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Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
Experiência de diálogo com os responsáveis dos alunos das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental
GET
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Elza Soares - 3ª CRE
Ana Neri 1552 - Rocha
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Ginásio Experimental Tecnológico - GET
AUTOR(ES)
DÉBORA DE ALMEIDA E LUCIANA BRAGA PALMA
Débora Almeida é Mestre em Letras- Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre. Licenciada em Artes Cênicas e Bacharel em Interpretação Teatral pela UNI- Rio. É professora de Artes Cênicas na SME desde 2021, onde já atuou como professora de teatro, dança e coordenadora pedagógica. Integra a equipe PROINAPE desde 2010. Realiza trabalhos nas áreas da Educação, Teatro, Literatura e Audiovisual. Seu primeiro livro individual, intitulado Sete Ventos, foi publicado no Brasil e na Europa. Como artista e educadora realiza pesquisa no campo do Teatro, tendo como objeto de estudo o processo de criação em performance teatral com o foco em história e cultura negra.

Luciana Braga Palma: Assistente social na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro há vinte anos. Trabalha no PROINAPE desde a Rede de Proteção ao Educando criada em 2007.
Graduada em Serviço Social pela UERJ, Pós-Graduação em Saúde Mental e Serviço Social no IPUB/ UFRJ e Mestrado no CPDOC/FGV em História Política.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
DÉBORA DE ALMEIDA- PROFESSORA I - ARTES CÊNICAS/ LUCIANA BRAGA PALMA- ASSISTENTE SOCIAL
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano
OBJETIVOS

• Refletir com os pais e responsáveis sobre as diferentes questões que atravessam o desenvolvimento das crianças;

• Refletir com os pais e responsáveis sobre convivências e conflitos no ambiente escolar.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2023 até Dezembro/2023
Público
Familiares
Competências da BNCC
1, 2, 8, 9, 10
Eixo de trabalho do NIAP
Convivências e Conflitos na Escola

Em fevereiro de 2023 fizemos contato com a direção da E.M. Elza Soares, nosso intuito foi avaliar a continuidade do trabalho iniciado em 2022 com a professora Débora Almeida. No desenvolvimento das nossas ações, o grande número de atendimentos de alunos e responsáveis nos chamou atenção para a necessidade de estabelecer um canal de comunicação com os responsáveis sobre diferentes questões identificadas no cotidiano escolar relacionadas ao desenvolvimento das crianças, sobretudo as do 1º ano do Ensino Fundamental.

A metodologia escolhida foi a roda de conversa. Esse formato proporciona o diálogo entre os participantes e a escuta dos responsáveis com horizontalidade.

Realizamos o primeiro encontro em junho com 23 presentes divididos em dois momentos para facilitar a escuta e o diálogo, utilizamos essa frase disparadora: "Quando você pensa em criação de filhos, quais as palavras que vêm a sua cabeça?" Produzimos cartazes com a memória da reunião que, após o encontro foram entregues à direção da escola. A dinâmica com o grupo da tarde foi propícia para que alguns responsáveis apresentassem aspectos das histórias de vida de suas crianças.

O segundo encontro ocorreu em outubro e contou com a participação de 53 pessoas. Duas colegas do PROINAPE, a psicóloga Adriana e a assistente social Aline, nos auxiliaram. As questões disparadoras foram: "O que vem à sua cabeça com a palavra criança? O que vem à memória quando vocês lembram da infância de vocês?". Novamente confeccionamos cartazes com a memória do encontro. Embora estas ações tenham sido originadas pelas observações colhidas na nossa prática profissional e nos diálogos com as diretoras, não houve articulação com o PPP da escola.

Os encontros com os responsáveis nos proporcionaram ampliar os vínculos com este público, conhecer suas ideias e concepções sobre o tema trabalhado e sobre as relações no cotidiano da escola.

As Reflexões propostas nos nossos objetivos necessitam de outros encontros para serem consolidadas. Essa iniciativa constituiu um projeto piloto que necessita ser ampliado e incorporado na dinâmica escolar como as reuniões de responsáveis promovidas pela U.E.

Nossa avaliação referente à adequação da metodologia aplicada é que a mesma atendeu as nossas expectativas, principalmente em relação à facilidade de comunicação com os participantes e a confecção dos registros de memória. No entanto é preciso desenvolver estratégias para mensurar os resultados atingidos.

Referências Bibliográficas
HOOKS, Bell. Ensinando Comunidade- Uma Pedagogia da Esperança. Trad. Kenia Cardoso , São Paulo: Elefante. 2021
Registros
IMAGENS
Reunião com parte do grupo de responsáveis do 1º ano
palavras que vem à cabeça quando falamos em criação de filhos
Temas propostos pelo grupo, palavras repetidas
Pergunta disparadora da 2ª reunião
Respostas à pergunta disparadora, desafios e ideias
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E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.