HISTÓRIA
alfabetização

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Assista

fundamental i

O Rio de Janeiro: vitrine, cartão-postal e capital federal

Mestre do Tempo

A modernização e expansão do Rio de Janeiro como capital da República, a Constituição de 1891 e a criação do Distrito Federal. As reformas de Pereira Passos, a Era Vargas e a fundação de Brasília. A história dos primeiros carnavais, das regatas e das partidas de futebol.

Assista

Nas trilhas da aventura

Mestre do Tempo

As Grandes Navegações e a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Os modos de contagem do tempo – da natureza e o cronológico –, a convivência entre a cultura europeia e a ameríndia e o Tratado de Tordesilhas.

Assista

Aqui neste mesmo lugar... O tempo dos vice-reis

Mestre do Tempo

A transformação do Rio de Janeiro em centro econômico e administrativo da América portuguesa, como sede do vice-reinado, em 1763. O início da expansão da cidade a partir do centro histórico.

Assista

O Rio de Janeiro novamente corte: Império

Mestre do Tempo

A abdicação de D. Pedro I, os governos regenciais, os “barões do café”, a expansão da cidade do Rio ao longo dos trilhos dos trens e dos bondes, o governo de D. Pedro II e as ideias que culminaram com a proclamação da República.

Assista

O Rio antes do Rio

Mestre do Tempo

A chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara. Os rios, o litoral carioca, a Mata Atlântica e as expedições exploradoras para conhecer a geografia da nossa cidade.

Assista

Arqueologia ou bancando o Indiana Jones

MultiClube

A arqueologia não é uma atividade somente de personagens de cinema e de videogame. Neste episódio, conheça alguns profissionais de verdade que estudam o passado da humanidade no Rio de Janeiro, no México e no Egito.

Assista

O Rio de Janeiro no presente

Mestre do Tempo

A natureza do Rio de Janeiro, as inovações tecnológicas, a economia sustentável, a inclusão digital, o Rio como polo de cinema, a gastronomia carioca e mais sobre a cultura da cidade.

Assista

No mundo dos dinossauros

MultiClube

Tudo o que você sempre quis saber sobre os dinossauros está aqui! Neste episódio, o Multiclube traz muitas informações sobre esses animais que habitaram o planeta há milhões de anos: o maior deles já descoberto, o primeiro a nadar, a origem do nome "dinossauro" e muito mais.

Assista

fundamental ii

A Guerra de Canudos

O Mochileiro do Futuro

Em um povoado no sertão da Bahia, em 1893, a população seguia a figura emblemática de Antônio Conselheiro, que pregava a salvação para seus seguidores e desafiava a República.

Assista

A Revolução Pernambucana

O Mochileiro do Futuro

Em 1817, a população pernambucana enfrentava uma série de dificuldades, como seca, fome, recessão e altos impostos, cobrados pela corte portuguesa instalada no Rio de Janeiro. Houve uma revolta, e seus líderes criaram um governo provisório e proclamaram a independência de Pernambuco.

Assista

Aula 11 - A corte portuguesa no Brasil

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

O Bloqueio Continental e a vinda da corte portuguesa para o Brasil; as relações entre Inglaterra e Portugal; as mudanças no Rio de Janeiro devido à presença da Família Real e a abertura dos portos.

Assista

Aula 05 – A crise do sistema feudal

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

Nesta aula, saiba mais sobre os três principais fatores que levaram à crise do sistema feudal: a fome, a peste negra e as guerras.

Assista

Aula 12 - Independência ou morte? O processo de independência do Brasil

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A Revolta do Porto; o retorno de D. João VI a Portugal e a permanência de D. Pedro no Brasil; os interesses da elite brasileira na independência; o grito do Ipiranga e os conflitos pós-independência.

Assista

Aula 17 – Imigração no Brasil no Segundo Reinado

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

O estímulo à imigração como forma de suprir a demanda por mão-de-obra após o fim do tráfico negreiro; o desejo de "embranquecimento" da população brasileira; as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes.

Assista

Aula 10 – Independência da América Espanhola

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A relação do iluminismo com os processos de independência na América Espanhola, quem foi Simón Bolívar, a elite criolla e as razões para as guerras de independência.

Assista

Aula 16 – O lento processo da abolição da escravidão no Brasil

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

Mudanças culturais e econômicas no Brasil e no mundo que tornaram a escravidão questionável; as leis abolicionistas; o interesse das elites na manutenção da escravidão.

