ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Gentileza gera girassol
Informações
Relato
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Professora Leila Mehl Menezes de Mattos - 10ª CRE
Avenida Mário Pereira (antiga Avenida do Canal) S/nº Conjunto Manguariba - Paciência
AUTOR(ES)
Bruna Nascimento Giffoni Lustosa
O magistério não foi apenas um sonho de criança, mas uma vocação notória desde tenra idade. Meu avô, José Giffoni, chamava-me carinhosamente de “fessora”. Minha avó, Carmelita, foi professora no interior de Sergipe e suas experiências contribuíram para a minha tomada de decisão, juntamente com o meu pseudônimo de infância, o desejo da minha mãe, Maria da Conceição e a influência do meu namorado e agora esposo Evandro Freire.

Assim, iniciei a formação de professores e tive a felicidade de concluí-la em 1999com minha mãe e minha irmã, no IE Sarah Kubitschek no bairro de Inhoaíba. Anos depois, conquistei a licenciatura plena em História pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos no bairro de Campo Grande.

Concluído o Ensino Médio, casei-me e fui agraciada com dois filhos: Natalia e Abraão. Comecei a lecionar na rede municipal do Rio em setembro de 2001. Fui terceira colocada no concurso de poesias Poeta o Aprender, na 10ª CRE, em 2007; e homenageada como Professora Talento, em 2010 e 2016.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora de Ensino Fundamental
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1103
OBJETIVOS

A partir do projeto político-pedagógico Gentileza Gera Gentileza, surgiu o subprojeto Girassol, com a intenção de:

  • possibilitar a construção da competência comunicativa do aluno, ampliando o letramento, desenvolvendo habilidades nos eixos de leitura, escrita, oralidade e análise linguística; e
  • articular o processo de alfabetização com os diferentes componentes curriculares para os anos iniciais e valorizar as relações interpessoais.

ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Ciências - Identificar, através da observação, a sua volta a presença de elementos diferentes (seres vivos, solo, água...).
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever palavras
1º ano - Língua Portuguesa - Expor, oralmente, ideias a respeito dos fatos, relatos e narrativas ouvidas.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar e ler palavras a partir de diferentes gêneros textuais. 
1º ano - Matemática - Identificar onde há mais, menos e igual quantidade, em grupos distintos de objetos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Setembro/2021 até Setembro/2021

O ano letivo de 2021 foi desafiador para a prática docente, sobretudo, em virtude das consequências causadas pela pandemia.

O time de alfabetizadores da nossa escola decidiu trabalhar em equipe, somando experiências para alcançar os objetivos propostos. As professoras Maria Alice, Ingrid, Rosângela e eu formávamos aquele time.

Semanalmente, abordávamos um tema que era introduzido mediante um gênero textual e que se ampliava numa sequência didática, gerando palavras-chave para fixação no mural de apoio, inserção de outras tipologias textuais, articulação interdisciplinar e o desenvolvimento das habilidades da priorização curricular nos eixos de oralidade, leitura, escrita e análise linguística.

O projeto político-pedagógico chamava-se Gentileza Gera Gentileza. O subprojeto Girassol surgiu nesse contexto por conta da gentileza de uma turma em doar sementes de girassol a cada professor.

Maria e eu decidimos conduzir a semana de 20 a 24 de setembro sob essa temática. Ao som da canção Girassol, introduzimos o tema do projeto e desenvolvemos atividades de alfabetização. Fizemos o plantio das sementes de girassol, o que possibilitou desenvolver habilidades relacionadas à área de Ciências. Com o acompanhamento do crescimento do vegetal, exploramos oral e sistematicamente habilidades matemáticas.

A primavera foi recebida com arte: girassóis de papel enfeitados com sementes.

Conhecemos a Lenda do girassol e utilizamos vídeos educativos para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre germinação, a estação da primavera, consciência fonológica e formação silábica.

A semana foi concluída com os alunos levando as suas sementes germinadas para plantar em suas casas e doando, gentilmente, um girassol à direção da escola.

Semanas depois, a mãe de uma aluna enviou-me uma foto que mostrava um girassol, já um pouco crescido, que fora plantado no quintal da casa pela filha, cujo nome é Giulian, A gentileza retornou na forma de gratidão e, certamente, continuará gerando mais gentilezas!

O projeto obteve êxito com o envolvimento de todos os atores da educação: os responsáveis, que apoiavam os filhos; os alunos, ávidos por ler e escrever; e os educadores, que ajudaram diretamente com suas práticas: a professora Maria Alice, regente da turma 1101; as professoras Valéria e Alessandra, da Sala de Leitura; a coordenadora pedagógica Luciana e as diretoras Eliane e Ana Cristina.

Sobre alfabetização e letramento, reforça SOARES (2004): "são interdependentes e indissociáveis: a alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita e por meio dessas práticas, ou seja, em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento; este, por sua vez, só pode desenvolver-se na dependência da e por meio da aprendizagem do sistema de escrita."

O projeto político-pedagógico e o subprojeto Girassol criaram um contexto de prática social de leitura e escrita e elo de sucesso com todos os envolvidos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Pátio. Revista pedagógica. São Paulo, 29 fev. 2004. Disponível em https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf Acesso em: set. 2022.
Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.