ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
O mundo encantado da leitura
Informações
Relato
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Ayrton Senna da Silva - 8ª CRE
Estrada do Taquaral 100 Quadra 3 - Bangu
AUTOR(ES)
Fabiana Rezende dos Santos Barreto
Sou graduada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Leciono na rede municipal do Rio há 19 anos. Nesse período atuei tanto em turmas de Educação Infantil como em turmas do 1º ao 5º ano. Também participei como mediadora do projeto Time de Alfabetizadores, da SME-Rio, em 2018.

Trabalho como docente na E.M. Ayrton Senna da Silva (8ª CRE), em Bangu, há 16 anos, 10 dos quais como coordenadora pedagógica.


CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Coordenadora pedagógica
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
1º ano ao 5º ano
OBJETIVOS

  • Assegurar o direito à literatura infantil para que a criança explore o mundo e desenvolva suas potencialidades por intermédio da imaginação. É através da fantasia que a criança se apropria de conhecimentos, amplia suas habilidades e constrói sua identidade.
  • Acredito que o ato de ler está interligado à imaginação e à constituição da identidade, presentes nesta atividade, cujo foco principal é a formação da identidade como leitor e autor através da caracterização de personagens, danças, teatros e leitura deleite.

ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano , 2º ano , 3º ano , 4º ano e 5º ano
HABILIDADES
1º ano - História - Valorizar a existência da diversidade, reconhecendo caracteres identitários básicos e discutindo regras de convivência para diferentes espaços.
1º ano - Língua Portuguesa - Antecipar o assunto de um texto com base no título, subtítulo e imagem.
1º ano - Língua Portuguesa - Elaborar coletivamente produções textuais a partir de histórias lidas ou ouvidas, assumindo diferentes papéis (professor como escriba/aluno como escritor).
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever palavras
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever textos curtos, tendo em vista as condições de produção (finalidade, gênero e interlocutor).
1º ano - Língua Portuguesa - Expor, oralmente, ideias a respeito dos fatos, relatos e narrativas ouvidas.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar a existência de espaço separando uma palavra de outra.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar a finalidade de diferentes textos pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar e ler palavras a partir de diferentes gêneros textuais. 
1º ano - Língua Portuguesa - Ler diferentes textos, identificando seus usos sociais, contextuais. Com ou sem mediação do professor.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Fevereiro/2021 até Dezembro/2021
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

Este ano nossa escola fez 25 anos. São 25 anos oferecendo um ensino de qualidade e desenvolvendo atividades que buscam atender às necessidades dos nossos alunos.

Nosso projeto político-pedagógico visa enriquecer, organizar e estruturar o planejamento por meio de propostas significativas que possibilitem aos alunos uma formação global, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A alfabetização em nossa escola acontece na idade certa. É um trabalho árduo, mas com resultados gratificantes, realizado pela professora Claudia há 16 anos, nas duas turmas de 1º ano.

As turmas de alfabetização são heterogêneas e o maior desafio é identificar em cada aluno o seu potencial. Por meio de um planejamento com atividades didáticas permanentes e sequenciadas, procuramos valorizar não só a capacidade intelectual dos alunos, mas também o saber conviver e respeitar os colegas.

Uma das propostas que favorece o aprendizado dos nossos alunos tem o nome de O Mundo Encantado da Leitura, projeto que garante acesso à literatura e ao livro como bens culturais. No ano letivo de 2021, desenvolvemos este projeto após o retorno presencial dos alunos. Montamos uma tenda colorida no pátio da escola para apresentações teatrais, musicais e de contação de histórias – tudo organizado pela comunidade escolar e com ênfase no protagonismo dos alunos.

Em 2021, o projeto versou sobre a Consciência Negra e a cultura que envolve essa temática. A partir das habilidades da priorização curricular relacionadas à alfabetização e ao letramento, a professora Claudia planejou uma sequência didática com o livro O cabelo de Lelê.

Num primeiro momento, Claudia apresentou a capa do livro e desafiou os alunos a anteciparem o assunto da história, observando as informações contidas na capa. Aproveitou o momento para pontuar informações e conceitos que as crianças já tinham acerca do tema.

Após a fala dos alunos, contou a história e perguntou e registrou as impressões das crianças sobre o assunto tratado no livro. Em seguida, sugeriu que as crianças escrevessem o nome da personagem e seis características dela, para que identificassem a quantidade de letras e sílabas, a letra inicial e a final de cada uma dessas palavras.

Além disso, algumas imagens do livro foram selecionadas para que as crianças, a partir delas, construíssem frases e desenhassem as características físicas da personagem. No final, as crianças, com ajuda de um adulto, pesquisaram palavras de origem africana e que fazem parte do vocabulário utilizado no Brasil. Foi um sucesso!

A partir dos resultados do projeto O Mundo Encantado da Leitura, pode-se dizer que, para inserir uma criança no mundo letrado, primeiro é preciso haver o encantamento; depois, ela mesma vai querer descobrir o segredo que transforma letras e sílabas em histórias (ALVES, 2008).

Desenvolver este projeto com nossos alunos após o retorno presencial foi muito prazeroso, pois conseguimos perceber que a magia da história traz alegria, leveza e muito aprendizado.

Ver toda a comunidade escolar envolvida neste processo nos faz acreditar que cada momento se torna único e singular para desenvolver conhecimentos que os alunos levarão para suas vidas.

Este projeto tem influenciado os resultados positivos obtidos por nossa escola na alfabetização de nossos alunos, pois desenvolve o gosto pela leitura, a oralidade e a escrita, ou seja, trabalha de forma prazerosa e lúdica os quatro eixos da alfabetização: leitura de textos, produção de textos, oralidade e conhecimentos linguísticos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, Rubem. Ostra feliz não faz pérola. 3.ed. São Paulo: Planeta, 2008.

BELÉM. Vitória. O cabelo de Lelê. 1.ed. São Paulo: Ibep jr, 2012.

Registros
IMAGENS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.