O projeto "Envelhecimento Saudável" foi estruturado em três principais etapas:
1. Diagnóstico e Sensibilização: A primeira etapa consistiu na realização de uma pesquisa entre os alunos da EJA para identificar suas principais dificuldades relacionadas à saúde e ao bem-estar. A pesquisa revelou que grande parte dos alunos não praticava atividades físicas e desconhecia os benefícios de hábitos saudáveis.
2. Atividades Práticas e Educativas: A partir desse diagnóstico, foram organizadas aulas de dança semanais, que serviram como uma forma de exercício físico acessível e divertida para os alunos. Além disso, foram promovidas palestras e rodas de conversa sobre a importância da saúde física e mental, enfatizando os benefícios de práticas regulares de autocuidado. Essas
atividades foram alinhadas com as metas do ODS 3, destacando a necessidade de cuidar da saúde como parte de um processo de envelhecimento saudável.
3. Monitoramento e Avaliação: Durante a implementação do projeto, foram realizadas avaliações contínuas para monitorar o progresso dos alunos. Depoimentos e observações foram coletados para ajustar as atividades conforme as necessidades emergentes dos participantes.
As atividades físicas foram realizadas no pátio da escola, aproveitando o espaço aberto e acessível para todos os alunos. As rodas de conversa e palestras ocorreram em salas preparadas para garantir o conforto dos participantes. Foram utilizados vídeos educativos sobre envelhecimento saudável, além de materiais de apoio fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação. O projeto contou com o apoio de educadores físicos, que ofereceram orientações especializadas aos alunos.
Freire, P. (2005). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra
Arroyo, M. G. (2017). Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Vozes. o Contexto: Reflexões sobre o papel do educador e o reconhecimento dos sujeitos da educação, como os adultos da EJA.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. (2006). Educação de jovens e adultos: referências curriculares para a educação de jovens e adultos – primeiro segmento do ensino fundamental. Brasília: MEC, SECAD.
Organização das Nações Unidas (ONU). (2015). Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.