
Escrita na alfabetização
#educa
Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.
Professoras alfabetizadoras 3
Ensinar e Aprender
O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.
Professoras alfabetizadoras 1
Ensinar e Aprender
O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014.
Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia
II Semana do Peja (2020)
Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.
Especial Alfabetização – Escrita
Ensinar e Aprender
Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).
Especial Alfabetização – Leitura
Ensinar e Aprender
A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE).
Professoras alfabetizadoras 2
Ensinar e Aprender
As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE.
Especial sobre alfabetização
Ensinar e Aprender
A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida.


Descobrindo informações explícitas e implícitas
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
Como identificar a ideia central de um texto, demonstrando compreensão global. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D1 – Localizar informações explícitas em um texto; D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
Barulhinho bom
Turma da Biblioteca
Acentuação tônica, acentuação gráfica, sílabas tônicas; proparoxítonas, paroxítonas, oxítonas e os diferentes tipos de acentos.
Especial sobre alfabetização
Ensinar e Aprender
A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida.
Do que o texto fala?
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
Como identificar o tema de um texto; título e palavras-chave, elementos que ajudam a reconhecer o tema de um texto. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D6 - Identificar o tema de um texto.
Sala de Leitura: o coração da escola
Ensinar e Aprender
Os mais de 600 estudantes do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, contam com a iniciativa da professora da Sala de Leitura Edilza de Souza Mello Barboza, em projetos lúdicos e criativos: contação de histórias, com apoio de alunos monitores; montagem de peça teatral; passeio pela Bienal e outras atividades. Fora da escola, a professora aproveita o tempo para fazer caminhadas em locais como o Parque Madureira.
A última do Português pra se dar bem na Matemática!
#educa
Os professores Heitor Oliveira, de Matemática, e Luciane Almeida, de Língua Portuguesa, falam sobre a importante relação entre as duas disciplinas, pois uma parte dos estudantes erra questões simples por falta de atenção na leitura dos enunciados. Heitor e Luciane são os apresentadores das novas temporadas de Tempo de Estudar, dedicadas ao conteúdo do 5º ano.
Língua Portuguesa, com certeza
Ensinar e Aprender
A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório, na Gávea/2ªCRE, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura.
O baú misterioso
Turma da Biblioteca
Apropriação e variação vocabular. Expressões e construções da língua. Ambiguidades, figuras de linguagem, aspectos da formação de palavra e estrangeirismos.


Nuvem de chuva
Poesia Concreta na Escola
Aluna: Pamela Eduarda Barbosa Teixeira, da E.M. Venezuela (9ª CRE). Professora: Izabel Cristina de Rezende Rosal.
Aula 19 – Pensando em um texto coerente
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
Como escrever um texto coerente, ordenar frases e ideias para construir uma narrativa com coerência. A importância do título.
Foguete
Poesia Concreta na Escola
Aluna: Ariany Fonte Bôa Araújo, da E.M. Irmã Zélia (5ª CRE). Professora: Deise Ribeiro Campos.
Contadores, cantadores e encantadores
Palavra Puxa Palavra
O ofício de contar histórias, a literatura popular e de cordel. A poesia e as principais características de um poema.
Conexão & Cia
Palavra Puxa Palavra
Coerência, coesão e conexão textuais. Ideias de continuidade, a sequência lógica dos fatos e os termos que auxiliam a unidade do texto.
Aula 08 – Descobrindo o sentido das palavras e expressões
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
O contexto para interpretar o sentido e o significado de palavras e expressões.
Aula 02 – O que você pensa sobre isso? Isso é fato? Isso é opinião?
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
Os conceitos e diferenças entre fato e opinião e como diferenciá-los a partir das informações do texto.
Ideias demais: argumentação
Morde a Língua
O que é argumentação, a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, os diferentes tipos de argumento e as diversas formas de aplicá-los.


Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia
II Semana do Peja (2020)
Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.


