Apresentar o ofício de historiador, especialmente no que se refere ao manuseio de fontes e a importância da checagem e cruzamento das informações.
Compreender a dinâmica do tráfico e da escravidão no Brasil.
Conhecer a história de vida de um escravizado e os horrores da escravidão, contados pelo próprio sujeito.
Desenvolver a leitura e a escrita, através de cartas reflexivas sobre a história que aprenderam.
Valorizar a memória e o afeto e a luta por uma vida melhor.
Conhecer mais sobre a História e a Geografia da África e a sua relação com o Brasil.
ABUD, Kátia Maria. “Didática da História: uma contribuição para o debate na Educação Histórica”. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora dos Santo et al. (orgs.) Passados possíveis: a educação histórica em debate”. Ijuí: Ed. Unijui. 2014, p.89-98.
_____. A construção de uma didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. In: História, São Paulo, n. 22 (1), 2003. p.183-193.
_____. SILVA, André Chaves de Melo; ALVES, Ronaldo Cardoso. Ensino de História. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
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ANDRADE, Vera Cabana. “Repensando o documento histórico e sua utilização no ensino”. In: MONTEIRO, Ana Maria et. al. Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007, p.231-238.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Prefácio de Ernani Maria Fiori. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/7ano/historia/a-composicao-do-navio-negreiro-e-as-viagens-do-trafico-transatlantico/6225.