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Boas Práticas
Práticas Extracurriculares
Hortas na escola
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Joaquim Nabuco - 2ª CRE
Rua Dona Mariana 148 - Botafogo
AUTOR(ES)
Magno Silveira Scramignon
Tenho especialização em Psicomotricidade e licenciatura e bacharelado em Educação Física. Sou professor de Educação Física na rede de ensino da prefeitura do Rio, onde também desenvolvo um projeto de horta escolar na E.M. Joaquim Nabuco (2ª CRE), no bairro de Botafogo.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor de Educação Física
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS

  • Conscientizar os alunos a respeito da preservação de recursos ambientais para a produção sustentável de alimentos, através da discussão e prática real no dia a dia da horta escolar.

Estamos promovendo o plantio e cultivo de hortaliças e plantas frutíferas na E.M. Joaquim Nabuco. Incentivamos o consumo de produtos de altos valores nutritivos, como as hortaliças produzidas pelos próprios alunos. Além dos alunos, também participam do projeto professores e pesquisadores.

Nossa atividade está sendo um sucesso na escola! Os alunos plantam, cultivam e cuidam da horta. Há uma cozinha e até mesmo um laboratório para que tudo seja experimentado por eles em todos os momentos do conhecimento.

HABILIDADES
8º ano - Ciências - Reconhecer que a estrela Sol é a principal fonte de energia (luz e calor) para o planeta Terra, sendo fundamental no equilíbrio termodinâmico que mantém a vida no planeta.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio/2022 até Maio/2024
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

O isolamento social foi uma das principais medidas adotadas a partir de março/2020, em todos os países do mundo como forma de contenção da disseminação do vírus SARS-CoV-2. Aliado a todo o transtorno da pandemia, o mundo foi acometido pelo negacionismo. O isolamento social afetou negativamente o padrão alimentar dos jovens.

Esses acontecimentos destacam a necessidade de iniciar a construção da Educação Científica nos primeiros anos escolares, empregando novas experiências e atividades práticas, consideradas como molas propulsoras para a aprendizagem.

O tema Alimentação e nutrição pode ser empregado de forma flexível com abordagem das diferentes áreas do conhecimento presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A horta e a cozinha experimental têm sido utilizadas como ambientes educadores em escolas públicas e particulares. O laboratório de Ciências é mais incentivado no ensino médio do que no ensino fundamental. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), somente 44% das escolas públicas possuem laboratório de ciências.

A implementação da horta, cozinha experimental e laboratório de Ciências no Ensino Fundamental II, tomando como tema-base a alimentação e a nutrição, parece-nos uma boa estratégia para promover a iniciação científica, auxiliar no ensino-aprendizado e estimular a alimentação saudável.

Em virtude da multiplicidade de fatores que interferem na qualidade do sistema educacional no Brasil, iniciativas que promovam parcerias entre as distintas instâncias governamentais, universidades e instituições de pesquisa, além de novas estratégias empregadas no processo de ensino-aprendizagem, tornam-se essenciais.

O presente projeto objetiva implementar uma horta escolar, cozinha experimental e laboratório de Ciências, promovendo o contato com o método científico e com os conhecimentos sobre alimentação saudável. Ao final, esperamos que, baseados em evidências científicas, os estudantes se tornem multiplicadores de informações seguras sobre alimentação saudável e seus benefícios à saúde.
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