A turma desenvolveu muito sua criatividade, oralidade, escrita, autonomia, como aproveitar melhor os objetos e a partir daí a recriar outros.
Aprenderam a reusar, reaproveitar e a descartar corretamente os objetos, houve significativa mudança de comportamento.
Os pequenos com grandes dificuldades obtiveram grande avanço na noção espacial, na estética nos desenhos, na pintura, na criatividade e autoconfiança.
Os pequenos aprenderam a resolver problemas através do fazer pondo a mão na massa e assim sentiram incentivadas a tornarem-se participantes na criação de coisas tangíveis conhecendo e utilizando ferramentas diversas, elas sentiram necessidade de reutilizarem materiais recicláveis para criar novos objetos.
Pudemos perceber que a prática não apenas ensina sobre sustentabilidade, mas também promove a criatividade e a resolução de problemas.
As crianças também desenvolveram habilidades motoras finas e compreenderam a relação entre trabalho manual e o resultado final.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco e Mário Corso. Porto Alegre: Artmed, 1985a.
https://multirio.rio.rj.gov.br/materialrioeduca/#
https://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/series/serie/2536-juro-que-vi
http://multirio.rio.rj.gov.br/materialrioeduca/# - D&D - Desenhos e Dominós - Lógica da Programação
https://www.tempojunto.com/2016/07/27/o-labirinto-caseiro-que-ajuda-na-coordenacao-e-e-muito-divertido/
Material Rioeduca pag. 213
https://www.bvl.org.br/noticia/crie-um-instrumento-musical-da-cultura-indgena-no-pintando-o-7
https://www.valdireneoliveira.com/2019/02/massa-de-papel-mache-ecologica-feita.html
https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=confec%C3%A7%C3%A3o+de+flor+com+rolinho+de+papel+higi%C3%AAnico#fpstate=ive&vld=cid:4ec673b4,vid:1fc3BJnK5bA,st:0