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Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
Prática musical: Povos Originários e Cultura Afro-brasileira
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Goiás - 3ª CRE
Rua Goiás 248 - Engenho de Dentro
Unidade não vocacionada


AUTOR

ANDRE DA SILVA CABRAL CORREIA

Formado em Licenciatura em Música pela UFRJ, Especialista em Práticas Musicais na Educação Básica pelo Colégio Pedro II, atua na SME desde 2011. Já atuou em eventos importantes na cidade do Rio de Janeiro como a regência do coral na inauguração da Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas (2004-2014).

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PI- Ed. Musical

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS
A proposta busca alinhar o ensino da música com um olhar para a diversidade cultural e histórica do Brasil, desenvolvendo tanto o conhecimento musical quanto o respeito às diferentes manifestações culturais que compõem o patrimônio nacional.
HABILIDADES
9º ano - Educação Musical - Diferenciar práticas musicais diversas , reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em seus contextos de produção e circulação e estabelecendo relações com as diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética
9º ano - Educação Musical - Expressar ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa a partir de improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais
9º ano - Educação Musical - Identificar fontes sonoras diversas, como instrumentos musicais, possibilidades do próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal, etc.), elementos da natureza, objetos do cotidiano, entre outras, e suas propriedades rítmicas, harmônicas, melódicas e timbrísticas
9º ano - Educação Musical - Identificar os elementos constitutivos da música (duração, altura, timbre, intensidade, etc.), em repertórios diversos e suas funçõespróprias
9º ano - Educação Musical - Reconhecer composições e improvisações musicais, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre outros, distinguindo vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais
9º ano - Educação Musical - Relacionar as diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética, compondo , improvisando e criando músicas, considerando seus usos e funções emseus contextos de produção e circulação
9º ano - Educação Musical - Relacionar práticas musicais diversas considerando seus usos e funções em seus contextos de produção e circulação às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética, tocando e compondo de modo expressivo
9º ano - Educação Musical - Usar vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo, tocando e cantando de modo expressivo composições e improvisações musicais, sonorização de histórias, entre outros
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/5/20 até atualmente

Através de músicas que tinham como tema em comum os povos originários, foi apresentado um medley de canções que misturava a música tradicional do povo indígena com o samba-enredo da Agremiação Salgueiro, retratando a urgência em preservar os recursos naturais e os povos indígenas. Inicialmente, foram ensaiadas as músicas Araruna (tradicional indígena), Descobridor dos Sete Mares (Tim Maia) e Hutukara (Samba-enredo Salgueiro 2024). A performance foi planejada para fugir do formato tradicional unindo Música, Teatro e Artes Visuais. Ela começa com a música tradicional mostrando indígenas em sua rotina. Então, chegam os portugueses, cantando Tim Maia, seduzindo os nativos com sua simpatia e cartazes amigáveis. Após começarem a ser coagidos a entregar seus pertences são, brutalmente, assassinados. Uma aluna recita uma poesia de Janaron Pataxó retratando toda dor sofrida pelos povos nativos. Por fim, todo o grupo canta o samba-enredo fazendo um grande protesto em palco sobre a devastação ambiental e as ameaças aos direitos indígenas. A última performance desse trabalho foi no palco da Arena Fernando Torres, Parque Madureira, na 4ª Mostra Municipal de Multilinguagens.

Através da teatralização da performance, os alunos puderam refletir sobre a urgência em políticas públicas em defesa dos povos originários no Brasil, além da valorização de elementos culturais afro-brasileiros existentes na cultura carioca. A apresentação foi realizada na 4ª Mostra de Multilinguagens da SME.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.salgueiro.com.br/

https://www.camara.leg.br/Internet/comissao/index/perm/cdh/Tratados_e_Convencoes/Indios/declaracao_universal_direitos_povos_indigenas.htm

Registros
IMAGENS
Apresentação na 4ª MML
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