ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação
Jornal Mural GP
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM George Pfisterer - 2ª CRE
Praça Nossa Senhora Auxiliadora - - Leblon
AUTOR(ES)
Julia dos Santos Moraes
Julia dos Santos Moraes, mulher e mãe preta, professora de Língua Inglesa da
Rede Municipal do Rio de Janeiro. Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), especialista em Educação com Aplicação da Informática (EDAI) pela UERJ e mestranda no Programa de Pós-graduação de Relações Étnico-Raciais do CEFET-Rio. Tenho interesse nas áreas de educação racial crítica, multiletramentos, literatura infantil negra de língua inglesa e tecnologias educacionais. Atualmente sou professora docente I da EM Georg Pfisterer, na Rede Municipal do Rio de Janeiro e mestranda do Programa de Relações Étnico Raciais do CEFET-RJ. Tenho experiência no magistério desde 2002 tendo lecionado também em cursos livres de idiomas (Curso Oxford e Cultura Inglesa) e diversas escolas públicas e particulares (Escola Sá Pereira, CIEP Agostinho Neto, EM Pedro Ernesto e o Colégio Providência).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
P1 Inglês
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS

Entendendo que o ensino de línguas na escola também compreende uma leitura de mundo e a possibilidade de atuar nele com uma visão mais reflexiva de quem somos e o nosso papel na sociedade

em que vivemos, propomos a criação de um jornal mural permanente na escola. O objetivo do promover

práticas leitoras e escritas que atendam às necessidades dos alunos e que promovam cada vez mais o diálogo, a autonomia, a criatividade e a postura crítica diante a realidade. A proposta é que tenhamos um canal que traga algumas discussões e reflexões dos alunos de maneira independente ou desenvolvida em sala de aula .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Estimular os alunos e as alunas a se interessarem pelo mundo da leitura e da escrita, bem como pela

questão reflexiva da informação.

- Valorizar o trabalho coletivo e a pesquisa.

- Analisar criticamente a mídia como meio de comunicação e de formadora de opinião.

- Apresentar diversos tipos de gêneros textuais.

HABILIDADES
8º ano - Inglês - Antecipar e/ou identificar a ideia principal,  tema e/ou propósito comunicativo de uma interação oral, observando os recursos multimodais e recorrendo a outras estratégias de compreensão.?
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2018 até atualmente

O Jornal Mural da GP nasceu em sua primeira edição em 2018 através da parceria das professoras Julia Moraes, Fernanda Di Marco e do professor Rael Fiszon. A ideia era promover práticas leitoras e escritas que estimulassem mais o diálogo, a autonomia, a criatividade e a postura crítica dos estudantes diante a realidade. Outras/os colaboradores se juntaram ao grupo levando a produção dos alunos para o mural: Levi, Ana Beatriz, Claudia Andrea, Andrea Cavalcanti e Andrea Alegria. Em seus dois anos de existência foram várias as ações do jornal, destacando as reportagens escritas pelos estudantes sobre diferentes assuntos de destaque da época como a Copa do Mundo de 2018; o legado de Marielle Franco; entrevistas com personalidades da comunidade escolar; compartilhamento de notícias de diferentes jornais impressos; divulgação de poesias, crônicas, charges e reflexões dos alunos desenvolvidas fora ou dentro de sala de aula. Após dois anos parados o jornal voltou com um protagonismo maior das/os alunas/os do oitavo ano que junto com a professora Julia Moraes reuniram-se ao longo do ano para escolher temas interessantes para serem abordados no jornal. Prentendemos no ano de 2023 conseguir envolver maior número de alunos/as que possam, com um maior planejamento, gerir o jornal de maneira cada vez mais autônoma.

TEMA

Diversos assuntos contemporâneos trabalhados não só com intuito de informação e comunicação, como também pedagógico. O ideal é que o jornal dialogue não somente com saberes propostos pelo grupo de estudantes redatores do jornal, mas também com alguma produção desenvolvida em sala de aula que o/a professor/a colaborador/a queira compartilhar.

METODOLOGIA

Desde o início este projeto foi concebido de maneira independente, não vinculado aos tempos da escola, de modo que cada um contribui da maneira que pode e que quer. Apesar de não ter funções definidas, geralmente os poucos encontros que acontecem são com a editora do jornal (profª Julia Moraes) e estudantes. No início havia um grupo no Whatsapp com colaboradores (professores) para a sugestão de trabalhos que seriam compartilhados no jornal e outro grupo somente com alunos/as e a editora. Atualmente somente este último existe.

É neste grupo que definimos com os e as estudantes as pautas e os assuntos, sendo que a periodicidade das publicações não passa de duas ao ano.

Há uma rotatividade dos integrantes do jornal, visto que as séries que geralmente se envolvem são as finais (9º ano). Trata-se de um projeto que se reestrutura a cada ano de acordo com as possibilidades disponíveis.

Sempre há interesse por parte dos indivíduos que estão no pátio nas informações que são disponibilizadas no mural.
Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.