MATEMÁTICA
alfabetização

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

fundamental i

A planta do jardim

Adoro Problemas!

Plantas e mapas, escala numérica ou fracionária, semelhança de figuras e outros conceitos matemáticos relacionados ao estudo da cartografia.

Assista

Problemas com porcentagem

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

Assista

Mundo em gráficos

Adoro Problemas!

Como transformar diferentes informações em gráficos, os elementos de um gráfico e os diferentes tipos.

Assista

Números racionais na reta numérica

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Localização de números inteiros e decimais em uma reta numérica; identificação de retas numéricas no cotidiano; leitura de temperatura no termômetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.

Assista

O triângulo das barracas

Adoro Problemas!

Conceitos de triângulos, quadriláteros e polígonos. As diversas classificações de triângulos quanto ao número de lados, ângulos e eixos de simetria.

Assista

Unidades de medida de tempo

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

A origem da contagem de tempo com base no número 60; conversão de horas em minutos e de minutos em segundos. Atividades para os seguintes descritores de Matemática para o 5º ano:D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

Assista

Direita ou esquerda: vamos nos localizar!

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Localização e referencial; leitura de mapas; pontos cardeais e rosa dos ventos. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D1 – Identificar a localização e a movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

Assista

Entrando nos eixos

Adoro Problemas!

O que é simetria e como ela está presente na natureza e no nosso cotidiano. Simetria de reflexão e de rotação e eixos da simetria em figuras geométricas.

Assista

fundamental ii

Aula 10 – Círculo e circunferência

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

A diferença entre círculo e circunferência e como calcular o comprimento da circunferência e a área do círculo.

Assista

Resolução mental da equação do 2º grau

Matemática em Flashes

Como resolver mentalmente equações do 2º grau e o cálculo da soma e do produto das raízes.

Assista

Aula 37 – Pontos no plano cartesiano

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

O que é um plano cartesiano, como identificar e marcar pontos no plano cartesiano. As coordenadas e quadrantes de um plano cartesiano. 

Assista

Aula 02 – Semelhança: semelhança de triângulos

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como calcular segmentos desconhecidos de um triângulo a partir do conceito de razão de semelhança e da identificação dos tipos de semelhança de triângulos. 

Assista

Um programa cem por cento

Procura Acha (7° Ano)

Conceito e solução de problemas com porcentagem, como calcular mentalmente valores de 10% e 50% e uso da porcentagem em pesquisas.

Assista

Aula 04 – Arredondamento

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Como fazer o arredondamento de números racionais e irracionais.

Assista

Aula 16 – Produto da soma pela diferença

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Como a Geometria auxilia a encontrar uma expressão mais simples para o produto notável, o desenvolvimento algébrico e a aplicação também para o cálculo de multiplicações numéricas.

Assista

Aula 20 – Análise de gráficos e tabelas

Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano

Construção e análise de gráficos e tabelas. O que são os gráficos e quais as suas utilidades.

Assista

eja

Matemática e Ciências

II Semana do Peja (2020)

Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).

Assista

práticas docentes

Robótica nas escolas

#educa

O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.

Assista

Matemática de ouro

#educa

O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.

Assista

Raciocínio lógico

#educa

A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.

Assista

Matemática divertida

Ensinar e Aprender

A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura. 

Assista

Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves

Curta e Compartilhe

A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.  

Assista

conexão sme

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

Assista

matemática

Aula 14 – Propriedades das potências: expoente zero, um e negativo

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Por que todo número elevado a zero é igual a um. As propriedades das potências e como calcular potências com expoente zero, um e negativo.

Assista

Área de figuras planas em malha quadriculada

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

A definição de área e como calcular a área de figuras planas em malha quadriculada. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Assista

Aula 43 – Construção de gráficos de funções afim

Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano

Como construir gráficos de funções afim, análise das coordenadas (x, y) de um ponto como representação geométrica da relação do valor de x com f(x) e a construção de uma tabela de valores de x e de f(x) de cada função. 

Assista

Surfando embaixo d`água

Procura Acha (7° Ano)

Números positivos e negativos no nosso dia a dia, como calcular a variação entre eles e como usar a reta numerada.

Assista

Aula 18 – Fatoração por agrupamento

Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano

Como fazer fatoração por agrupamento, como realizar este tipo de operação e a aplicação dela em problemas geométricos e aplicados.

Assista

Multiplicação e divisão com números naturais

Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano

Resolução de problemas com números naturais; exercícios de divisão e multiplicação. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano: D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

Assista

Aula 19 – Porcentagem

Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano

O conceito de porcentagem e a aplicação para o cálculo da porcentagem em situações-problema.

Assista

Variou aqui, variou ali

Procura Acha (7° Ano)

A proporcionalidade e o conceito de proporções e grandezas direta e inversamente proporcionais.

Assista