
Palestra "A Matemática na alfabetização"
V Semana de Alfabetização
Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.


A medida da fantasia
Adoro Problemas!
Como calcular o perímetro e a área. As diferentes unidades de medida como quilômetro quadrado e hectare.
Cálculo do perímetro na malha quadriculada
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Definição, cálculo e utilidade do perímetro. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Problemas com porcentagem
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
Matemática divertida
Ensinar e Aprender
A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura.
O triângulo das barracas
Adoro Problemas!
Conceitos de triângulos, quadriláteros e polígonos. As diversas classificações de triângulos quanto ao número de lados, ângulos e eixos de simetria.
Decimais na reciclagem
Adoro Problemas!
Conceitos de unidade, dezena, centena, décimo, centésimo, milésimo, parte inteira e parte decimal. Os números decimais no sistema monetário e em outras áreas do nosso cotidiano.
A horta fracionada
Adoro Problemas!
Relação parte-todo, razão, quociente, operador, frações equivalentes e vários outros conceitos para aprender e trabalhar com frações.
A planta do jardim
Adoro Problemas!
Plantas e mapas, escala numérica ou fracionária, semelhança de figuras e outros conceitos matemáticos relacionados ao estudo da cartografia.


Aula 32 – Composição da equação do 2º grau com raízes
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Como realizar a composição da equação do 2º grau com raízes. A fórmula x² - Sx + P = 0 e como montar uma equação do 2º grau a partir do resultado, ou seja, a partir do valor de suas raízes, sejam elas números positivos, negativos ou fracionários.
Aula 12 – Resolução de problemas com equações do 1º grau
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
A equação do 1º grau e as etapas de resolução de problemas com equações do 1º grau em diversos exercícios para fixar os conceitos.
Introdução à Geometria
Procura Acha (6º Ano)
O conceito de Geometria, retas paralelas, concorrentes e perpendiculares, diferença entre sólidos geométricos e figuras planas.
Aula 16 – Produto da soma pela diferença
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Como a Geometria auxilia a encontrar uma expressão mais simples para o produto notável, o desenvolvimento algébrico e a aplicação também para o cálculo de multiplicações numéricas.
Aula 07 – A ideia de área
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Conceitos de área e superfície e as unidades de medida empregadas. Como calcular a área de retângulos, quadrados e de outros polígonos.
Afinal, qual é o problema?
Procura Acha (7° Ano)
Solução de problemas matemáticos no nosso dia a dia com soluções aritméticas, algébricas e gráficas.
Afinal de contas
Procura Acha (6º Ano)
Usos e finalidades das operações de adição e subtração com números naturais.
Aula 08 – Números racionais: multiplicação e divisão
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
A multiplicação e a divisão de números racionais, fracionários e decimais.


Matemática e Ciências
II Semana do Peja (2020)
Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).


Robótica nas escolas
#educa
O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.
Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves
Curta e Compartilhe
A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.
Raciocínio lógico
#educa
A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.
Matemática de ouro
#educa
O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.
Matemática divertida
Ensinar e Aprender
A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura.


Palestra "A Matemática na alfabetização"
V Semana de Alfabetização
Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.


Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves
Curta e Compartilhe
A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.
O tempo não para
Adoro Problemas!
Tempo cronológico, tempo social, tempo histórico. Os vários conceitos de tempo e as unidades de medidas de tempo.
Aula 04 – Arredondamento
Tempo de Estudar – Matemática – 8° ano
Como fazer o arredondamento de números racionais e irracionais.
Localização de pontos e solução gráfica
Fato Matemático
Representações de um ponto no plano cartesiano e solução gráfica de uma equação.
A multiplicação dos sanduíches
Adoro Problemas!
Adição de parcelas iguais, multiplicação de números naturais, proporcionalidade, propriedades da multiplicação e tabuada.
Aula 10 – As frações do dia a dia
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
O conceito de fração e as diferentes aplicações cotidianas.
Aula 08 – Áreas de figuras planas: triângulo
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
O cálculo da área de triângulos – com atenção ao caso particular do triângulo retângulo.
Aula 33 – Problemas com porcentagem
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Como calcular a porcentagem de um valor, o conceito e as aplicações para a resolução de problemas.
