COMPORTAMENTO
educação infantil

Parem com isso!

Ensaios sobre a Não Violência

Causas e consequências de episódios de agressividade na Educação Infantil e seus efeitos no desenvolvimento da criança. O significado e a importância da brincadeira nessa fase da vida.

As relações na Educação Infantil

#educa

A professora Andréa Barros, gerente de Educação da 4ª CRE, fala sobre como lidar com a personalidade de cada criança na Educação Infantil.

fundamental i

MultiClube

Quando o assunto é diversão, há espaço para jogos de todos os tipos e jogadores de todas as idades. Este episódio mostra vários jogos, desde os antigos, de tabuleiro, até os eletrônicos, desenvolvidos com tecnologia de ponta.

Ser ambientalmente correto

MultiClube

Você conhece os 4 Rs? Reciclar, reutilizar, reduzir e reeducar são ações imperativas quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade. Este episódio mostra iniciativas espalhadas pelo mundo que praticam essas ações e ajudam a proteger a natureza.

Assista

Brinquedo não é só coisa de criança

MultiClube

Não é só criança que brinca. Adulto também se diverte e com brincadeiras difíceis de imaginar! Tem festival de lama, guerra de travesseiros, esculturas com blocos de montar e muito mais.

fundamental ii

O mundo em festa

MultiClube

Desde seu início, a humanidade encontrou inúmeras razões para festejar: os deuses, a natureza, os ancestrais, as conquistas... Motivo é o que não falta. Neste episódio, conheça algumas celebrações inusitadas ao redor do mundo, como uma rave no Monte Everest, uma festa viking em uma ilha escocesa e uma festa de 15 anos para 10mil pessoas no México.

Nos esportes

Os Invisíveis

Sumiço lamenta não ter jeito para o futebol, mas vê surgir talentos em outros esportes.

Ser ambientalmente correto

Nas artes

Os Invisíveis

Enquanto sonha ser um astro da música, Sumiço descobre não estar sozinho em sua invisibilidade.

Na sala de aula

Os Invisíveis

Para aparecer, Sumiço vai mergulhar nos livros e não deixará de responder à pergunta do professor.

Nos relacionamentos

Os Invisíveis

Sumiço utiliza seus conhecimentos para brilhar diante dos olhos da garota mais bonita da escola e conquistá-la.

Em família

Os Invisíveis

Entre fugir e encarar suas responsabilidades, Sumiço tem que escolher a melhor opção para manter o bom convívio familiar.

práticas docentes

O que eu faço com o que fazem comigo?

Ensaios sobre a Não Violência

O preconceito como causa primordial de conflitos; o fenômeno do bullying; a importância e a inevitabilidade dos conflitos durante a vida.

Dia Mundial do Meio Ambiente

#educa

Para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, este episódio traz o oceanógrafo David Zee e a educadora Vânia Villas Boas, diretora da Escola Municipal Nair da Fonseca (10ª CRE), em Sepetiba.

As relações na Educação Infantil

Se ela dança, eu danço?

Ensaios sobre a Não Violência

Conflitos como parte inerente à convivência humana; a diversidade de personagens, relações e ambientes presentes em uma escola.

Sebastião

Gente da Escola

Saiba mais sobre a vida de Sebastião Chuab, agente educador do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa. Além de orientar o comportamento dos alunos, ele cuida do ambiente escolar e da manutenção predial. Sebastião também é instrutor de uma oficina eletiva de artesanato em madeira e estuda História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Assista

Cada um no seu quadrado?

Ensaios sobre a Não Violência

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e o papel da escola enquanto parte dessa rede; a articulação com instituições de saúde e assistência social.

Enquadra ou desenquadra?

Ensaios sobre a Não Violência

As diferenças entre atos de indisciplina e atos infracionais no âmbito escolar; a importância de regras de convivência; a normatização excessiva de comportamentos na escola.

Parem com isso!

comportamento

O mundo em festa

Quem ama, cuida...

Megassaudável

A saúde sexual e reprodutiva, a primeira relação sexual, anticoncepção e doenças sexualmente transmissíveis.

Sociedade em transição

Em Tempo Real

Analisa o que muda nas relações entre as gerações informatizadas e aquelas ainda resistentes aos novos processos.

Álcool na adolescência

#educa

Em uma conversa sobre os riscos associados ao consumo de álcool na adolescência, a pesquisadora Carolina Coutinho, doutora em Saúde Pública pela Fiocruz, fala sobre os efeitos que a ingestão de bebidas alcoólicas pode provocar no cérebro de adolescentes.

Como uma onda no mar

Megassaudável

Como lidar com as alternâncias de humor e driblar a timidez na adolescência, medicalização excessiva, o uso de drogas lícitas e ilícitas.

Mente sã em corpo são

Conceito & Ação

Hugo Leonardo Rodrigues Soares, pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental pela Uerj e em Medicina do Esporte pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), e Marcelo Migon, membro da Associação Internacional de Psiquiatria Esportiva, explicam como evitar que pessoas submetidas a intenso estresse tenham seu desempenho profissional comprometido.

Música, saúde e potência

Aquela Conversa

A música como ferramenta para a promoção e recuperação da saúde. A musicoterapeuta Marly Chagas Oliveira Pinto, vice-presidente da Associação de Musicoterapia do Rio de Janeiro, o músico Marcelo Henrique Pfeil, professor de música da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, e a psicóloga Nathalia Massi, facilitadora de biodanza, debatem o assunto.