Assista

eja

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Assista

Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

Assista

práticas docentes

A nova História

#educa

Os professores Diego Knack, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), e Fábio Carvalho, da Escola Municipal Mendes Viana (5ª CRE), apresentadores do Tempo de Estudar - História, falam sobre sobre novas metodologias e interdisciplinaridade no ensino de História.

Assista

Podcast de História - Professores Marcelo Santana e Diego Knack

Dando Ideia - segunda temporada

Na E.M. Anísio Teixeira (11ª CRE), o professor de História Marcelo Santana e o professor da Sala de Leitura Diego Knack falam sobre o processo de produção de um podcast de História. Eles orientam os alunos que pesquisam os temas, gravam e editam podcasts sobre conteúdos como Guerra Fria, capitalismo x socialismo e ditadura militar.

Assista

Rachaduras sociais

Coletivamente

Professor de História nas redes municipal e estadual, Marcelo Alves Teixeira criou o projeto Rachaduras Sociais para discutir a cidadania a partir da Constituição de 1988. O trabalho se expandiu para um portal colaborativo, alimentado pelos próprios alunos. 

Assista

Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

Assista

Combatendo o preconceito com conhecimento

Ensinar e Aprender

Qual É a Graça é o nome do projeto do professor de Ciências Luiz Henrique de Melo Rosa, da E.M. Herbert Moses, no Jardim América (4ª CRE). Questões ligadas ao preconceito e à escravidão, além da importância dos heróis afro-brasileiros para a construção da identidade nacional, são discutidas em um jardim temático que ele criou na escola. Para garimpar novas plantas, ele frequenta feiras e hortos florestais como o de Guaratiba. 

Assista

Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos

Práticas que Transformam

O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.

Assista

conexão sme

14ª Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos

Curta e Compartilhe

Com o tema "As violações de direitos humanos: ontem e hoje", a 14ª edição da Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos ressaltou a importância de se manter viva a memória do holocausto. A Lei Municipal nº 5.267, de 2011, determina que a Rede Municipal de Ensino dê ênfase ao ensino do holocausto como forma de educação, prevenção e combate a todas as formas de discriminação e intolerância.

Assista

Peja

#educa

O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.

Assista

história

Prédios antigos também contam histórias

MultiClube

Construções antigas podem representar muito mais do que se pensa. Elas são símbolos de movimentos artísticos, de períodos históricos e de influências sociais e culturais. E marcam a identidade de um povo. O Multiclube visita construções importantes na França, na Itália, na Palestina e no Nepal para revelar história que elas contam.

Assista

A nova História

#educa

Os professores Diego Knack, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), e Fábio Carvalho, da Escola Municipal Mendes Viana (5ª CRE), apresentadores do Tempo de Estudar - História, falam sobre sobre novas metodologias e interdisciplinaridade no ensino de História.

Assista

Aula 19 – Economia canavieira

Tempo de Estudar – História – 7º Ano

O início da colonização e ocupação do Brasil por Portugal, a implementação e o fracasso do sistema de capitanias hereditárias, a escolha de Salvador como primeira capital da colônia, o cultivo da cana-de-açúcar e a criação dos Engenhos.

Assista

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Assista

O Rio de Machado

#educa

Como usar a obra de Machado de Assis em sala de aula e relacioná-la à história e à geografia da cidade do Rio de Janeiro? A mestranda em Geografia pela Uerj Sheila Carvalho e a escritora Luciana Sandroni falam sobre o potencial pedagógico dos livros do Bruxo do Cosme Velho.

Assista

A Revolta da Chibata

O Mochileiro do Futuro

Ocorrida em 1910, manifestação de marinheiros, em grande parte negros, contra as péssimas condições de trabalho e os castigos físicos, que incluíam chibatadas. O grupo era liderado por João Cândido, conhecido como Almirante Negro.

Assista

Monumentos e cultura

Como Vivemos

Presentes em todos os continentes há milênios, os monumentos são testemunhas materiais de personalidades importantes ou situações de grande relevância para uma determinada cultura. O programa visita França, Estados Unidos, Egito e Alemanha e revela a magnitude dessas obras e como elas se relacionam com a cultura local e mundial.

Assista

Aula 13 – O Brasil romântico: política e cultura no Segundo Reinado

Tempo de Estudar – História – 8º Ano

A influência dos cafeicultores na política nacional; liberais e conservadores; a construção da identidade nacional; o Romantismo no Brasil.

Assista