
Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia
II Semana do Peja (2020)
Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.


Rio de Janeiro, capital do Reino
Mestre do Tempo
A chegada da família real portuguesa no Rio de Janeiro em 1808. As mudanças promovidas por D. João VI, o Dia do Fico e as articulações para a independência do Brasil proclamada por D. Pedro I.
Um Rio de muitos janeiros
Mestre do Tempo
As reformas urbanas do estado da Guanabara e a fusão com o estado do Rio. A mudança da capital do país para Brasília, os festejos da comemoração do IV Centenário da cidade em 1965, o surgimento da bossa nova e as obras do Aterro do Flamengo.
O Rio de Janeiro: vitrine, cartão-postal e capital federal
Mestre do Tempo
A modernização e expansão do Rio de Janeiro como capital da República, a Constituição de 1891 e a criação do Distrito Federal. As reformas de Pereira Passos, a Era Vargas e a fundação de Brasília. A história dos primeiros carnavais, das regatas e das partidas de futebol.
No mundo dos dinossauros
MultiClube
Tudo o que você sempre quis saber sobre os dinossauros está aqui! Neste episódio, o Multiclube traz muitas informações sobre esses animais que habitaram o planeta há milhões de anos: o maior deles já descoberto, o primeiro a nadar, a origem do nome "dinossauro" e muito mais.
O Rio antes do Rio
Mestre do Tempo
A chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara. Os rios, o litoral carioca, a Mata Atlântica e as expedições exploradoras para conhecer a geografia da nossa cidade.
Nas trilhas da aventura
Mestre do Tempo
As Grandes Navegações e a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Os modos de contagem do tempo – da natureza e o cronológico –, a convivência entre a cultura europeia e a ameríndia e o Tratado de Tordesilhas.
Aqui neste mesmo lugar... O tempo dos vice-reis
Mestre do Tempo
A transformação do Rio de Janeiro em centro econômico e administrativo da América portuguesa, como sede do vice-reinado, em 1763. O início da expansão da cidade a partir do centro histórico.
Um vai e vem de pessoas e de coisas
Mestre do Tempo
A história da fundação do Rio de Janeiro, a missão da expedição de Martim Afonso de Sousa, a França Antártica e as batalhas que culminaram no estabelecimento da cidade.


A Guerra de Canudos
O Mochileiro do Futuro
Em um povoado no sertão da Bahia, em 1893, a população seguia a figura emblemática de Antônio Conselheiro, que pregava a salvação para seus seguidores e desafiava a República.
No mundo dos dinossauros
MultiClube
Tudo o que você sempre quis saber sobre os dinossauros está aqui! Neste episódio, o Multiclube traz muitas informações sobre esses animais que habitaram o planeta há milhões de anos: o maior deles já descoberto, o primeiro a nadar, a origem do nome "dinossauro" e muito mais.
Aula 15 – Absolutismo
Tempo de Estudar – História – 7º Ano
O processo de concentração de poder nas mãos dos monarcas; os arranjos políticos entre reis, nobreza, burguesia e igreja que deram origem ao Estado nacional moderno; o simbolismo de Luís XIV.
Aula 16 – O lento processo da abolição da escravidão no Brasil
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
Mudanças culturais e econômicas no Brasil e no mundo que tornaram a escravidão questionável; as leis abolicionistas; o interesse das elites na manutenção da escravidão.
Aula 01 – Iluminismo
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
Saiba um pouco mais sobre o Iluminismo e conheça os principais pensadores franceses que fizeram parte desse movimento europeu: Montesquieu, Voltaire e Rousseau.
Aula 17 – Grandes navegações
Tempo de Estudar – História – 7º Ano
As causas das grandes navegações, por que Portugal foi o primeiro país a se lançar nas descobertas marítimas, as viagens de Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Cristóvão Colombo, Fernão de Magalhães, Sebastião Elcano e o Tratado de Tordesilhas.
Aula 10 – Independência da América Espanhola
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
A relação do iluminismo com os processos de independência na América Espanhola, quem foi Simón Bolívar, a elite criolla e as razões para as guerras de independência.
A Revolta dos Malês
O Mochileiro do Futuro
Em 1835, africanos escravizados e libertos que seguiam o islamismo (malês), revoltaram-se contra a escravidão e a imposição da religião católica. O movimento aconteceu em Salvador e recebeu o nome de Revolta dos Malês.


Peja
#educa
O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.
Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia
II Semana do Peja (2020)
Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.


