ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
FILTROS
ANO/PÚBLICO
COMPONENTE
TEMA
MÍDIA
RESULTADO DE BUSCA PARA
"Cultura"
Executar nova busca
Ordenado por:
SÉRIES
Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede
O Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede reúne um conjunto de ações que buscam promover o desenvolvimento das competências nesse campo entre estudantes e professores das escolas cariocas.  
Rede Educação e Cultura Digital
O objetivo da Rede Educação e Cultura Digital – RECD- é criar um espaço de reflexões, ​discussões e construção coletiva de ​projetos e propostas em torno da ​Cultura Digital, considerando seus impactos na educação pública municipal de ensino do Rio de Janeiro.
A Escola na Cultura Digital
Formação promovida pela MultiRio em parceria com a Escola de Formação Paulo Freire da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro através da plataforma EaD (Ensino a Distância) da EPF. 
Rio MultiCultural
A série busca apresentar os equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura e as atividades oferecidas de forma gratuita ou a baixo custo à população carioca.
Personalidades
Homens e mulheres que marcaram a cultura, as ciências e a história do Brasil.  
Nossa História: Hábitos e Culturas
Aspectos significativos da história. As culturas afrobrasileira e indígena, com destaque para conteúdos relacionados às leis nº 10.639 (obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira) e nº 11.645 (obrigatoriedade do ensino da história e cultura dos povos indígenas), mostram a formação multicultural do Brasil.                
Impressões Digitais
Impressões Digitais - Autoavaliação da Cultura Digital na Rede - é um instrumento que busca fazer um retrato do tema na Rede Municipal para apoiar a política pública educacional, subsidiando o planejamento, o acompanhamento e a análise das ações a serem realizadas neste campo.
Educação e relações étnico-raciais
   Coletânea reúne textos, áudios e vídeos que abordam a história e a cultura afro-brasileira e indígena.
CONTEÚDOS
texto
Consciência negra e marcas africanas na cultura carioca

Consciência negra e marcas africanas na cultura carioca

19/11/2014

O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia da morte do herói Zumbi dos Palmares, foi instituído pela mesma lei que tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileiras nas escolas.

Reportagens

texto
Guadalupe: entre a indústria e a cultura

Guadalupe: entre a indústria e a cultura

25/03/2014

Guadalupe é um bairro de classe média e média baixa da Zona Norte da cidade em plena fase de transição. Teve um passado essencialmente industrial e hoje flerta com um futuro voltado para a arte e a cultura.

Bairros Cariocas

video
Hacktudo 2019 - Festival de Cultura Digital

Hacktudo 2019 - Festival de Cultura Digital

05/12/2019

O Hacktudo - Festival de Cultura Digital aconteceu na Cidade das Artes, destacando as tecnologias e oferecendo, gratuitamente, oficinas, encontros, palestras, exposição e mostra maker. Nesta edição, o festival abraçou o ODS5 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, que trata da igualdade de gênero. A MultiRio participou com um estande no qual foram exibidos games e livros com realidade aumentada produzidos pela Empresa.

Curta e Compartilhe

video
Museu da História e Cultura Afro-brasileira - Muhcab

Museu da História e Cultura Afro-brasileira - Muhcab

02/12/2019

O Museu da História e Cultura Afro-brasileira - Muhcab é um Museu de Território e contempla lugares como a Escola José Bonifácio, a Pedra do Sal, o Largo São Francisco da Prainha e o Cais do Valongo. Estes espaços têm papel fundamental no resgate, preservação e revitalização da memória afro-brasileira. Confira mais no vídeo e aproveite para visitar o museu!

Rio MultiCultural

video
Meio ambiente e cultura

Meio ambiente e cultura

17/03/2017

A relação com o ambiente e com os seres que cercam um povo são determinantes na formação de sua cultura. Comunidades de países como México, China,a Marrocos e Dubai mostram como elas lidam com questões que envolvem o meio ambiente e recursos naturais.

Como Vivemos

video
Tecnologia e cultura

Tecnologia e cultura

07/11/2016

Pensar cultura atualmente é pensar também em tecnologia. A presença marcante da tecnologia em nossa rotina a transforma em fator identitário da contemporaneidade. Inovações criadas em rede por campos tecnológicos de vários países. A tecnologia se expande, modificando o modo de vida moderno ao redor do mundo.

