Fazer preparos de alimentos com segurança, higiene adequada e autonomia, visando uma alimentação saudável e possibilidades de geração de renda;
Produzir um jornal, através de entrevistas feitas aos funcionários da U.E., para fomento da leitura, escrita e interpretação;
Utilizar aparelhos eletrônicos (tablets, computadores, notebooks, impressoras e impressora 3D), para navegação em ambiente digital e uso funcional de seus meios;
Recontar histórias, com auxílio de jornais e noticiários, para melhor desenvolver sua memória de trabalho (característica importante das pessoas com Deficiência Intelectual);
Utilizar-se de expressão corporal como forma de ver e interagir com o mundo.
1º ano - Ciências - Conhecer normas saudáveis de higiene alimentar.
1º ano - Educação Física - Diferenciar atividades rítmicas e expressivas, recriando-as de forma livre e espontânea
1º ano - Língua Portuguesa - Antecipar o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem.
1º ano - Língua Portuguesa - Expor, oralmente, ideias a respeito dos fatos, relatos e narrativas ouvidas.
1º ano - Matemática - Identificar alguns instrumentos de medidas mais usuais (fita métrica, balança etc.).
1º ano - Matemática - Relacionar o que é medido a metro, a litro e a quilo. ?
1º ano - Sala de Leitura - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2º ano - Artes Cênicas - Distinguir: Real X Imaginário
2º ano - Artes Cênicas - Relacionar o espaço às possibilidades corporais, vocais, musicais, equilíbrio e lateralidade
2º ano - Língua Portuguesa - Produzir textos de acordo com as condições de produção (finalidade, gênero, interlocutor), utilizando recursos gráficos.
3º ano - Ciências - Identificar os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).
3º ano - História - Reconhecer situações cotidianas, em seus grupos sociais, capazes de proporcionar mudanças, pertencimento e memórias.
4º ano - Ciências - Identificar alternativas de CONSUMO CONSCIENTE dos materiais utilizados na escola ou no seu cotidiano.
5º ano - Geografia - Apontar a importância de algumas atividades econômicas desenvolvidas no município do Rio de Janeiro, discutindo problemas sociais existentes.
5º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.