Esta prática teve por objetivos:
*Conhecer a mobilização cidadã de lideranças locais que atuam em nosso entorno;
* Identificar e valorizar as agências de mulheres negras e indígenas em nossa cidade;
* Conhecer a importância dos povos indígenas e da população negra na história da cidade do Rio de Janeiro;
* Realizar leitura e compreensão textual de notícia de jornal;
* Ler e escrever palavras relacionadas à notícia de jornal lida coletivamente.
A prática se desenrolou a partir da leitura prévia da matéria jornalística, pela professora, da seguinte forma:
1) Escrita do título da matéria jornalística no quadro branco, incentivando a leitura pelos alunos;
2) Visualização da matéria jornalística, explorando o título e as imagens;
3) Roda de conversa sobre as ações das lideranças Tia Márcia do Borel e Niara do Sol em suas respectivas comunidades (Morro do Borel e Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida do Estácio), explorando os seguintes pontos:
3.1) As suas lutas pela preservação da natureza e a participação cidadã em prol da coletividade do seu entorno;
3.2) A exploração e a destruição do meio ambiente e as violências contra os povos originários promovidas em nome do progresso;
3.3) A importância dos povos originários na preservação do meio ambiente;
3.4) A existência e resistência dos povos originários no tempo presente da cidade do Rio de Janeiro;
3.5) A importância da mobilização cidadã das mulheres (negras, indígenas, nordestinas, faveladas etc) na luta por direitos e pelo bem-viver.
A participação dos estudantes foi ativa durante todo o desenvolvimento da prática relatada, comentando a matéria jornalística e compartilhando suas vivências e visões sobre o assunto. Um dos pontos que mais mobilizou a turma foi quanto aos conhecimentos que possuem, tal qual Tia Márcia do Borel e Niara do Sol, acerca das ervas medicinais utilizadas em seus cotidianos por eles próprios e por seus antepassados.
Outro impacto importante se relaciona ao fato de se tratar de duas lideranças que atuam em regiões muito próximas de onde os alunos estudam e moram: a proximidade geográfica gerou neles um engajamento afetivo.
Por fim, um dos resultados bem importantes foi a atitude de uma das alunas, a Simone , em ir até a residência da dona Niara do Sol e estabelecer contato com ela, nos possibilitando o desdobramento do planejamento com a organização de uma roda de conversa com as presenças de Tia Márcia do Borel e de dona Niara do Sol.
https://multirio.rio.rj.gov.br/materialrioeduca/pdf/viewer.php?arquivo=orientacoes-curriculares-eja-rio-ed-2023&pdf=../arq
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