LÍNGUA PORTUGUESA
alfabetização

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Assista

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE. 

Assista

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida. 

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Assista

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

fundamental i

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Charada

Turma da Biblioteca

O que é coerência e coesão textual. Como construir um texto pensando o que escrever, para que e para quem.

Assista

Nas entrelinhas: humor e ironia

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Como identificar os efeitos da ironia e do humor em um texto; o uso de trocadilhos, piadas e memes nos textos. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Assista

A narrativa e seus elementos

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

O que é uma narrativa; personagens, espaço e tempo; o conflito gerador, o clímax e o desfecho. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.D8 – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto.

Assista

Bibliotecando

Turma da Biblioteca

Como pesquisar corretamente em uma biblioteca ou pela internet. A construção do conhecimento por meio da pesquisa.

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Fato ou opinião?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

A diferença entre fato e opinião na análise de uma biografia, o uso de adjetivos e outras palavras que qualificam e informações subjetivas. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Assista

Marcas linguísticas

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

A linguagem coloquial e a linguagem culta; as diferentes expressões e modos de falar dependendo da região do Brasil. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Assista

fundamental ii

Rio

Poesia Concreta na Escola

Aluna: Samantha Regina Pinto, da E.M. Hélio Smidt (4ª CRE). Professora: Terezinha dos Santos Pereira.

Assista

Um vídeo sobre a nossa vida: crônica

Morde a Língua

As origens e características da crônica e sua inspiração no cotidiano, as formas de construção e conteúdo de uma crônica, a relação com os vlogs e os grandes cronistas brasileiros.

Assista

Os vários "Brasis"

Mar de Palavras

As diferenças entre a língua portuguesa falada em Portugal, em outros países e nos diversos "Brasis".

Assista

Aula 09 – O texto é um tecido I! As narrativas do texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

O encadeamento e a costura que formam a coesão entre as partes de um texto, as narrativas do texto e como usar repetições e substituições para tornar um texto coeso.

Assista

Carro

Poesia Concreta na Escola

Aluno: Pablo Matheus Gonçalves Lima, da E.M. Baden Powell (6ª CRE). Professora: Jeane Santiago.

Assista

Aula 20 – O que revisar em meu texto?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

A importância de revisar e reescrever o próprio texto. A análise que permite ver se o texto está adequado ao leitor, ao contexto e ao objetivo da comunicação. 

Assista

Aula 07 – As informações principais e secundárias em um texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

Como identificar e diferenciar as ideias principais e secundárias de um texto, a hierarquia de ideias. 

Assista

Aula 05 – Os argumentos sustentam a tese II

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

Como construir um argumento, a análise dos argumentos de uma tese e como embasar uma argumentação.

Assista

eja

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Assista

práticas docentes

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Língua Portuguesa, com certeza

Ensinar e Aprender

A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório, na Gávea/2ªCRE, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura. 

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Todos os caminhos levam à leitura

#educa

A professora Clarice Campos, da Sala de Leitura da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), fala sobre como fazer as novas gerações se apaixonarem pelos livros. Francisco Tadeu, animador da MultiRio e diretor de Aquitã, o indiozinho, da série Que medo!, comenta a produção, lançada, também, em uma coleção de livros infantis com realidade aumentada.

Assista

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE. 

Assista

Projeto Poesia - A Força da Palavra - E.M. Rugendas

Práticas que Transformam

Idealizado pela professora Aline da Costa, o projeto Poesia - A Força da Palavra, realizado na E.M. Rugendas (5ª CRE), em Madureira, reúne alunos, professores, funcionários, responsáveis e ex-alunos em torno da poesia. A partir da declamação de poemas, os participantes trabalham questões pessoais e sociais.

Assista

Manoel de Barros - Flirme

#educa

A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).

Assista

conexão sme

Manoel de Barros - Flirme

#educa

A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).

Assista

língua portuguesa

Pontuação e outros recursos gráficos

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Os efeitos da pontuação nos textos, a pontuação nas poesias; o uso da vírgula; o que são os haicais.  Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D14 - Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

Assista

Aula 20 – O que revisar em meu texto?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

A importância de revisar e reescrever o próprio texto. A análise que permite ver se o texto está adequado ao leitor, ao contexto e ao objetivo da comunicação. 

Assista

Dúvidas

Turma da Biblioteca

Ponto, dois pontos, vírgula, ponto e vírgula; interrogação, exclamação, reticências, aspas; outros sinais de pontuação e os usos no texto.

Assista

O português no Brasil

Mar de Palavras

A contribuição africana e indígena e as transformações sofridas pela língua do século XVI ao XVIII.

Assista

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida. 

Assista

Bota

Poesia Concreta na Escola

Aluno: João Pedro de Souza Costa, da E.M. Malba Tahan (5ª CRE). Professora: Marina Cardoso Batista.

Assista

Ideias demais: argumentação

Morde a Língua

O que é argumentação, a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, os diferentes tipos de argumento e as diversas formas de aplicá-los.

Assista

Língua Portuguesa, com certeza

Ensinar e Aprender

A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório, na Gávea/2ªCRE, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura. 

Assista