Peja
#educa
O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.
Rachaduras sociais
Coletivamente
Professor de História nas redes municipal e estadual, Marcelo Alves Teixeira criou o projeto Rachaduras Sociais para discutir a cidadania a partir da Constituição de 1988. O trabalho se expandiu para um portal colaborativo, alimentado pelos próprios alunos.
Podcast de História - Professores Marcelo Santana e Diego Knack
Dando Ideia - segunda temporada
Na E.M. Anísio Teixeira (11ª CRE), o professor de História Marcelo Santana e o professor da Sala de Leitura Diego Knack falam sobre o processo de produção de um podcast de História. Eles orientam os alunos que pesquisam os temas, gravam e editam podcasts sobre conteúdos como Guerra Fria, capitalismo x socialismo e ditadura militar.
Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos
Práticas que Transformam
O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.
Combatendo o preconceito com conhecimento
Ensinar e Aprender
Qual É a Graça é o nome do projeto do professor de Ciências Luiz Henrique de Melo Rosa, da E.M. Herbert Moses, no Jardim América (4ª CRE). Questões ligadas ao preconceito e à escravidão, além da importância dos heróis afro-brasileiros para a construção da identidade nacional, são discutidas em um jardim temático que ele criou na escola. Para garimpar novas plantas, ele frequenta feiras e hortos florestais como o de Guaratiba.
A nova História
#educa
Os professores Diego Knack, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira (11ª CRE), e Fábio Carvalho, da Escola Municipal Mendes Viana (5ª CRE), apresentadores do Tempo de Estudar - História, falam sobre sobre novas metodologias e interdisciplinaridade no ensino de História.


14ª Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos
Curta e Compartilhe
Com o tema "As violações de direitos humanos: ontem e hoje", a 14ª edição da Jornada Interdisciplinar Holocausto e Direitos Humanos ressaltou a importância de se manter viva a memória do holocausto. A Lei Municipal nº 5.267, de 2011, determina que a Rede Municipal de Ensino dê ênfase ao ensino do holocausto como forma de educação, prevenção e combate a todas as formas de discriminação e intolerância.
Peja
#educa
O professor de História Sérgio Nasser, da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE),em Copacabana, fala sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) e os desafios de uma sala de aula com alunos de diferentes idades.


Aula 11 – Indígenas do Brasil
Tempo de Estudar – História – 7º Ano
Em 1500, quando os portugueses chegaram ao que hoje é o Brasil, havia cerca de três milhões de indígenas de diferentes povos por aqui. Conheça alguns deles e veja as influências que exerceram na formação do país.
Pereira Passos
Heróis e Heroínas do Rio
Francisco Pereira Passos foi prefeito do Rio de Janeiro entre 1902 e 1906. De origem aristocrática, estudou nas melhores escolas da época e, como prefeito, foi o maior responsável pela reforma que, no início do século XX, deu ao centro do Rio características de metrópole.
Tecnologia e cultura
Como Vivemos
Pensar cultura atualmente é pensar também em tecnologia. A presença marcante da tecnologia em nossa rotina a transforma em fator identitário da contemporaneidade. Inovações criadas em rede por campos tecnológicos de vários países. A tecnologia se expande, modificando o modo de vida moderno ao redor do mundo.
Cosmopolitismo
Um Rio de Histórias
O Rio de Janeiro é uma cidade feita pelos cariocas, mas também por brasileiros de todas as regiões e estrangeiros do mundo inteiro. Desde sua fundação, o Rio recebeu pessoas das mais diferentes origens que contribuíram para sua formação e seu pluralismo cultural. Não é por acaso que a cidade é considerada um patrimônio da humanidade.
Aula 13 – O Brasil romântico: política e cultura no Segundo Reinado
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
A influência dos cafeicultores na política nacional; liberais e conservadores; a construção da identidade nacional; o Romantismo no Brasil.
Zé Kéti
Pequenos Notáveis
O grande compositor carioca Zé Kéti é autor da marcha-rancho Máscara Negra e um dos precursores da música de protesto dos anos 1960, com sambas sociais como Acender as Velas, O Favelado e Opinião. Foi uma espécie de relações-públicas na convivência entre o samba tradicional e a turma da bossa nova.
Aula 01 – Iluminismo
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
Saiba um pouco mais sobre o Iluminismo e conheça os principais pensadores franceses que fizeram parte desse movimento europeu: Montesquieu, Voltaire e Rousseau.
Aula 20 – Tráfico negreiro
Tempo de Estudar – História – 7º Ano
A tentativa de escravização dos povos nativos das Américas, os jesuítas, o tráfico negreiro e a escravidão no Brasil que durou mais de 300 anos.
