
Eu conheço várias casas
UniDuniTV
O primeiro lugar onde a criança se descobre é dentro de casa: como é o lugar em que ela vive? Quais são as outras casas?
Estética do corpo e inclusão na Educação Infantil
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão, trazendo um panorama teórico e relacionando-os com práticas, vivências e experiências. Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.
Florescendo práticas, contando trajetórias
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. Convidadas: Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).
Brincadeiras
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.
Verdade ou mentira?
UniDuniTV
Brincando e jogando, descobertas são feitas e as explicações que ajudam a entender a vida aparecem.


O mundo animal
MultiClube
Quer conhecer alguns animais estranhos da fauna mundial? Então, viaje com o Multiclube por Austrália, Israel, Eslovênia e outros países para saber mais sobre baleias, morcegos, leões, rinocerontes e até mesmo sobre o wallaroo albino!


O tal do Ph
Como É Que É?
A definição de pH, as diferentes medidas da acidez de soluções aquosas e o que é a escala de pH.
Stephen Hawking lança programa de busca de vida extraterrestre
Entrando em Órbita
O projeto ambicioso do famoso astrofísico britânico Stephen Hawking.
A Estação Espacial Internacional
Entrando em Órbita
Lançamento da cápsula Cygnus para sua quinta missão de abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS).
Pequenas e de grande ajuda - Células tronco
Detetives da Ciência
O uso de células-tronco no tratamento e na cura de doenças. A origem da vida e o espírito de cooperação.
Que corpão!
Como É Que É?
Os segredos e as curiosidades do sistema nervoso do corpo humano. Como fazer um estetoscópio caseiro para conferir a eficiência do coração e pulmões.
Desligando geral!
Como É Que É?
Redução do consumo de energia por eletrodomésticos, consumo sustentável e fontes de energia hidroelétrica, termoelétrica, eólica, solar e nuclear.
Eclipse solar total
Entrando em Órbita
Visão de um eclipse solar total no arquipélago indonésio. Videográfico sobre o fenômeno.
O primeiro passo
Como É Que É?
A importância do atrito e como a força dele age na água e no ar. Uma experiência com paraquedas e a força de resistência.


Matemática e Ciências
II Semana do Peja (2020)
Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).


Aplicativos educativos
#educa
O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.


2019 sustentável
#educa
O economista Sergio Besserman e a professora de Ciências Cilene Mara, da E.M. Profª Myrthes Wenzel (10ª CRE), em Guaratiba, falam sobre ações individuais e coletivas que podem ser feitas para melhorar a condição ambiental do planeta.
Interdisciplinaridade
Ensinar e Aprender
Com sua postura agregadora, Mariangela Longhi, professora de Ciências da E.M. Roma (2ª CRE), transforma a construção do conhecimento em uma aventura prazerosa.
Teatro científico
Coletivamente
Ao promover a leitura de textos teatrais nas aulas de Física, Márcio Medina, do Colégio QI, conquistou a adesão de professores de outras disciplinas para a iniciativa. Com isso, além de melhorar o desempenho escolar da turma, motivou o interesse pelo teatro. Seus alunos montaram o Núcleo de Teatro Científico/Nutec, que desde 2007 se apresenta em salas cariocas e já conquistou prêmios em festivais.
Céu de estrelas
#educa
O diretor da Fundação Planetário do Rio, Alexandre Cherman, e o professor de Ciências José Ricardo Pereira, da E.M. Epitácio Pessoa (2ª CRE), falam sobre como despertar o interesse dos alunos pela astronomia e pela ciência em geral. Em 2018, 54 estudantes de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram premiados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Brincadeiras
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.
Ciência no YouTube
#educa
Para aumentar o interesse por suas aulas, o professor de Ciências Edson Dionisio, da E.M. Finlândia (7ª CRE), em Jacarepaguá, criou com seus alunos um canal no Youtube. As experiências realizadas em sala de aula são gravadas pelos jovens e publicadas na internet.
Corpo e movimento
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.
Firmeza e carinho
Ensinar e Aprender
Nas aulas de Ciências, a professora Taíse Nascimento trabalha preservação ambiental com recursos audiovisuais. Um dos projetos da turma é o terrário, confeccionado pelos alunos do 4º ano da E.M. Leônidas Sobrinho Porto (8ª CRE), em Bangu. Conheça mais sobre o trabalho da educadora!


Geografia da Infância
2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Tânia de Vasconcellos, pedagoga e doutora em Educação.
Organizações e concepções: a potência de experiências e narrativas no ambiente externo
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A terceira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil propõe uma reflexão a respeito da potência das experiências vividas em espaços externos, a fim de construir práticas que consideram as ecologias pessoal, social e ambiental. Convidadas: Léa Tiriba, professora da Escola de Educação da Unirio, e Katia Schaefer Bizzo, professora do Centro de Referência de Educação Infantil (Creir) do Colégio Pedro II.
Estética do corpo e inclusão na Educação Infantil
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão, trazendo um panorama teórico e relacionando-os com práticas, vivências e experiências. Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.
Um olhar sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A quinta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil faz uma reflexão a respeito da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a fim de entender teoricamente a importância desse movimento para a criança, as famílias e os profissionais envolvidos. Convidadas: Georgete de Moura Barboza, doutoranda em Educação na UFRRJ, e Maíra de Oliveira Freitas, professora-assistente no CAp-Uerj.
Florescendo práticas, contando trajetórias
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. Convidadas: Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).


Nanomundo
Detetives da Ciência
A ciência do ultracompacto, das nanomáquinas, dos nanomotores e nanocomponentes.
Tomatinhos explosivos
Como É Que É?
O conceito de capilaridade, tendência que os líquidos apresentam de subir em tubos capilares ou de fluir através de corpos porosos, causada pela tensão superficial.
Ciência no YouTube
#educa
Para aumentar o interesse por suas aulas, o professor de Ciências Edson Dionisio, da E.M. Finlândia (7ª CRE), em Jacarepaguá, criou com seus alunos um canal no Youtube. As experiências realizadas em sala de aula são gravadas pelos jovens e publicadas na internet.
Teatro científico
Coletivamente
Ao promover a leitura de textos teatrais nas aulas de Física, Márcio Medina, do Colégio QI, conquistou a adesão de professores de outras disciplinas para a iniciativa. Com isso, além de melhorar o desempenho escolar da turma, motivou o interesse pelo teatro. Seus alunos montaram o Núcleo de Teatro Científico/Nutec, que desde 2007 se apresenta em salas cariocas e já conquistou prêmios em festivais.
Alô, alô! Tem alguém aí?
Detetives da Ciência
Pesquisa espacial: o que pode se tornar realidade, o que é só imaginação. Existe vida em outros planetas?
Interdisciplinaridade
Ensinar e Aprender
Com sua postura agregadora, Mariangela Longhi, professora de Ciências da E.M. Roma (2ª CRE), transforma a construção do conhecimento em uma aventura prazerosa.
Tutoria e monitoria
#educa
A partir da experiência da professora de Ciências Inês Mauad, da E.M. Minas Gerais (2ª CRE), na Urca, o episódio discute a importância de tutores e monitores no ambiente escolar e como eles podem fazer a diferença no desempenho dos alunos. A professora montou com os alunos um clube de ciências no qual desenvolve um projeto em parceria com a Nasa.
Verdade ou mentira?
UniDuniTV
Brincando e jogando, descobertas são feitas e as explicações que ajudam a entender a vida aparecem.
