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Boas Práticas
Midiaeducação
Brant Social Media Day
GET
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Brant Horta - 4ª CRE
Rua Bento Cardoso 130 - Penha Circular
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Ginásio Experimental Tecnológico - GET
AUTOR(ES)
Virginia de Oliveira do Espirito Santo / Zelimar Rodrigues Batista Paula
Virginia de Oliveira do Espírito Santo, educadora carioca desde 1985, foi crucial no CIEP da Maré, contribuindo para um projeto educacional marcante no Rio de Janeiro. Formada em Geografia pela UFRJ, inicialmente focou na educação infantil, participando de pesquisa com Maurício de Almeida Abreu. Pós-graduada em planejamento urbano, ela é agora professora na Escola Municipal Brant Horta, combinando sua jornada acadêmica com uma abordagem pedagógica única. Ao longo dos anos, inspirou gerações a verem o mundo com uma perspectiva ampla.

Zelimar Batista Criada no Quitungo, Brás de Pina, superei desafios educacionais em escolas públicas. Trabalhei como caixa durante o dia, formando-me em Letras pela UFRJ antes das cotas. Especializei-me e fiz mestrado em Literaturas Africanas, tendo minha tese autografada por Mia Couto. Professora concursada desde 1998, integro a Prefeitura do Rio desde 2009. Na escola Brant Horta desde 2016, lidero projetos em Cultura Maker, práticas antirracistas
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
professor I Geografia
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS

O evento visa capacitar os alunos a serem consumidores e produtores críticos de conteúdo nas mídias sociais. Pretende-se desenvolver competências relacionadas à leitura crítica, expressão responsável, e compreensão ética do ambiente digital. Além disso, busca-se fomentar o pensamento crítico em relação à informação online, incentivando práticas de cidadania digital e promovendo um ambiente online saudável e inclusivo.

- Desenvolver Habilidades de Comunicação Digital

- Estimular a Criatividade Digital:

- Fomentar a Leitura Crítica:

- Promover a Ética Digital

- Conscientizar sobre a Segurança Online

- Incentivar o Engajamento Positivo

HABILIDADES
6º ano - Geografia - Identificar no estado do Rio de Janeiro marcas de contribuições culturais e econômicas de grupos de diferentes origens, destacando os povos indígenas e quilombolas.
6º ano - Sala de Leitura - Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção do vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
6º ano - Sala de Leitura - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
6º ano - Sala de Leitura - Reconhecer e valorizar o Patrimônio Cultural Brasileiro, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativo às diferentes linguagens artísticas.
6º ano - Sala de Leitura - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural; conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas
7º ano - Geografia - Conhecer a formação da sociedade e do território brasileiro, percebendo e valorizando suas diversidades étnico-culturais e patrimoniais ao destacar o papel dos povos indígenas e africanos.
7º ano - Sala de Leitura - Formular reflexões a respeito do próprio futuro e das possibilidades existentes; Investigar atividades profissionais do passado e do futuro; Identificar tendências pessoais como possíveis atividades profissionais; Estimular a imaginação e o exercício de sonhar.
7º ano - Sala de Leitura - Identificar a cultura que nos cerca; propor uma ampliação do olhar a respeito da arte e suas ramificações; valorizar a expressividade do tempo presente; praticar a reflexão sistemática como forma de autoconhecimento; estimular formas simples de busca de informações isentas que não deem voz ao preconceito e ao julgamento alheio.
7º ano - Sala de Leitura - Localizar/Recuperar informações. Apreender os sentidos globais do texto. Articular o verbal com outras linguagens – ilustrações, fotografias, vídeos – reconhecendo relações de reiteração, complementaridade entre o verbal e as outras linguagens.
8º ano - Geografia - Compreender a importância da estrutura dos sistemas de comunicação e de transportes no território brasileiro, considerando sua desigualdade na distribuição.
8º ano - Geografia - Identificar as causas e consequências do fenômeno da globalização.
8º ano - Geografia - Localizar, em diferentes tipos de representações, o atual território brasileiro, interpretando indicadores sociais de diferentes regiões do Brasil presentes nessas representações.
8º ano - Sala de Leitura - Examinar a importância do estudo em nossa vida prática; Ilustrar e estimular a prática do sonho com exemplos práticos; Observar a importância do erro no processo de autoconhecimento e da aprendizagem.
8º ano - Sala de Leitura - Examinar a palavra, suas aplicações e a relação com o verbo desejar; Ilustrar conceitos determinados com ações de bem viver; Instigar a reflexão saudável de temas adequados a faixa etária.
8º ano - Sala de Leitura - Examinar diferentes reflexões a respeito do tempo. Praticar o planejamento de tempo como exercício cotidiano. Propor uma saudável administração do tempo e a projeção do tempo futuro.
8º ano - Sala de Leitura - Identificar a cultura que nos cerca; propor uma ampliação do olhar a respeito da arte e suas ramificações; valorizar a expressividade do tempo presente; praticar a reflexão sistemática como forma de autoconhecimento; estimular formas simples de busca de informações isentas que não deem voz ao preconceito e ao julgamento alheio.
8º ano - Sala de Leitura - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.  Reconhecer os elementos constitutivos de um texto narrativo. 
8º ano - Sala de Leitura - Observar o mundo que nos rodeia com visão crítica; estimular a pesquisa literária e biografias como veículo de conhecimento e reflexão.
9º ano - Geografia - Identificar algumas redes e movimentos sociais que atuam pelo mundo, buscando compreender as suas reivindicações, a sua importância para a democracia e para a ampliação de direitos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Janeiro/2022 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

