ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Anos Iniciais | Cultura Maker
Genius: projeto de Robótica Sustentável
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Elza Soares - 3ª CRE
Ana Neri 1552 - Rocha
AUTOR(ES)
Letícia Coelho Barbosa
Meu nome é Letícia e sou coordenadora pedagógica do primeiro ginásio experimental tecnológico inaugurado na cidade do Rio de Janeiro: o GET Elza Soares (3ª CRE), situado no bairro do Rocha, Zona Norte da cidade. E é lá que desenvolvo com a turma de 5º ano um projeto de Robótica Sustentável – o Genius –, que tem como finalidade contextualizar as habilidades curriculares e apresentar, de forma diversificada, novas formas de aprendizagem

Minha primeira formação acadêmica foi como pedagoga. Hoje sou mestranda em Tecnologias Digitais na Educação e tive em 2022 um trabalho sobre Robótica e Matemática premiado na categoria Inovação do Colóquio de Novas Tecnologias, promovido pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca).
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF 40h - Coordenadora Pedagógica
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
5º ano
OBJETIVOS

O projeto de Robótica Sustentável desenvolvido com a turma do 5º ano teve como objetivos:

  • aplicar conceitos de Matemática e Ciências da Natureza na construção de experimentos para o 5º ano;
  • desenvolver a linguagem de programação a partir da experiência;
  • reutilizar material reciclável na construção de materiais eletroeletrônicos;
  • adquirir consciência ambiental;
  • usar a criatividade para resolver problemas;
  • desenvolver o pensamento lógico; e
  • promover a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade nas ações.

HABILIDADES
5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer estrutura da narrativa: -situação inicial; - complicação (conflito gerador e climax); desfecho.
5º ano - Matemática - Elaborar e resolver situações-problema com números naturais, envolvendo as operações de adição e subtração e suas diferentes ideias: juntar, acrescentar, tirar, completar e comparar.
5º ano - Matemática - Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo os diferentes significados das operações.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2022 até atualmente

O projeto Genius de Robótica Sustentável é essencial para que os educandos consigam aplicar na prática os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula, permitindo que tenham contato com materiais que outrora seriam de difícil acesso. Além disso, eles têm a oportunidade de utilizar materiais descartáveis para desenvolver aparatos úteis no cotidiano.

Como o projeto trabalha na vertente de que nossos alunos aprendem com projetos significativos e colaborativos, o trabalho com experimentos em grupos permite que eles expressem, planejem e executem suas ideias e compartilhem e revisem os resultados junto a seus pares.

Além de permitir que os estudantes trabalhem com conceitos de Matemática e Ciências, o projeto se insere:

  • na área de História, ao apresentar as contribuições de grandes pesquisadores para as tecnologias utilizadas hoje; e

  • na área de Linguagens, por possibilitar o contato com diversos textos, sejam estes escritos ou imagéticos;

além de provocar a discussão e a apresentação das propostas.

Como ponto a ser destacado, o projeto Robótica Sustentável usa principalmente materiais coletados do lixo eletrônico, desenvolvendo nas crianças o cuidado com o meio ambiente.

Este projeto traz a contribuição da aquisição prática da Matemática no sentido da aplicabilidade e contextualização. Além disso, há o ganho emocional, pois o envolvimento das crianças no tratamento de uma situação-problema, e posteriormente em um projeto gerador (Sinal de Trânsito), propicia o engajamento, amadurecimento e fortalecimento dos vínculos de autoestima entre os educandos.

Com a aplicação da Robótica Sustentável, ficou perceptível tanto o avanço de alguns alunos na percepção dos conceitos globais, como na modificação da conduta no comportamento de alguns deles. As famílias apontaram também a empolgação das crianças quando participaram da atividade. Para o próximo ano letivo, serão reformuladas algumas ações para que o projeto possa ser ampliado para as demais turmas.

Registros
IMAGENS
Apresentação do Sinal de Trânsito no Festival da Matemática
Aprendendo sobre led e arduíno
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.