ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Práticas Extracurriculares
CriArte no Escola de Férias
Informações
Relato
Resultados Observados
TEMÁTICA SELECIONADA
  • Práticas de projetos pedagógicos extracurriculares (artes, equidade de gênero, esportes, patrimônio ou sustentabilidade)
UNIDADE DE ENSINO
EM Leonel Azevedo - 11ª CRE
Rua Luís Sá S/N - Portuguesa
AUTOR(ES)
Juliana dos Santos Gonçalves Couto

Sou formada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e concluí pós-graduação lato sensu em Arteterapia – Educação e Saúde em 2002.

Leciono há 21 anos, 16 dos quais na rede municipal de ensino do Rio. Na profissão, já atuei em todos os segmentos – da Educação Infantil à EJA, nas disciplinas Artes Visuais, Literaturas na Infância e Projeto de Vida Sustentável.

Em 2019, desenvolvi na E.M. Magdalena Tagliaferro (11ª CRE), no bairro da Portuguesa, um projeto alusivo à cultura nordestina com diversos trabalhos produzidos sobre o tema ao longo do ano. A atividade está registrada no portal da MultiRio e há menção na Plataforma Freire às atividades que desenvolvi nos percursos pedagógicos.

Em 2022, participei da II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente através do eixo Resíduos, logrando êxito nas duas unidades escolares nas quais atuo.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PI Artes Visuais
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Educação Infantil
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano,
OBJETIVOS

  • Proporcionar vivências artísticas diversas aos discentes;
  • estimular o protagonismo infantojuvenil;
  • confeccionar brinquedos sustentáveis;
  • realizar desenho de observação;
  • improvisar expressões através de jogos teatrais; e
  • desenvolver habilidades artísticas individualmente e em grupo.

HABILIDADES
1º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
2º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
3º ano - Artes Visuais - Educação Física: Usar variados jogos e brincadeiras, de forma individual, coletiva inclusiva, valorizando seu caráter lúdico. Artes Visuais: Valorizar a sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante de grupos de convívio. Identificar formas distintas das artes visuais, utilizando-se de suas percepções (órgãos dos sentidos); Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.) no fazer artístico.
4º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
5º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
6º ano - Artes Visuais - Identificar pela apreciação práticas musicais diversos reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana. Educação Física: Praticar jogos e brincadeiras típicos das culturas africana e indígena.
7º ano - Artes Visuais - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar pela apreciação práticas musicais diversas reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.
8º ano - Artes Visuais - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar pela apreciação práticas musicais diversas reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.
9º ano - Artes Visuais - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar pela apreciação práticas musicais diversas reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Julho/2022 até Julho/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
A proposta foi desenvolvida na oficina CriArte durante as atividades do projeto Escola de Férias. Na confecção de brinquedos, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I reutilizaram materiais como pião com tampa de garrafa, bilboquê com garrafa pet, binóculos com rolos de papel higiênico e boi bumbá com caixa de papelão. Este grupo também observou as reproduções de quadros de Candido Portinari em que o artista retratou a sua infância. Discentes do Ensino Fundamental II realizaram jogos teatrais, dança, desenho e pintura no suporte de papelão.
A oficina CriArte logrou êxito em todas as faixas etárias elencadas, atendendo ao objetivo proposto através das multilinguagens artísticas e estimulando as habilidades discentes e suas diversidades.
Registros
IMAGENS
Exposição Atividades I
Livro Portinari III
Livro Portinari II
Livro Portinari
Observando livro
Bilboquê
Binóculos
Pintura brinquedo
Roda leitura
Brinquedos V
Painel
Jogos Teatrais II
Jogos Teatrais I
Desenho de observação
Pinturas III
Pinturas II
Pinturas I
Livro Portinari IV
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.