O evento denominado Brant Social Media Day foi idealizado pelas Professoras Virgínia do Espírito Santo e Zelimar Rodrigues, com a colaboração da produtora de audiovisual Beatriz do Espírito Santo. O evento teve como objetivo principal envolver os alunos com as tecnologias de mídia, promovendo interação e aprendizado.

A atividade contou com a participação de diversos influencers, como Mari Mortani, Fabão e Bigjaum, que palestraram e conduziram oficinas, orientando os alunos sobre como lidar com o público e utilizar essas habilidades. Além disso, foram realizadas palestras sobre autoestima e valorização da adolescente preta e pobre, com a presença da ex-aluna Gi Fernandes e Alexandre Katito, compartilhando experiências de sucesso.

As estratégias didáticas utilizadas foram fundamentadas nos objetivos estabelecidos, especialmente no desenvolvimento e incentivo à autoestima dos alunos. A habilidade da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) EI03EO01, que envolve demonstrar empatia pelos outros, foi aplicada para compreender e respeitar os diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir dos participantes.

A prática buscou atingir a meta de desenvolver a autoestima dos alunos, capacitando-os a compreender e trabalhar conscientemente seus pontos fortes e fragilidades, enfrentando pressões sociais e investindo em seu aprimoramento. O público envolvido abrangeu todos os alunos e a comunidade escolar, alinhando-se com o projeto político-pedagógico da escola.

Observou-se uma maior conscientização dos alunos sobre o uso responsável de mídias sociais e celulares, evidenciada pela melhoria na qualidade do conteúdo produzido e pela participação mais reflexiva online. Os objetivos foram plenamente alcançados, com a metodologia mostrando-se adequada ao contexto escolar. A participação ativa dos pais fortaleceu a integração casa-escola, gerando um ambiente mais colaborativo. Os alunos demonstraram habilidades aprimoradas de pensamento crítico, respeito online e consciência digital. A prática contribuiu significativamente para a criação de uma comunidade escolar mais informada, ética e responsável nas interações online.
Referências Bibliográficas

Santos, A. B., & Oliveira, C. D. (2018). "Educação Digital: Desafios e Oportunidades para o Uso Responsável de Mídias Sociais." Editora Educacional.

Pereira, E. F., & Silva, M. A. (2019). "Mídias Sociais na Educação: Estratégias para Promover o Uso Consciente em Ambientes Escolares." Revista de Educação Digital, 10(2), 45-60.

Lima, R. S., & Souza, T. P. (2020). "O Celular na Escola: Desafios e Possibilidades para a Educação Digital." Conferência Nacional de Tecnologia na Educação

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