Alfabetização para mim é ver olhos brilhando pela descoberta do poder de ler e escrever. É vibrar a cada nova palavra lida e escrita e ter a certeza de estar transformando vidas.
Com a pandemia, minha turma foi dividida em dois grupos. E fiquei com um número reduzido de alunos, o que me permitiu dar mais atenção individual a cada grupo e perceber suas dificuldades.
Eram dois grupos presentes e comprometidos, que cumpriam em casa as tarefas nas semanas em que não estavam na escola. Assim, o desenvolvimento e crescimento desses alunos se deu de forma fluida e um brilho de descoberta logo, logo despontou naqueles olhares.
A prática aconteceu durante todo o ano e a cada letra apresentada criávamos um vocabulário com palavras do repertório dos alunos. Esse vocabulário foi se ampliando pelo conhecimento prévio que cada grupo tinha de outras letras e palavras.
Eu desenhava objetos, animais e alimentos sempre familiares às crianças e relacionados ao contexto da aula, levando-as a descobrir o que estava sendo desenhado, levando-as a pensar e a interagir com a escrita, fosse soletrando, fosse silabando ou correlacionando fonema/grafema à compreensão e à interpretação na construção da aprendizagem. A partir daí, outras atividades foram surgindo para fixar o conhecimento.
As crianças começaram a se aventurar a escrever novas palavras com as letras que já conheciam. Como recurso, utilizei autoditado – tanto de palavras para desenhar como de desenhos para legendar –, cruzadinhas, caça-palavras e enigmas, entre outros. Com o passar do tempo, começamos a escrever frases seguindo o mesmo processo: desenhos de cenas para formar frases ou frases para desenhar cenas.
Havia muita atividade lúdica como bingo de letras, de sílabas, de palavras; competições de quem lia primeiro, de quem encontrava a palavra escondida na sala... A interação, participação e envolvimento dos alunos no seu processo de construção e desenvolvimento da aprendizagem auxiliaram a tomada de consciência desse processo vivo e significativo.
Seguimos construindo uma teia de significados: assistimos a filmes, criamos textos coletivos recontando os filmes e assim o dia a dia foi sendo bastante criativo e enriquecedor.
Fiquei bastante satisfeita com o trabalho realizado. Sabia que tinham atingido o objetivo esperado.