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Site Andar
Conheça o site e a produção dos alunos!
A Escola na Cultura Digital
Formação promovida pela MultiRio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro através da plataforma EaD (Ensino a Distância) da Escola de Formação Paulo Freire. 
Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede
O Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede reúne um conjunto de ações que buscam promover o desenvolvimento das competências nesse campo entre estudantes e professores das escolas cariocas.  
Cartografias de Boas Práticas da Rede
Em um mapa digital interativo da cidade do Rio, a plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede destaca experiências exitosas das escolas públicas cariocas e busca promover uma rede de compartilhamento e trocas entre as unidades escolares, incentivando que boas práticas sejam conhecidas e apropriadas por outros educadores. 
Meias Aventuras
Respeitável público, a MultiRio apresenta o Meias Aventuras, um projeto multiplataforma, divertido e super interativo para estimular ainda mais a criatividade das crianças.  
História do Brasil
Com os módulos Rio de Janeiro – História da Cidade, América Portuguesa e Brasil Monárquico, o site História do Brasil conta com um rico conteúdo curricular. Oferece também uma coleção de imagens históricas, com reproduções de telas, representações cartográficas e fotos de documentos. Além disso, ao longo dos textos, palavras e termos destacados trazem links com informações e explicações complementares.                                      
Digitalmente – segunda temporada
Na segunda temporada de Digitalmente, cada episódio apresenta personagens reais que vivem, na prática, os temas da temporada original. É a jornada do usuário protagonista, problematizando os conceitos, vivenciando e superando os desafios e obstáculos cotidianos em um mundo físico sendo mediado, o tempo todo, pelas tecnologias de comunicação e informação digitais.
Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede
Projeto realizado pela MultiRio, com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal e estimulando novas práticas.
Próxima Parada: Rio
A série apresenta equipamentos culturais e áreas de lazer de todos os cantos da cidade e mostra as diversas possibilidades que, muitas vezes, não são tão conhecidas pelo público. Os programas percorrem locais existentes em cada uma das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, fazendo uma ponte entre esses equipamentos e as escolas do entorno.
MultiClube
Com diferentes seções voltadas a diversas faixas etárias, o MultiClube oferece conteúdos para crianças e jovens. Para cada uma das faixas – que estão divididas em 3 a 5, 6 a 8, 9 a 11 e 12 a 15 anos –, há materiais selecionados de acordo com as características de cada grupo.  
Digitalmente – primeira temporada
Em um mundo cada vez mais digital, precisamos estudar, entender e aprender como lidar melhor com os desafios e impactos que as tecnologias trazem para a sociedade e, particularmente, para o cotidiano escolar. A ideia da série Digitalmente é contribuir para a qualificação da ação docente, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras em cultura digital na Rede, contribuindo para que as escolas se constituam como polos de reflexão e de ações transformadoras, que propiciem à comunidade escolar o acesso e apropriação crítica de conteúdos e experiências como fator de inserção social e exercício da cidadania global.
Impressões Digitais
Impressões Digitais - Autoavaliação da Cultura Digital na Rede - é um nstrumento que busca fazer um retrato do tema na Rede Municipal para apoiar a política pública educacional, subsidiando o planejamento, o acompanhamento e a análise das ações a serem realizadas neste campo.
MultiRio Itinerante
MultiRio Itinerante é um projeto de visitação às escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e em suas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para apresentar a professores, coordenadores e alunos as ações e os projetos da MultiRio.
Rioeducopédia
O ambiente virtual de aprendizagem Rioeducopédia foi desenvolvido pela MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e oferece aos estudantes conteúdos produzidos por professores da Rede.                                              
Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023
A Jornada Pedagógica de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023 acontece de 1º a 3 de fevereiro com materiais para estudo, reflexão e debate para a dinâmica das atividades a serem desenvolvidas nas unidades escolares.
Rioeduca na TV
A programação de videoaulas Rioeduca na TV é realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio e destinada a alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).  
Que Medo!
Por meio de desenhos animados, aborda diferentes faces do medo infantil, contribuindo para seu entendimento e desmistificação.
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MultiRio participa da 1ª FLIC Mangueira 

MultiRio participa da 1ª FLIC Mangueira 

25/05/2023

Nesta sexta-feira (26), primeiro dia da FLIC Mangueira, a MultiRio está presente na quadra da escola que vai receber estudantes da Rede Municipal do Rio de Janeiro.

Notícias

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Repórteres mirins das escolas cariocas publicam notícias no site da Andar

Repórteres mirins das escolas cariocas publicam notícias no site da Andar

17/05/2023

Já está no ar o site da Andar, a Agência de Notícias dos Alunos da Rede que busca incentivar e dar visibilidade a iniciativas de jornalismo estudantil na Rede Municipal do Rio. 

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

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Algoritmo - A vez da tecnologia responsável

Algoritmo - A vez da tecnologia responsável

16/05/2023

Os algoritmos têm um impacto direto sobre como navegamos e consumimos na internet hoje. A pesquisadora Nina Da Hora, cientista da computação, estuda isso sob a ótica da segurança de dados. Ela dedica seu trabalho à promoção de tecnologias responsáveis, aquelas que devem ser pensadas, criadas e espalhadas levando em conta a diversidade, a inclusão e o cuidado com os dados pessoais dos usuários do mundo todo.

