HISTÓRIA
alfabetização

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Assista

fundamental i

Um Rio de muitos janeiros

Mestre do Tempo

As reformas urbanas do estado da Guanabara e a fusão com o estado do Rio. A mudança da capital do país para Brasília, os festejos da comemoração do IV Centenário da cidade em 1965, o surgimento da bossa nova e as obras do Aterro do Flamengo.

Assista

No mundo dos dinossauros

MultiClube

Tudo o que você sempre quis saber sobre os dinossauros está aqui! Neste episódio, o Multiclube traz muitas informações sobre esses animais que habitaram o planeta há milhões de anos: o maior deles já descoberto, o primeiro a nadar, a origem do nome "dinossauro" e muito mais.

Assista

O Rio de Janeiro: vitrine, cartão-postal e capital federal

Mestre do Tempo

A modernização e expansão do Rio de Janeiro como capital da República, a Constituição de 1891 e a criação do Distrito Federal. As reformas de Pereira Passos, a Era Vargas e a fundação de Brasília. A história dos primeiros carnavais, das regatas e das partidas de futebol.

Assista

Nas trilhas da aventura

Mestre do Tempo

As Grandes Navegações e a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Os modos de contagem do tempo – da natureza e o cronológico –, a convivência entre a cultura europeia e a ameríndia e o Tratado de Tordesilhas.

Assista

Arqueologia ou bancando o Indiana Jones

MultiClube

A arqueologia não é uma atividade somente de personagens de cinema e de videogame. Neste episódio, conheça alguns profissionais de verdade que estudam o passado da humanidade no Rio de Janeiro, no México e no Egito.

Assista

Um vai e vem de pessoas e de coisas

Mestre do Tempo

A história da fundação do Rio de Janeiro, a missão da expedição de Martim Afonso de Sousa, a França Antártica e as batalhas que culminaram no estabelecimento da cidade.

Assista

Aqui neste mesmo lugar... O tempo dos vice-reis

Mestre do Tempo

A transformação do Rio de Janeiro em centro econômico e administrativo da América portuguesa, como sede do vice-reinado, em 1763. O início da expansão da cidade a partir do centro histórico.

Assista

Rio de Janeiro, capital do Reino

Mestre do Tempo

A chegada da família real portuguesa no Rio de Janeiro em 1808. As mudanças promovidas por D. João VI, o Dia do Fico e as articulações para a independência do Brasil proclamada por D. Pedro I. 

Assista

fundamental ii

Aula 02 – Sociedade feudal

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

Nesta aula, revise os conteúdos sobre o feudalismo e as três principais ordens que formaram a sociedade europeia durante a Idade Média: o clero, a nobreza e os camponeses.

Assista

Cultura

África Diversa

Neste episódio, diferentes manifestações artísticas evidenciam a diversidade cultural da África. O semba, ritmo musical típico de Angola, se espalha pelo mundo. No Senegal, uma escola de dança mistura estilos tradicionais e contemporâneos. A artista plástica Kiki Bokassa, filha do ex-ditador da República Centro-Africana, utiliza a arte como forma de lidar com o passado. Estilistas africanos resgatam elementos e trajes típicos do continente para suas novas coleções.

Assista

Aula 18 – Período pré-colonial

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

A chegada dos portugueses ao Brasil, o período pré-colonial e o desinteresse de Portugal pelas novas terras, as expedições guarda-costas e exploradoras e a descoberta e exploração do pau-brasil.

Assista

Aula 03 – A cultura na Idade Média

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

Embora também conhecida como Idade das Trevas, a Idade Média foi um período no qual ocorreram avanços em diversas áreas do conhecimento, como a literatura, a pintura, a música e a arquitetura. 

Assista

Aula 19 – Economia canavieira

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

O início da colonização e ocupação do Brasil por Portugal, a implementação e o fracasso do sistema de capitanias hereditárias, a escolha de Salvador como primeira capital da colônia, o cultivo da cana-de-açúcar e a criação dos Engenhos.

Assista

A Guerra do Contestado

O Mochileiro do Futuro

Em 1912, a construção de uma ferrovia na região do Contestado, entre Santa Catarina e Paraná, levou à expulsão sumária, sem indenização, dos habitantes do local, conhecidos como sertanejos. Eles não aceitaram a determinação e lutaram durante quase três anos contra as tropas federais. Mas o conflito terminou com a prisão dos rebelados e a destruição do arraial.

Assista

A Guerra de Canudos

O Mochileiro do Futuro

Em um povoado no sertão da Bahia, em 1893, a população seguia a figura emblemática de Antônio Conselheiro, que pregava a salvação para seus seguidores e desafiava a República.

