Quando iniciamos o ano letivo de 2021, fiquei pensativa e preocupada de como seria a proposta para alfabetizar em plena pandemia e com o sistema de aula remota para os alunos da rede municipal, pois são pequenos e dependiam da participação da família para que acontecesse o aprendizado. Para minha surpresa as famílias foram bastante participativas e ativas neste grande desafio.
Para iniciar realizei contato com todos os responsáveis e alunos pelo WhatsApp, com uma entrevista e conversa mostrando como seriam naquele momento as propostas de atividades e demonstrando minhas preocupações.
Assim teve início a minha proposta de fazer um processo de ensino com uma prática de alfabetização e letramento, ligado ao currículo carioca, enfatizando as habilidades e práticas pedagógicas adaptadas ao ensino remoto e no contexto da realidade dos alunos.
Resolvi então relatar minha prática com atividades iniciais com o próprio nome dos alunos e as letras do alfabeto, porque para a criança o seu próprio nome é a primeira referência significativa que elas têm.
Durante o mês de fevereiro em ensino remoto, abordei o tema o alfabeto e a escrita de seu nome com uma sequência didática dividida em quatro aulas.
A primeira aula foi realizar a visualização do alfabeto com vídeos e identificação das letras do próprio nome, iniciado com vídeo musical, “Qual é a letra de seu nome” (Turma do Seu Lobato), onde os alunos visualizaram as letras do alfabeto e nomes com identificação da letra inicial e depois entreguei a cada aluno sua ficha com o seu nome.
Na segunda aula fiz um vídeo iniciando com a música “Qual é a letra de seu nome?” e fiz a chamadinha da turma, lendo nome por nome e mostrando sua letra inicial e além das atividades: colagem de papel colorido na 1ª letra do nome e identificação do nome no grupo de nomes da turma.
Na terceira aula fiz um vídeo que contei a história “O nome da gente” e os alunos perguntaram a família o porquê do nome deles, e realizaram a atividade de recorte e colagem das letras de seu nome com pesquisa em jornais e revistas e escrita do 1º nome com o apoio da ficha e um belo desenho da família.
Finalizamos com a quarta aula na qual os alunos registraram a escrita do 1º nome e a pintura da letra inicial.
Quando retornamos as aulas presenciais retomei o conteúdo e as habilidades com algumas aulas de reforço a partir de proposta lúdica com músicas, alfabeto móvel e atividades do material Rioeduca.
A finalidade dessas atividades foi ampliar, por meio da escrita dos próprios nomes, o conhecimento adquirido pelas crianças sobre as letras do alfabeto escrevendo os próprios nomes, identificando e reconhecendo suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), facilitando o desenvolvimento de estratégias para os alunos, contemplando as habilidades: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala; Identificar fonemas e sua representação por letras; Reconhecer e nomear as letras do alfabeto a partir do próprio nome e dos nomes dos colegas de turma.
Ao acompanhar essa prática, percebi que as crianças, de maneira lúdica e prazerosa, começaram a se inserir no contexto de alfabetização e letramento, o que as levou a se familiarizar com o próprio nome, sua importância e sua integração com a família e a sociedade, de modo a viabilizar uma aprendizagem para a humanização dos indivíduos.
Entendo que o processo de aquisição da leitura e da escrita não deve estar desvinculado do contexto e das vivências das crianças. Por isso, iniciamos com a proposta de valorizar seus próprios nomes
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. 596 p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
RIO DE JANEIRO (Cidade). Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Priorização Curricular 2022. Ensino Fundamental. Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: 2022. 45 p. Disponível em:
https://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/14188803/4355208/ApresentacaoPriorizacaoCurricularLinguaPortuguesarevisado.pdf
RIO DE JANEIRO (Cidade). Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Priorização Curricular 2021. Ensino Fundamental. História. Rio de Janeiro: 2021. 22 p. Disponível em: https://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/12833786/4323364/ApresentacaoPriorizacaoCurricularHistoriarevisado.pdf
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.