TATIANA SANTANA MELLO SIMOES
Me chamo Tatiana Mello, sou professora da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, onde atuo desde 2008.
Com mais de 20 anos de experiência no magistério, além da sala de aula também atuei em Sala de Leitura e pude contribuir na gestão escolar atuando como coordenadora pedagógica por quase 10 anos.
Sou em graduada em Geografia e pós graduada em Educação e Gestão Ambiental pela Universidade Salgado de Oliveira, Niterói - RJ.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Prof II / Profo I Geo - Equipe PROINAPE
• Estimular o protagonismo dos adolescentes;
• Desenvolver habilidades como a criatividade, a inteligência emocional, a fala e a escuta;
• Aprimorar a leitura crítica;
• Desenvolver a oralidade, entonação e ritmo;
• Ampliar o vocabulário;
• Oportunizar encontros com escritores a fim estimular a curiosidade dos alunos e de enriquecer o espaço de troca.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens - verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
As oficinas foram mediadas pela profissional do PROINAPE Tatiana Mello (profº) e pelas professoras Lilian Medeiros e Angélica Teodoro, ambas profissionais da Unidade.
A cada oficina contamos com um autor convidado ou com alguém que tenha uma história significativa de resiliência e resistência para inspirar os estudantes.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a relação dos convidados com a escrita, levantar seus questionamentos, apresentar suas curiosidades e ao final de cada encontro foram encorajados a ler seus escritos e produzir novos textos.
1º Encontro: Apresentação
2º Encontro: Lilian Medeiros–Poesia em essência, Antologias
Angélica Teodoro - Antologias
3º Encontro: Paulinho Assumpção – Caderno de poesias
4º Encontro: Allan Santos – Manual Prático de Educação antirracista
5º Encontro: Manoel Medeiros - Cordelista
6º Encontro: Simone Reis - Antologias
7º Encontro: Sarau
Escolhemos o auditório para ser o espaço contemplado para o evento pois, além dos alunos, ali estiveram presentes os responsáveis, a direção, os profissionais da Unidade e os convidados.
1ª Etapa: Organização do espaço. Exposição de livros, música ambiente, preparação do palco para as apresentações e cantinho de degustação.
2ª Etapa: Abertura do evento com a retrospectiva dos encontros e seus desdobramentos.
3ª Etapa: Fala das Professoras Lilian e Angélica sobre suas impressões em relação ao envolvimento dos alunos durante o período do projeto.
4ª Etapa: Apresentação dos alunos da Orquestra popular Manoel Congo com três canções.
5ª Etapa: Espaço aberto para a leitura dos poemas.
Alunos e convidados se revezam na leitura dos escritos.
6ª Etapa: Palavra da Direção da Unidade.
7ª Etapa: Entrega de um certificado de participação.
8ª Etapa: Encerramento com a Orquestra
8º Encontro: Avaliação
Encontro com os profissionais envolvidos no projeto para avaliar os seguintes aspectos;
* Organização das oficinas (tempo, periodicidade, espaço);
* Envolvimento dos alunos;
* Participação da comunidade escolar;
* Adequação do tema escolhido;
* Principais desafios;
* Avaliação pessoal dos profissionais.
Partindo da afirmação de que “não se ensina protagonismo”, esta proposta de trabalho tem como objetivo auxiliar a compreensão das diversas características do protagonismo juvenil e do modo como podemos vivenciá-lo na prática, diariamente, no ambiente escolar.
Consideramos que as oficinas de Poesia Falada e Escrita Criativa podem se constituir numa ferramenta importante para dar voz aos estudantes.
Quando implementado de forma adequada, esse tipo de iniciativa pode contribuir significativamente para a melhoria das habilidades linguísticas, o estímulo à criatividade, o aprimoramento do pensamento crítico e a consolidação do protagonismo.
Neste contexto, apresentamos aos alunos a leitura e a escrita como uma maneira ampla de ocupar este espaço.