ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Anos Iniciais
Álbum da Copa: Craques da Turma 1402
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Almirante Newton Braga de Faria - 5ª CRE
Avenida Monsenhor Felix 1059 - Irajá
AUTOR(ES)
Andressa da Costa Moraes de Oliveira
Me chamo Andressa da Costa Moraes de Oliveira, tenho 41 anos e estou na Rede Municipal de ensino do Rio de Janeiro há 12 anos. Atualmente como PEF anos iniciais, na 5ª CRE, mas já
passei pela 9ª e 10ª, totalizando 22 anos no magistério. Sou formada em Letras-Português/Literatura , apaixonada pelo mundo dos livros. Gosto de fazer com que o trabalho durante todo o ano letivo seja leve, prazeroso e constante para conseguir atingir todos os objetivos propostos (ou a maioria deles). Trabalhei alguns bons anos com a Educação Infantil e minha experiência com o Ensino Fundamental teve início em 2015. De lá pra cá, procuro apostar em projetos bem focados no perfil da turma. Gosto de desafios e procuro sempre acompanhar a atualidade.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Ensino Fundamental - Anos Iniciais
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
4º ano
OBJETIVOS

O álbum consiste em completar 52 figurinhas (20 dos jogadores da Seleção Brasileira e 32 dos alunos e professores da turma).Também há figuras extras, as chamadas Legends, que, por sinal, foram confeccionadas baseadas no plano de Ação de Língua Portuguesa (Literatura – Harry Potter) que já estava em sua fase de conclusão. Ele ainda contém a tabela com os horários dos jogos e um passatempo para colorir com o mascote da Copa 2022, o La’eeb e uma breve história da Copa.

• Completar o álbum no prazo combinado;

• Ter atenção, cuidado e organização ao manusear o álbum e as figurinhas;

• Perceber informações como os dados que cada figurinha fornece, bem como o peso, altura, nome e data de nascimento de todos da turma,entre outros elementos;

• Entender que deve haver o respeito entre todos ao negociarem a troca das figurinhas;

• Evitar faltas;

• Perceber-se como um ser único,que faz parte de todo o processo, que sua ausência faz falta.

HABILIDADES
4º ano - Língua Portuguesa - Distinguir um fato de uma opinião.
4º ano - Língua Portuguesa - Explorar coletivamente o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem.
4º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade (função social) de um texto e seu público alvo.
4º ano - Matemática - Comparar quantidade de objetos de dois conjuntos, por contagem, para indicar “quantos a mais” e “quantos a menos”.
4º ano - Matemática - Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
4º ano - Matemática - Identificar regularidades em sequências de números naturais.
4º ano - Matemática - Ler e interpretar informações contidas em tabelas e gráficos (simples).
4º ano - Matemática - Utilizar calendário, para planejamentos e organização de agenda, reconhecendo a sequencia temporal (hora, dia, semana, mês e ano).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Janeiro/2022 até Novembro/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Os alunos da turma 1402 da Escola Municipal Almirante Newton Braga de Faria realizaram o Projeto durante os meses de Outubro e novembro de 2022.

A prática consiste no aprendizado referente às habilidades propostas em consonância com o Projeto Político Pedagógico: Navegando pelo Mar do Conhecimento da Escola Almirante Newton Braga de Faria.

Por meio dessa prática, foi possível trazer os alunos para a atualidade com mais entusiasmo, assim como aprenderem com diversão e regras pré-estabelecidas. Ao receberem o álbum, que era uma surpresa prometida, ficaram muito radiantes e não queriam mais faltar às aulas, pois ao faltarem, não recebiam o pacotinho de figurinhas para completar o álbum.

Habilidades:

• Identificar a finalidade de textos de diferente gêneros;

• Identificar o assunto de um texto

• Distinguir um fato de uma opinião;

• Identificar regularidades em sequências numéricas de números naturais;

• Resolver e elaborar problemas com significado de juntar, acrescentar, separar retirar, comparar e completar quantidades,

Ao longo da prática, percebemos que houve um extravaso de emoções. Todos os envolvidos muito eufóricos e focados e a escola inteira mostrava-se curiosa e contagiada. Houve muita troca entre os alunos da turma e entre as turmas da escola. Os responsáveis deram um retorno espetacular com muito carinho e gratidão. Os alunos melhoraram a concentração, o respeito e a obediência, bem como o cumprimento das regras estabelecidas. No dia a dia era visível o prazer de estar na escola, estudando, brincando e aprendendo bastante.
Registros
IMAGENS
Hora de colar a figurinha conquistada!
Colhendo dados para as figurinhas
Conseguimos completar!!!
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.