ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Anos Iniciais | Cultura Maker
Genius: Projeto de Robótica Sustentável
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Elza Soares - 3ª CRE
Ana Neri 1552 - Rocha
AUTOR(ES)
Letícia Coelho Barbosa
Meu nome é Letícia e atualmente sou coordenadora pedagógica do Primeiro Ginásio Experimental Tecnológico Elza Soares. Neste local, desenvolvo o projeto de robótica sustentável com o 5º ano. O projeto tem como finalidade contextualizar as habilidades curriculares e apresentar de forma diversificada novas formas de aprendizagem. Minha primeira formação acadêmica é na área da pedagogia. Atualmente sou mestranda em Tecnologias Digitais na Educação e tive o trabalho sobre robótica e matemática premiado no Colóquio de Novas Tecnologias da Unicarioca na categoria Inovação 2022.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PEF 40h - Coordenadora Pedagógica
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
5º ano
OBJETIVOS

O projeto de robótica sustentável foi desenvolvido com a turma do 5º ano e para isso teve como objetivos: Aplicar conceitos de matemática e ciências da natureza na construção de experimentos para o 5º ano; Desenvolver a linguagem de programação a partir da experiência; Reutilizar material reciclável na construção de materiais elétricos/eletrônicos; Adquirir consciência ambiental; Usar de criatividade para resolver problemas; Desenvolver o pensamento lógico; Promover a transdisciplinaridade e interdisciplinaridade nas ações.

HABILIDADES
5º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer estrutura da narrativa: -situação inicial; - complicação (conflito gerador e climax); desfecho.
5º ano - Matemática - Elaborar e resolver situações-problema com números naturais, envolvendo as operações de adição e subtração e suas diferentes ideias: juntar, acrescentar, tirar, completar e comparar.
5º ano - Matemática - Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo os diferentes significados das operações.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2022 até atualmente
O projeto robótica sustentável é essencial para que os educandos consigam aplicar os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula na prática, permitindo que eles tenham contato com materiais que outrora seriam de difícil acesso. Além disso, eles têm a oportunidade de utilizar materiais que seriam descartados para desenvolver aparatos úteis no cotidiano. O projeto trabalha na vertente que nossos alunos aprendem com projetos significativos e colaborativos, assim, o trabalho com experimentos em grupos permite que eles expressem suas ideias, planejem e executem compartilhando os resultados e revisando junto aos seus pares. O projeto além de possibilitar que eles trabalhem com conceitos de matemática e ciências, se insere também em história ao apresentar as contribuições de grandes pesquisadores para as tecnologias utilizadas hoje; na área de linguagens por possibilitar o contato com diversos textos sejam eles escritos e imagéticos, além de proporcionar a discussão e apresentação das propostas. Como ponto a ser destacado, o projeto robótica sustentável, faz uso principalmente de materiais coletados do lixo eletrônico, promovendo nas crianças o cuidado com o meio ambiente.
Este projeto traz a contribuição da aquisição prática da matemática no sentido da aplicabilidade e contextualização. Além disso, há o ganho emocional pois o envolvimento das crianças na realização de uma situação problema e posteriormente em um projeto gerador (sinal de trânsito) faz com que haja o engajamento, amadurecimento e fortalecimento dos vínculos de autoestima. Com a aplicação da robótica sustentável foi perceptível o avanço nos conceitos globais, assim como a conduta no comportamento de algumas crianças foi modificada. As famílias apontaram também a empolgação das crianças na participação desta atividade. Para o próximo ano letivo serão reformuladas algumas ações para que o projeto possa ser ampliado para as demais turmas.
Registros
IMAGENS
Apresentação do Sinal de Trânsito no Festival da Matemática
Aprendendo sobre led e arduíno
VÍDEOS
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.