MATEMÁTICA
alfabetização

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

fundamental i

Cálculo do perímetro na malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Definição, cálculo e utilidade do perímetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Assista

A planta do jardim

Adoro Problemas!

Plantas e mapas, escala numérica ou fracionária, semelhança de figuras e outros conceitos matemáticos relacionados ao estudo da cartografia.

Assista

A última do Português pra se dar bem na Matemática!

#educa

Os professores Heitor Oliveira, de Matemática, e Luciane Almeida, de Língua Portuguesa, falam sobre a importante relação entre as duas disciplinas, pois uma parte dos estudantes erra questões simples por falta de atenção na leitura dos enunciados. Heitor e Luciane são os apresentadores das novas temporadas de Tempo de Estudar, dedicadas ao conteúdo do 5º ano.

Assista

Mundo em gráficos

Adoro Problemas!

Como transformar diferentes informações em gráficos, os elementos de um gráfico e os diferentes tipos.

Assista

A horta fracionada

Adoro Problemas!

Relação parte-todo, razão, quociente, operador, frações equivalentes e vários outros conceitos para aprender e trabalhar com frações.

Assista

Área de figuras planas em malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

A definição de área e como calcular a área de figuras planas em malha quadriculada. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Assista

Números racionais na reta numérica

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Localização de números inteiros e decimais em uma reta numérica; identificação de retas numéricas no cotidiano; leitura de temperatura no termômetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.

Assista

A medida da fantasia

Adoro Problemas!

Como calcular o perímetro e a área. As diferentes unidades de medida como quilômetro quadrado e hectare.

Assista

fundamental ii

Aula 07 – Propriedades de potências

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A definição de potência de números naturais, as propriedades das potências e a aplicação da potenciação.

Assista

Aula 20 – Gráficos e tabelas

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

Interpretação das informações apresentadas em gráficos e tabelas, solução de problemas envolvendo informações contidas em tabelas e gráficos.

Assista

Aula 05 – Comparação de números reais

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Os sinais < e >, a comparação de números reais por meio dos símbolos de “maior que” e “menor que” e como fazer a comparação de dois números racionais.

Assista

Resolução da equação do 2º grau

Matemática em Flashes

Como resolver equações completas e incompletas do 2º grau, a fórmula de Bháskara e o delta.

Assista

Aula 14 – Perímetro na malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

A definição de perímetro, e o cálculo do perímetro em figuras planas quadriculadas.

Assista

Aula 51 – Fatoração de polinômios

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como fatorar polinômios, o conceito de fatoração e os três casos especiais de fatoração de polinômios: 1º caso (fator comum), 2º caso (agrupamento) e 3º caso (diferença de dois quadrados).

Assista

Aula 08 – Problemas com MMC

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

O conceito de mínimo múltiplo comum (MMC) e como resolver problemas com MMC.

Assista

Aula 15 – Grandezas proporcionais

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

O que são grandezas proporcionais e as diferenças entre grandezas direta e inversamente proporcionais.

Assista

eja

Matemática e Ciências

II Semana do Peja (2020)

Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).

Assista

práticas docentes

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Raciocínio lógico

#educa

A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.

Assista

Matemática de ouro

#educa

O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.

Assista

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Assista

Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves

Curta e Compartilhe

A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  

Assista

conexão sme

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

matemática

Números racionais na forma decimal

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Como somar números decimais; unidades, décimos e centésimos; a subtração de números decimais. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo diferentes significados de adição ou subtração.

Assista

Aula 03 – Problemas com divisão

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

Como resolver problemas com divisão e as diferentes situações e abordagens para o uso da operação.

Assista

Aula 03 – Relações métricas do triângulo retângulo

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A definição de um triângulo retângulo e as relações métricas do triângulo retângulo. Como calcular segmentos desconhecidos do polígono, a partir do conceito de projeção ortogonal e relações de correspondência.

Assista

Aula 22 – Adição algébrica com radicais

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Adição algébrica de radicais, soma e subtração de radicais semelhantes (com fatores externos ou não) e a resolução de expressões com radicais diferentes.

Assista

Nem oito, nem oitenta

Procura Acha (7° Ano)

O conceito de números racionais e como escrever números decimais em forma de fração.

Assista

Operando com polinômios

Fato Matemático

Operações com polinômios, propriedades de potenciação, expressões.

Assista

Problemas com porcentagem

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

Assista

Aula 35 – Noções de juros compostos

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A definição de juros compostos, sua principal utilização no mercado financeiro e como realizar o cálculo.

Assista