Como Vivemos

video
Passado e cultura

Passado e cultura

11/10/2016

Civilizações extintas e povos antigos deixaram marcas capazes de influenciar modos, costumes e sistemas sociais atuais. Descobertas arqueológicas revelam a formação de povos e imprimem a identidade cultural para além de seus territórios. A influência da cultura histórica.

Como Vivemos

video
Língua e cultura

Língua e cultura

26/09/2016

O surgimento da linguagem na evolução humana. A linguagem sendo uma habilidade única da espécie humana. A língua escrita e falada como traço marcante da linguagem de cada cultura.

Como Vivemos

video
Cultura e vestuário

Cultura e vestuário

18/07/2016

Formas diversas de se vestir revelam que o vestuário é muito mais que uma questão de estilo, por estar relacionado à cultura de cada lugar.

Como Vivemos

video
Cidade e cultura

Cidade e cultura

21/10/2015

“Cultura” é uma palavra que pode ser definida de muitas formas, mas certamente ela traz para o centro da discussão o próprio homem. Complexa e dinâmica, continuamente a cultura de um povo agrega novos elementos e se modifica no espaço da cidade. Convidadas: Maria Alice Rezende, historiadora, socióloga e professora da PUC-Rio; e Eleonora Ziller, professora de Literatura da UFRJ.

Cidade Inteligente

audio
Cultura africana – Rádio Web Graviola – Leblon

Cultura africana – Rádio Web Graviola – Leblon

08/07/2015

Giro na Rede: projeto sobre cultura africana na E.M. Doutor Mário Augusto Teixeira de Freitas/3ª CRE. Cenário Cultural: Val Becker, jornalista e criadora da Rádio Web Graviola.MultiRio em Movimento: Sandra Machado, redatora e editora do Portal MultiRio, fala sobre a série Rio Multicultural.A Voz do Meu Bairro: Leblon.Fique por Dentro: Livro reúne gafes e histórias cômicas de livrarias. Fala, Mestre: Sandra Sequara, professora da E.M. Estado da Guanabara/3ª CRE.

Cenário Rio

audio
Cultura africana e indígena nas escolas — teatro infantil — Humaitá

Cultura africana e indígena nas escolas — teatro infantil — Humaitá

08/07/2015

Giro na Rede: o ensino da Cultura Africana nas escolas municipais do Rio. Cenário Cultural: a atriz e professora Joana Cabral fala sobre a peça infantil Não Quero Dormir Agora.MultiRio em Movimento: Alessandra Eckstein, repórter e roteirista da série Caminhos Cariocas, da Web Rádio.A Voz do meu Bairro: Humaitá.Fique por Dentro: estátua Leão do Méier vira símbolo de resistência cultural no bairro.Fala, Mestre: Gustavo Costa, da E.M. Epitácio Pessoa/2ª CRE.

Cenário Rio

video
Cultura do imediatismo

Cultura do imediatismo

02/12/2013

Os recentes estudos sobre o distúrbio da dependência de internet. No Brasil, cerca de 10% da população está na categoria de viciados digitais. Como a cultura do imediatismo nos afeta. Convidada: Daniela Romão Dias, psicóloga e professora da PUC-Rio.

Conceito & Ação

texto
Tia Maria do Jongo e a conservação da cultura ancestral

Tia Maria do Jongo e a conservação da cultura ancestral

24/07/2020

Ela ensinava crianças em casa para manter viva a tradição.

Patronos das Escolas Municipais

texto
Pierre Verger deu visibilidade à cultura afro-brasileira

Pierre Verger deu visibilidade à cultura afro-brasileira

09/01/2018

O fotógrafo francês tornou-se babalaô e também doutor pela Universidade de Sorbonne, em Paris.

Reportagens

texto
Realengo: educação e cultura na Zona Oeste

Realengo: educação e cultura na Zona Oeste

27/08/2015

A real origem do nome, a história, a importância militar e os lugares marcantes do bairro.

Bairros Cariocas