CIÊNCIA E TECNOLOGIA
fundamental i

Um robô pra chamar de seu

MultiClube

Os robôs estão cada vez mais presentes em nossas vidas. E cada vez mais parecidos conosco! Eles já executam tarefas comuns como cozinhar e são ótima companhia. Este episódio mostra exemplos no Japão, na China, na Espanha e na Alemanha.

fundamental ii

Um robô pra chamar de seu

Biotecnologia: modo de usar

MultiClube

Este episódio apresenta algumas das diversas aplicações da biotecnologia: controle de doenças, criação de medicamentos e produção de alimentos, entre outras.

Nanomundo

Detetives da Ciência

A ciência do ultracompacto,  das nanomáquinas, dos nanomotores e nanocomponentes.

Novas profissões

Escolher Dá Trabalho!

Novas tecnologias e o talento individual levam à criação de diferentes profissões.

Alô, alô! Tem alguém aí?

Detetives da Ciência

Pesquisa espacial: o que pode se tornar realidade, o que é só imaginação. Existe vida em outros planetas?

África Diversa

Este episódio apresenta casos em que a tecnologia está sendo usada ade forma eficiente e transformadora em países africanos: na saúde pública, em Ruanda; produção de sal, na Guiné; e na geração de energia limpa no Quênia e no Marrocos.

gestão escolar

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

práticas docentes

Curta e Compartilhe

A 1ª FeiraTecnológica da 6ª CRE apresentou aos alunos as inovações tecnológicas que estão acontecendo na sociedade, como drones, impressora 3D e hologramas. Os estudantes puderam experimentar tudo por meio de oficinas e exposições. A MultiRio acompanhou as atividades realizadas na E.M. Coelho Neto, em Ricardo de Albuquerque.

Ações socioeducativas – Degase

Coletivamente

Oficinas de lego e robótica foram os recursos utilizados pela professora Sandra Caldas em atividades extraclasse no Colégio Estadual Silvia Paim, com jovens internas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase), que ganharam, inclusive, um prêmio internacional com o projeto “cadeira sambista”. O trabalho com o brinquedo, além de divertir, amplia o conhecimento e ajuda no resgate da autoestima.

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Céu de estrelas

#educa

O diretor da Fundação Planetário do Rio, Alexandre Cherman, e o professor de Ciências José Ricardo Pereira, da E.M. Epitácio Pessoa (2ª CRE), falam sobre como despertar o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral. Em 2018, 54 estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram premiados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Assista

Áudio de bolso, mas pode me chamar de podcast

#educa

O jornalista e radialista Ruy Jobim e o professor Damione Damito, fundador e apresentador do Papo de Educador, falam sobre a popularização dos podcasts e sobre a possibilidade de usá-los na escola.

conexão sme

ciência e tecnologia

O real x o virtual

Pensares

A necessidade de existir fora da vida real e a dependência da vida conectada. A fronteira difusa, aditivada pelas redes sociais, entre as duas esferas de identidade. As consequências da falta de limites entre real e digital na vida dos mais jovens. Tatiana Paranaguá, professora, mestre em Psicologia pela PUC-Rio e psicóloga clínica; Marcelo Castañeda, cientista social; e Alexandre Cherman, astrônomo e pesquisador, falam sobre a relação entre real e virtual.

Armazenamento na nuvem

Cyber Tudo

A Google é fornecedora da Apple para seu serviço de armazenamento digital de dados, conhecido como nuvem ou "cloud", informou o site americano especializado Re/code citando fontes anônimas próximas ao acordo. Videográfico sobre o armazenamento em nuvem.

Sustentabilidade e lixo eletrônico

Conceito & Ação

A ONU alerta que o crescente volume de lixo eletrônico representa uma séria ameaça ao meio ambiente e à saúde humana. André Trigueiro, jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela Coppe/UFRJ, explica como melhorar a gestão desse tipo de lixo e qual o papel da sociedade no consumo consciente e no descarte.

África Diversa

Hacktudo 2019 - Festival de Cultura Digital

Curta e Compartilhe

O Hacktudo - Festival de Cultura Digital aconteceu na Cidade das Artes, destacando as tecnologias e oferecendo, gratuitamente, oficinas, encontros, palestras, exposição e mostra maker. Nesta edição, o festival abraçou o ODS5 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, que trata da igualdade de gênero. A MultiRio participou com um estande no qual foram exibidos games e livros com realidade aumentada produzidos pela Empresa.

Assista

Cientistas contra os assassinos robôs

Cyber Tudo

O apelo de milhares de pesquisadores e personalidades do mundo científico para a proibição de armas ofensivas autônomas, os chamados “robôs assassinos”.

Neurociência e educação

#educa

Por que temos a impressão de que as crianças de hoje parecem ter nascido prontas para o mundo digital? O desenvolvimento cerebral, além de biológico, também é cultural? Essas são algumas das perguntas respondidas pelo neurocientista e professor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Roberto Lent, coordenador geral da Rede Nacional de Ciência para Educação.