Assista

Aula 12 - Independência ou morte? O processo de independência do Brasil

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A Revolta do Porto; o retorno de D. João VI a Portugal e a permanência de D. Pedro no Brasil; os interesses da elite brasileira na independência; o grito do Ipiranga e os conflitos pós-independência.

Assista

eja

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Assista

Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

Assista

práticas docentes

Podcast de História - Professores Marcelo Santana e Diego Knack

Dando Ideia - segunda temporada

Na E.M. Anísio Teixeira (11ª CRE), o professor de História Marcelo Santana e o professor da Sala de Leitura Diego Knack falam sobre o processo de produção de um podcast de História. Eles orientam os alunos que pesquisam os temas, gravam e editam podcasts sobre conteúdos como Guerra Fria, capitalismo x socialismo e ditadura militar.

Assista

Combatendo o preconceito com conhecimento

Ensinar e Aprender

Qual É a Graça é o nome do projeto do professor de Ciências Luiz Henrique de Melo Rosa, da E.M. Herbert Moses, no Jardim América (4ª CRE). Questões ligadas ao preconceito e à escravidão, além da importância dos heróis afro-brasileiros para a construção da identidade nacional, são discutidas em um jardim temático que ele criou na escola. Para garimpar novas plantas, ele frequenta feiras e hortos florestais como o de Guaratiba. 

Assista

Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos

Práticas que Transformam

O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.

Assista

A nova História

#educa

Os professores Diego Knack, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), e Fábio Carvalho, da Escola Municipal Mendes Viana (5ª CRE), apresentadores do Tempo de Estudar - História, falam sobre sobre novas metodologias e interdisciplinaridade no ensino de História.

Assista

Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

Assista

Rachaduras sociais

Coletivamente

Professor de História nas redes municipal e estadual, Marcelo Alves Teixeira criou o projeto Rachaduras Sociais para discutir a cidadania a partir da Constituição de 1988. O trabalho se expandiu para um portal colaborativo, alimentado pelos próprios alunos. 

Assista

conexão sme

14ª Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos

Curta e Compartilhe

Com o tema "As violações de direitos humanos: ontem e hoje", a 14ª edição da Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos ressaltou a importância de se manter viva a memória do holocausto. A Lei Municipal nº 5.267, de 2011, determina que a Rede Municipal de Ensino dê ênfase ao ensino do holocausto como forma de educação, prevenção e combate a todas as formas de discriminação e intolerância.

Assista

Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

Assista

história

Aula 11 - A corte portuguesa no Brasil

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

O Bloqueio Continental e a vinda da corte portuguesa para o Brasil; as relações entre Inglaterra e Portugal; as mudanças no Rio de Janeiro devido à presença da Família Real e a abertura dos portos.

Assista

Aula 18 – Período pré-colonial

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

A chegada dos portugueses ao Brasil, o período pré-colonial e o desinteresse de Portugal pelas novas terras, as expedições guarda-costas e exploradoras e a descoberta e exploração do pau-brasil.

Assista

14ª Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos

Curta e Compartilhe

Com o tema "As violações de direitos humanos: ontem e hoje", a 14ª edição da Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos ressaltou a importância de se manter viva a memória do holocausto. A Lei Municipal nº 5.267, de 2011, determina que a Rede Municipal de Ensino dê ênfase ao ensino do holocausto como forma de educação, prevenção e combate a todas as formas de discriminação e intolerância.

Assista

Aula 15 – Brasil: 388 anos de escravidão

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A experiência e os efeitos da escravidão no Brasil; características próprias da escravidão praticada nas Américas; a importância dos africanos e afrodescendentes na construção do país.

Assista

Aula 01 – Iluminismo

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

Saiba um pouco mais sobre o Iluminismo e conheça os principais pensadores franceses que fizeram parte desse movimento europeu: Montesquieu, Voltaire e Rousseau.

Assista

Aula 10 – Os astecas

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

Quando os espanhóis chegaram à América, a civilização asteca estava em seu auge. Saiba mais sobre a história dos astecas e sobre como eles foram derrotados pelas tropas do espanhol Hernán Cortés.

Assista

O Rio de Janeiro: vitrine, cartão-postal e capital federal

Mestre do Tempo

A modernização e expansão do Rio de Janeiro como capital da República, a Constituição de 1891 e a criação do Distrito Federal. As reformas de Pereira Passos, a Era Vargas e a fundação de Brasília. A história dos primeiros carnavais, das regatas e das partidas de futebol.

Assista

Tecnologia e cultura

Como Vivemos

Pensar cultura atualmente é pensar também em tecnologia. A presença marcante da tecnologia em nossa rotina a transforma em fator identitário da contemporaneidade. Inovações criadas em rede por campos tecnológicos de vários países. A tecnologia se expande, modificando o modo de vida moderno ao redor do mundo.

Assista