
Palestra "A Matemática na alfabetização"
V Semana de Alfabetização
Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.


A planta do jardim
Adoro Problemas!
Plantas e mapas, escala numérica ou fracionária, semelhança de figuras e outros conceitos matemáticos relacionados ao estudo da cartografia.
Problemas com porcentagem
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
Mundo em gráficos
Adoro Problemas!
Como transformar diferentes informações em gráficos, os elementos de um gráfico e os diferentes tipos.
Números racionais na reta numérica
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Localização de números inteiros e decimais em uma reta numérica; identificação de retas numéricas no cotidiano; leitura de temperatura no termômetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
O triângulo das barracas
Adoro Problemas!
Conceitos de triângulos, quadriláteros e polígonos. As diversas classificações de triângulos quanto ao número de lados, ângulos e eixos de simetria.
Unidades de medida de tempo
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
A origem da contagem de tempo com base no número 60; conversão de horas em minutos e de minutos em segundos. Atividades para os seguintes descritores de Matemática para o 5º ano:D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
Direita ou esquerda: vamos nos localizar!
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Localização e referencial; leitura de mapas; pontos cardeais e rosa dos ventos. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D1 – Identificar a localização e a movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
Entrando nos eixos
Adoro Problemas!
O que é simetria e como ela está presente na natureza e no nosso cotidiano. Simetria de reflexão e de rotação e eixos da simetria em figuras geométricas.


Aula 10 – Círculo e circunferência
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
A diferença entre círculo e circunferência e como calcular o comprimento da circunferência e a área do círculo.
Resolução mental da equação do 2º grau
Matemática em Flashes
Como resolver mentalmente equações do 2º grau e o cálculo da soma e do produto das raízes.
Aula 37 – Pontos no plano cartesiano
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
O que é um plano cartesiano, como identificar e marcar pontos no plano cartesiano. As coordenadas e quadrantes de um plano cartesiano.
Aula 02 – Semelhança: semelhança de triângulos
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Como calcular segmentos desconhecidos de um triângulo a partir do conceito de razão de semelhança e da identificação dos tipos de semelhança de triângulos.
Um programa cem por cento
Procura Acha (7° Ano)
Conceito e solução de problemas com porcentagem, como calcular mentalmente valores de 10% e 50% e uso da porcentagem em pesquisas.
Aula 04 – Arredondamento
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Como fazer o arredondamento de números racionais e irracionais.
Aula 16 – Produto da soma pela diferença
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Como a Geometria auxilia a encontrar uma expressão mais simples para o produto notável, o desenvolvimento algébrico e a aplicação também para o cálculo de multiplicações numéricas.
Aula 20 – Análise de gráficos e tabelas
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
Construção e análise de gráficos e tabelas. O que são os gráficos e quais as suas utilidades.


Matemática e Ciências
II Semana do Peja (2020)
Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).


Robótica nas escolas
#educa
O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.
Matemática de ouro
#educa
O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.
Raciocínio lógico
#educa
A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.
Matemática divertida
Ensinar e Aprender
A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura.
Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves
Curta e Compartilhe
A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.


Palestra "A Matemática na alfabetização"
V Semana de Alfabetização
Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.


Aula 14 – Propriedades das potências: expoente zero, um e negativo
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Por que todo número elevado a zero é igual a um. As propriedades das potências e como calcular potências com expoente zero, um e negativo.
Área de figuras planas em malha quadriculada
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
A definição de área e como calcular a área de figuras planas em malha quadriculada. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Aula 43 – Construção de gráficos de funções afim
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Como construir gráficos de funções afim, análise das coordenadas (x, y) de um ponto como representação geométrica da relação do valor de x com f(x) e a construção de uma tabela de valores de x e de f(x) de cada função.
Surfando embaixo d`água
Procura Acha (7° Ano)
Números positivos e negativos no nosso dia a dia, como calcular a variação entre eles e como usar a reta numerada.
Aula 18 – Fatoração por agrupamento
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Como fazer fatoração por agrupamento, como realizar este tipo de operação e a aplicação dela em problemas geométricos e aplicados.
Multiplicação e divisão com números naturais
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Resolução de problemas com números naturais; exercícios de divisão e multiplicação. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano: D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
Aula 19 – Porcentagem
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
O conceito de porcentagem e a aplicação para o cálculo da porcentagem em situações-problema.
Variou aqui, variou ali
Procura Acha (7° Ano)
A proporcionalidade e o conceito de proporções e grandezas direta e inversamente proporcionais.