Digitalmente – segunda temporada

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Areninha Carioca Renato Russo - 11ª CRE

Areninha Carioca Renato Russo - 11ª CRE

11/05/2023

Dentro do Parque Poeta Manuel Bandeira, na Ilha do Governador, também tem espaço pra cultura: a Areninha Carioca Renato Russo. Além de ser palco para shows e espetáculos teatrais, o local ainda oferece várias oficinas gratuitas ou a preços populares. A Areninha Carioca Renato Russo fica no território da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Próxima Parada: Rio


Leopoldina, a mentora da Independência do Brasil 
12 Agosto 2022 | Por Pedro Soares
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Retrato de Joana Angélica feito pelo artista Domenico Failutti e pertencente ao Museu Paulista da USP - Museu do Ipiranga
Retrato de D. Leopoldina. Óleo sobre tela: Joseph Kreutzinger / Palácio Schönbrunn / Domínio Público

Neste Bicentenário da Independência, uma personagem histórica merece ser lembrada por seu papel fundamental no processo de emancipação política do país das amarras coloniais de Portugal e na constituição de um novo império. D. Maria Leopoldina, a imperatriz do Brasil, é reconhecida como coautora da Independência,  uma mulher com liderança de estadista.

Muitos foram os seus legados. Com Leopoldina, veio ao Brasil a primeira missão de artistas e cientistas, formada por naturalistas, desenhistas e pintores, iniciando por aqui os estudos e a divulgação das ciências naturais. Enquanto imperatriz, procurou formas de acabar com o trabalho escravo e, propagando uma boa imagem do país no exterior, incentivou a imigração de mão-de-obra europeia. Na bandeira brasileira, a cor amarela representa sua origem, a Casa dos Habsburgo.

Origem austríaca 

Nascida em 1797 na cidade de Viena, centro do império austríaco , Maria Leopoldina Carolina Josefa de Habsburgo-Lorena era filha do imperador Francisco I e sua esposa, Maria Teresa, do Reino das Duas Sicílias. Era uma adolescente educada conforme os princípios reais, poliglota, com conhecimento sobre culturas do mundo. Tocava piano (era amiga do compositor Schubert), amava as ciências naturais, e escrevia cartas sobre muitos assuntos. Inteligente e culta, Leopoldina deveria ser uma perfeita conselheira a qualquer soberano afim de estabelecer laços com o império austríaco. 

D. Pedro recebe Leopoldina. Autor: Jean Baptiste-Debret. Museu Imperial/IBRAM. Wikimedia Commons
D. Pedro recebe Leopoldina. Autor: Jean Baptiste-Debret. Museu Imperial/IBRAM. Wikimedia Commons

O casamento entre D. Maria Leopoldina e D. Pedro de Alcântara ocorreu por procuração, em 13 de maio de 1817, quando o Rio de Janeiro ainda era o centro político do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. O primeiro encontro do casal ocorreu cinco meses após, com grande pompa real, em terras brasileiras. 

A estadista da Independência  

A Revolução do Porto em 1820 obrigou a volta de D. João VI para Portugal, e D. Pedro ficou no Brasil como príncipe-regente. Diante da turbulência política, ele dividia suas dúvidas com Leopoldina, que passou a ser presente no dia a dia político do marido, muitas vezes substituindo-o nas decisões da Corte. 

Despachos de Portugal, que chegaram ao Rio de Janeiro no final de 1821, exigiam o retorno de D. Pedro para Lisboa. Enquanto o príncipe preocupava-se com a herança do trono, D. Leopoldina percebia que Portugal estava perdendo sua colônia. Ela então arquitetou contatos com os patriotas brasileiros que conspiravam pela independência.

Sob pressão, e convencido por D. Leopoldina de que sua partida provocaria a fragmentação do Brasil, D. Pedro decidiu permanecer, rejeitando a convocação de Portugal, o que ficou conhecido como “Dia do Fico”.

A colônia, contudo, ainda estava prestes a ruir, e a Bahia já tinha declarado independência de Portugal. Impelido a se deslocar para São Paulo para conter problemas políticos naquela província, D. Pedro deixou a regência interina a cargo de D. Leopoldina. Em 2 de setembro de 1822, ela presidiu o Conselho de Estado do Brasil, que decidiu pela recomendação de se proclamar a independência.

D. Leopoldina como regente. Autora: Georgina de Albuquerque. Museu Histórico Nacional. Domínio Público
D. Leopoldina como regente da Independência. Autora: Georgina de Albuquerque. Museu Histórico Nacional. Domínio Público

Duas cartas foram imediatamente escritas para D. Pedro: uma por José Bonifácio de Andrade e Silva e outra por Leopoldina, reforçando a decisão do Conselho. As mensagens chegaram ao príncipe no dia 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga.

Apesar do intenso capítulo da Independência, o reinado de Maria Leopoldina foi curto, de apenas quatro anos. A imperatriz sofria humilhações públicas do marido, sobretudo pela notória traição com Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos. D. Leopoldina faleceu em dezembro de 1826, deixando sete filhos, entre os quais dois monarcas, Maria II, de Portugal, e D. Pedro II, do Brasil.  

Fontes:

REZZUTTI, Paulo. D. Leopoldina : a história não contada : a mulher que arquitetou a Independência do Brasil / Paulo Rezzutti ; A primeira imperatriz do Novo Mundo por Viviane Tessitore ; Frühbeck e a redescoberta do Brasil por Claudia Witte. – Rio de Janeiro : LeYa, 2017.

VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Editora Objetiva. 2009

 
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