ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Logo Cartografias
Boas Práticas
Midiaeducação | Educação de Jovens e Adultos
Como é ser jovem no ProJovem?
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Alphonsus de Guimaraens - 7ª CRE
Rua Edgard Werneck 1625 - Cidade de Deus
AUTOR(ES)
Filipe Luiz do Nascimento Martins

Sou professor dos Anos Finais de Ciências, mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, além de autor e ilustrador do livro infantil Sertãozinho carioca. Atuei como comentarista ambiental no programa CJC 2ª Edição, veiculado entre 2019 e 2020 pela RIT TV, como professor no projeto Rioeduca na TV (SME/MultiRio), entre 2020 e 2021, e como designer instrucional no GMEaD Rio, entre 2017 e 2019.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professor 40 horas - Ciências
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
PROJOVEM
OBJETIVOS

Propiciar um diagnóstico dos nossos alunos do ProJovem com base nas seguintes indagações:

  • quem são esses alunos?
  • quais são suas histórias?
  • o que aconteceu para eles saírem da escola? e
  • quais são suas esperanças futuras?

O vídeo tenciona mostrar o perfil dos jovens inscritos no programa, principalmente os que vivem em uma área de grande risco social na cidade como a da Cidade de Deus.

HABILIDADES
EJA II - Ciências - Apropriar-se das ações em âmbito mundial relacionadas com questões ambientais (ECO 92, Protocolo de Kyoto, Conferência Internacional de 2009)
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Junho/2022 até Junho/2022
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

A prática busca fazer um recorte do perfil dos alunos que participam do ProJovem, programa do MEC de educação e emprego destinado a jovens entre 18 e 29 anos que escolhem retomar os estudos.

O ensaio registra uma prática realizada em todas as cinco turmas de EJA da E.M. Alphonsus de Guimaraens (7ª CRE) na Cidade de Deus, Zona Oeste da cidade, em que estudantes respondem a seguinte pergunta: Como é ser jovem no ProJovem?

Assim, elencamos algumas histórias vividas por esses estudantes, cujos depoimentos, depois de autorizados por eles, foram gravados com um celular e um microfone.

O vídeo que resultou desse trabalho causou um impacto surpreendente quando foi exibido, não só pelas tragédias sociais que descreve como por sua força interna quando aponta para o caminho da superação.

Quando foi mostrado à equipe do ProJovem e posteriormente para a Gerência de Jovens e Adultos (Geja) da 7ª CRE, o vídeo gerou uma outra ação institucional que foi o mapeamento do aluno inscrito no programa.

Com pouco mais de 14 minutos e oito depoimentos, o vídeo revela um aspecto pouco notado em nossas reuniões, o que revela que, apesar de conhecermos bem essa realidade, pouco sabemos de cada história quando contada sob a perspectiva do jovem aluno da EJA.

A edição de imagens e a trilha de fundo de nosso vídeo se inspiram na palavra mais pronunciada por nossos alunos em seus depoimentos: “oportunidade”. A mesma oportunidade que os faz voltar a estudar, que os leva a sonhar. Daí nossa escolha ter sido a composição de Milton Nascimento e Fernando Brant Clube da esquina Nº 2, da qual também retiramos a frase que ilustra o final deste trabalho: “Sonhos não envelhecem”.

O alcance deste trabalho ultrapassou o esperado. Quando iniciamos o projeto, tínhamos em mente fazer um vídeo que contasse as histórias de nossos alunos, com exibição restrita à equipe do ProJovem no Rio de Janeiro.

Mas o vídeo ganhou força quando a equipe da 7ª CRE o compartilhou com outras unidades que atendem à modalidade da EJA como proposta de trabalho.

A princípio, sua exibição ficou restrita à reunião de professores orientadores, mas a proposta ganhou amplitude quando o vídeo foi exibido na ExpoEJA da 7ª CRE e comentado por nossos alunos para outros professores e alunos da região.

Registros
VÍDEOS
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.