ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação das Relações Étnico-Raciais
Projeto Africanidade
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Fornovo - 5ª CRE
Rua Gentil de Almeida S/nº - Honório Gurgel
Ginásio Experimental Tecnológico - GET
Educação Infantil / Anos Iniciais

AUTOR

LETICIA CORDEIRO DOS SANTOS

Pedagoga, mestranda em Ensino de Ciências e Saúde com foco em inovações tecnológicas, pesquiso sobre os impactos da Cultura Maker e abordagem STEAM no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de alunos do 5º ano. Professora regente do município desde 2018, atualmente atuo no GET Fornovo como Professora Articuladora do Colaboratório. Tenho 29 anos, amo estudar e lecionar.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Professor Ensino Fundamental - Anos Iniciais

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
3º ano
OBJETIVOS
O objetivo da aula foi proporcionar aos alunos uma compreensão geográfica e cultural sobre os países africanos que têm o português como língua oficial, estimulando o trabalho colaborativo, a pesquisa e o uso de tecnologias simples. A atividade foi dividida em três momentos: na primeira parte, os alunos realizaram uma pesquisa para identificar os países que falam a Língua Portuguesa na África e explorar a distância entre esses países e o Brasil; na segunda, montaram um mapa ampliado do continente africano e destacaram esses países, promovendo a visualização geográfica das informações coletadas; por fim, na terceira parte, utilizaram LEDs, baterias e fios conectores para iluminar os países pesquisados, tornando a aula mais dinâmica e integrando conceitos de História, Geografia, Língua Portuguesa e Tecnologia ao aprendizado.
HABILIDADES
3º ano - Geografia - Identificar distintos tipos de representações cartográficas em diferentes escalas, reconhecendo e elaborando legendas com símbolos.
3º ano - História - Reconhecer situações cotidianas, em seus grupos sociais, capazes de proporcionar mudanças, pertencimento e memórias.
3º ano - Língua Portuguesa - Ler e explorar textos verbais, não verbais e multimodais que circulam no espaço escolar.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/9/20 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Uma das atividades realizadas no projeto abordou os países africanos que têm o português como idioma oficial. A aula foi estruturada em três momentos:

Parte 1 – Pesquisa

Os alunos foram organizados em grupos e receberam fichas com informações que deveriam ser coletadas por meio de uma pesquisa na internet. Eles identificaram quais países africanos utilizam a língua portuguesa, além de investigar a distância entre esses países e o Brasil.

Parte 2 – Construção e identificação no mapa

De forma colaborativa, os alunos montaram um mapa ampliado do continente africano. Após a montagem, destacaram os países de língua portuguesa, promovendo a visualização geográfica e a contextualização dos dados pesquisados.

Parte 3 – Circuito elétrico

Para tornar a atividade mais dinâmica, os alunos utilizaram LEDs, baterias e fios conectores para destacar os países pesquisados. Cada país identificado como falante de língua portuguesa foi iluminado com um LED aceso, facilitando sua localização no mapa e enriquecendo a experiência visual e tecnológica da aula.

Na aula descrita, os alunos demonstraram grande envolvimento e curiosidade em relação ao tema. Realizaram as pesquisas na internet de forma autônoma e colaborativa, contribuindo ativamente para a conclusão da atividade.

Ao longo do Projeto Africanidade, tem sido evidente o interesse dos alunos pela valorização da cultura negra. Durante as aulas, eles assumem o papel de protagonistas, participando ativamente das atividades mão na massa, o que potencializa a construção do aprendizado. Além disso, alguns alunos compartilharam informações que buscaram por iniciativa própria, evidenciando que a abordagem do tema desperta identificação e engajamento pessoal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DEBUS, Eliane. A Temática da Cultura Africana e Afro-Brasileira na Literatura para Crianças e Jovens: Luta e Persistência dos Jovens Migrantes. Cortez Editora, 2018.
Registros
IMAGENS
Alunos apresentando o cartaz produzido
Aprendendo a fazer ligações elétricas simples, como acender o led
Construção do cartaz
Ligação dos leds com o cartaz
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.