Projeto Poesia - A Força da Palavra - E.M. Rugendas
Práticas que Transformam
Idealizado pela professora Aline da Costa, o projeto Poesia - A Força da Palavra, realizado na E.M. Rugendas (5ª CRE), em Madureira, reúne alunos, professores, funcionários, responsáveis e ex-alunos em torno da poesia. A partir da declamação de poemas, os participantes trabalham questões pessoais e sociais.
Todos os caminhos levam à leitura
#educa
A professora Clarice Campos, da Sala de Leitura da E.M. Eunice Weaver (7ª CRE), fala sobre como fazer as novas gerações se apaixonarem pelos livros. Francisco Tadeu, animador da MultiRio e diretor de Aquitã, o indiozinho, da série Que medo!, comenta a produção, lançada, também, em uma coleção de livros infantis com realidade aumentada.
Sala de Leitura: o coração da escola
Ensinar e Aprender
Os mais de 600 estudantes do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, contam com a iniciativa da professora da Sala de Leitura Edilza de Souza Mello Barboza, em projetos lúdicos e criativos: contação de histórias, com apoio de alunos monitores; montagem de peça teatral; passeio pela Bienal e outras atividades. Fora da escola, a professora aproveita o tempo para fazer caminhadas em locais como o Parque Madureira.
Poesia nas escolas
#educa
A professora, escritora e psicanalista Ninfa Parreiras oferece sugestões de como as escolas podem trabalhar a poesia com os alunos, mesmo fora das aulas de Língua Portuguesa, e como incentivá-los a produzirem poemas.
Manoel de Barros - Flirme
#educa
A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).
Língua Portuguesa, com certeza
Ensinar e Aprender
A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório, na Gávea/2ªCRE, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura.
Professoras alfabetizadoras 2
Ensinar e Aprender
As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE.
Professoras alfabetizadoras 3
Ensinar e Aprender
O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.


Manoel de Barros - Flirme
#educa
A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).


Lima Barreto
Cidade de Leitores
Os mistérios e a loucura de Lima Barreto, sua visceralidade e literatura são discutidos por Luciana Hidalgo, jornalista e doutora em Literatura Comparada pela UFRJ, e por Luiz Antônio Pilar, diretor da peça Lima Barreto, ao terceiro dia.
Descobrindo informações explícitas e implícitas
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
Como identificar a ideia central de um texto, demonstrando compreensão global. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D1 – Localizar informações explícitas em um texto; D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
Ler para viver
Turma da Biblioteca
As grandes aventuras que habitam o enredo da literatura infantil: contos de fadas, mitologias, histórias de cavaleiros de capa e espada, marinheiros, náufragos e detetives mirins.
Sala de Leitura: o coração da escola
Ensinar e Aprender
Os mais de 600 estudantes do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, contam com a iniciativa da professora da Sala de Leitura Edilza de Souza Mello Barboza, em projetos lúdicos e criativos: contação de histórias, com apoio de alunos monitores; montagem de peça teatral; passeio pela Bienal e outras atividades. Fora da escola, a professora aproveita o tempo para fazer caminhadas em locais como o Parque Madureira.
Professoras alfabetizadoras 1
Ensinar e Aprender
O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014.
Foguete
Poesia Concreta na Escola
Aluna: Ariany Fonte Bôa Araújo, da E.M. Irmã Zélia (5ª CRE). Professora: Deise Ribeiro Campos.
Onde mora o preconceito?
#educa
A professora Teresa Vitoria Alves, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), e a gestora cultural Graça Gomes, da Alternativa Cultura, falam sobre o Prêmio Literário do Ensino Fundamental cujo tema em 2019 é "Onde mora o preconceito?”. O concurso tem o objetivo de estimular o pensamento crítico nos alunos e de despertar o interesse pela produção escrita.
Nas entrelinhas: humor e ironia
Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano
Como identificar os efeitos da ironia e do humor em um texto; o uso de trocadilhos, piadas e memes nos textos. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
