reconhecer os processos históricos que silenciam determinadas culturas e suas formas de resistência;

? Valorizar, como parte da cultura brasileira, figuras ligadas às religiões de matrizes africanas e indígenas;

? Considerar a força da cultura popular carioca, representada por boêmios, sambistas, capoeiristas, malandros, entre outros;

? Criar gosto e apreço pela literatura, além de autonomia para escolher leituras futuras.

COMPONENTE CURRICULAR
EJA II - Bloco 1 - Língua Portuguesa - Reconhecer a sua condição de sujeito que interage no mundo por meio da leitura-escrita, em suas diferentes formas e contextos sociais, para comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, lazer, trabalho, expressão de pensamento e sentimentos
EJA II - Bloco 2 - História/Geografia - Conhecer a geografia e a história da cidade do Rio de Janeiro e seu entorno, o processo de evolução e ocupação urbana
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/3/20 até atualmente

Culturas de resistência nas ruas

O CIEP GET Presidente Tancredo Neves, que atende um perfil discente que varia de 15 a 70 anos, matriculados nos PEJA I e II, é cercado por uma série de construções imponentes que lembram a nossa colonização, como a Igreja do Outeiro e a Beneficência portuguesa, porém, também abriga no seu entorno, histórias que muitas vezes não constam na historiografia oficial, mas são profundamente marcantes na formação do imaginário da cidade e se fazem presentes nas ruas.

As Orientações Curriculares da EJA propõem um eixo temático a cada trimestre ao longo do ano, que perpassa todas as disciplinas, entre eles o Eixo Cultura. Quando as discussões referentes a este eixo foram iniciadas nas aulas, constatamos que muitos estudantes apresentavam desconhecimento ou até alguns preconceitos relacionados a elementos culturais herdados de nossas matrizes indígenas e africanas, assim como sobre a própria história dos bairros da Glória e da Lapa, repletas desses elementos.

Considerando a proposta das Orientações e o imenso potencial histórico-cultural existente no entorno do CIEP, além das situações já mencionadas, decidimos explorar ruas da Glória e Lapa, através de aulas-passeio, tendo como foco as culturas de resistência, representadas por nossas matrizes africanas e indígenas, principalmente.

Essas aulas foram antecedidas pela leitura de dois autores cujas obras retratam as camadas mais populares da população carioca, inseridas em um contexto de pobreza e sobrevivência: João do Rio, em A alma encantadora das ruas (1908) e Luiz Antonio Simas, em O Corpo encantado das ruas (2019).

O tema foi trabalhado em etapas:

1) Apresentação dos autores: exibição de documentários;

2) apresentação dos livros: A alma encantadora das ruas e O corpo encantado das ruas e da intertextualidade presente entre eles;

3) Rodas de leitura: crônicas de João do Rio ;

4) Rolê Glória: Rua da Glória, Benjamin Constant e Rua Santo Amaro;

5) Rodas de leitura: crônicas Simas:

6) Rolê da Lapa: Rua da Lapa, Rua Moraes e Vale, Joaquim Silva e Arcos da Lapa;

7) Rodas de leitura Machado de Assis; 8) Visita ao Quilombo Ferreira Diniz;

8) Escrita de crônicas.

(As duas últimas etapas estão em desenvolvimento).

Na ação, foram utilizados computadores, data show, livros, materiais xerocados e celulares para registros das atividades. As salas de aula, o Auditório, a Sala de Leitura e o Colaboratório da escola foram utilizados. Envolveram-se na atividade alunos, professores, Diretora Adjunta e Professora Orientadora.

Um livro digital de crônicas sobre as aulas-passeio está sendo desenvolvido pelos alunos da escola, com previsão de lançamento para dezembro de 2024.

As rodas de leitura e aulas-passeio suscitaram o aumento do interesse dos estudantes pela leitura, assim como participações cada vez mais marcantes e críticas durante as discussões dos textos.

Os alunos de Umbanda e Candomblé, foram sentindo-se cada vez mais à vontade para falar de suas religiões, pois passaram a valorizá-las também como parte da formação cultural brasileira.

Um maior protagonismo dos estudantes nas atividades propostas também foi observado:

Os alunos do PEJA I, embora não tenham feito a leitura das crônicas, participaram em grande número das aulas-passeio e montaram uma exposição de fotos do bairro da Glória.

Uma aluna do PEJA II, Lídia Maya, entrou em contato com Luiz Antonio Simas e convidou-o para ir à escola para falar com os estudantes. O escritor esteve na escola, contou sua trajetória e pontuou sobre a importância dos saberes dos povos, que circulam fora dos espaços oficiais. Além de esclarecer o conceito de “racismo religioso” e a importância de combatê-lo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo:

Contexto, 2014.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

hooks, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Trad. Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.

RIO, João do. A alma encantadora das ruas. São Paulo: Martim Claret, 2007.

Registros
IMAGENS
Subida ao Outeiro da Glória
Aula no Outeiro da Glória
Roda de leitura
Rua Moraes e Vale (Lapa), onde viveram Chiquinha Gonzaga e Madame Satã
Escadaria Selaron
Aula nos Arcos da Lapa
Santuário Zé Pelintra (Lapa)
Conversa com Luis Antonio Simas
Exibição de documentário sobre João do Rio
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.