LÍNGUA PORTUGUESA
alfabetização

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida. 

Assista

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE. 

Assista

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Assista

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Assista

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Assista

fundamental i

Relações coesivas e lógico-discursivas

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

As relações presentes nos textos e como elas se articulam; como evitar a repetição de palavras usando pronomes, sinônimos ou verbos. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D2 - estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.

Assista

Nas entrelinhas: humor e ironia

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Como identificar os efeitos da ironia e do humor em um texto; o uso de trocadilhos, piadas e memes nos textos. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Assista

Dúvidas

Turma da Biblioteca

Ponto, dois pontos, vírgula, ponto e vírgula; interrogação, exclamação, reticências, aspas; outros sinais de pontuação e os usos no texto.

Assista

Marcas linguísticas

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

A linguagem coloquial e a linguagem culta; as diferentes expressões e modos de falar dependendo da região do Brasil. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Assista

Do que o texto fala?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Como identificar o tema de um texto; título e palavras-chave, elementos que ajudam a reconhecer o tema de um texto. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D6 - Identificar o tema de um texto.

Assista

Charada

Turma da Biblioteca

O que é coerência e coesão textual. Como construir um texto pensando o que escrever, para que e para quem.

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Fato ou opinião?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

A diferença entre fato e opinião na análise de uma biografia, o uso de adjetivos e outras palavras que qualificam e informações subjetivas. Atividades para o seguinte descritor de Língua Portuguesa para o 5º ano: D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Assista

fundamental ii

Aula 06 – Elementos que constroem a narrativa

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

As características e os elementos de um texto narrativo como personagem, espaço, tempo, narrador e enredo.

Assista

Tinha uma irmã no meio do caminho: intertextualidade

Morde a Língua

As diferentes formas de intertextualidade em textos verbais e não verbais, como citação, paráfrase e paródia.

Assista

Um vídeo sobre a nossa vida: crônica

Morde a Língua

As origens e características da crônica e sua inspiração no cotidiano, as formas de construção e conteúdo de uma crônica, a relação com os vlogs e os grandes cronistas brasileiros.

Assista

Aula 08 – Descobrindo o sentido das palavras e expressões

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

O contexto para interpretar o sentido e o significado de palavras e expressões.

Assista

Super-Ruiva: quadrinhos

Morde a Língua

A linguagem das histórias em quadrinhos, com todos os seus recursos e significados e como construir uma personagem super-heroína: a Super-Ruiva.

Assista

Contadores, cantadores e encantadores

Palavra Puxa Palavra

O ofício de contar histórias, a literatura popular e de cordel. A poesia e as principais características de um poema.

Assista

Coração

Poesia Concreta na Escola

Aluno: Cleisson Barbosa da Silva, da E.M. Maria Baptistina Duffles Teixeira Lott (5ª CRE). Professora: Ana Cristina da Silva Teixeira.

Assista

Aula 16 – Não se escreve como se fala

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

As diferenças entre o texto falado e o texto escrito e a importância do contexto na elaboração de uma redação.

Assista

eja

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Assista

práticas docentes

Manoel de Barros - Flirme

#educa

A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).

Assista

Sala de Leitura: o coração da escola

Ensinar e Aprender

Os mais de 600 estudantes do Ciep Glauber Rocha (6ª CRE), na Pavuna, contam com a iniciativa da professora da Sala de Leitura Edilza de Souza Mello Barboza, em projetos lúdicos e criativos: contação de histórias, com apoio de alunos monitores; montagem de peça teatral; passeio pela Bienal e outras atividades. Fora da escola, a professora aproveita o tempo para fazer caminhadas em locais como o Parque Madureira.

Assista

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE). 

Assista

Língua Portuguesa, com certeza

Ensinar e Aprender

A professora Lucimar Adão, da Sala de Leitura da E.M. Desembargador Oscar Tenório, na Gávea/2ªCRE, acredita que o aprendizado da Língua Portuguesa deve ser sempre divertido. Por isso, faz parcerias com professores de outras disciplinas, promove passeios e cria projetos a fim de atrair os alunos para o prazer da leitura. 

Assista

Poesia nas escolas

#educa

A professora, escritora e psicanalista Ninfa Parreiras oferece sugestões de como as escolas podem trabalhar a poesia com os alunos, mesmo fora das aulas de Língua Portuguesa, e como incentivá-los a produzirem poemas.

Assista

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE. 

Assista

Da língua padrão aos memes: o que você precisa saber sobre isso?

#educa

A escritora Suzana Vargas, diretora do Instituto Estação das Letras, e a professora Luana Rezende, diretora adjunta do EDI Irmã Margarita Alarcon (2ª CRE), conversam sobre a relação entre a norma padrão da língua portuguesa e a escrita não convencional da internet. Elas sugerem formas de aliar essas práticas.

Assista

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014. 

Assista

conexão sme

Manoel de Barros - Flirme

#educa

A educadora Marcela Medina, doutora em Letras pela PUC-Rio, e a professora Rosângela de Souza, da E.M. Brasil (4ª CRE), conversam sobre a obra do poeta Manoel de Barros, autor homenageado da 1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme).

Assista

língua portuguesa

Do que o texto fala?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

Como identificar o tema de um texto; título e palavras-chave, elementos que ajudam a reconhecer o tema de um texto. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D6 - Identificar o tema de um texto.

Assista

Aula 20 – O que revisar em meu texto?

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

A importância de revisar e reescrever o próprio texto. A análise que permite ver se o texto está adequado ao leitor, ao contexto e ao objetivo da comunicação. 

Assista

O baú misterioso

Turma da Biblioteca

Apropriação e variação vocabular. Expressões e construções da língua. Ambiguidades, figuras de linguagem, aspectos da formação de palavra e estrangeirismos.

Assista

Aula 12 – Pontuação? Pontuação! Recurso sintático do texto

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

Os usos, efeitos e finalidade dos sinais de pontuação. A pontuação como recurso sintático do texto e, também, o seu uso estilístico.

Assista

A narrativa e seus elementos

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

O que é uma narrativa; personagens, espaço e tempo; o conflito gerador, o clímax e o desfecho. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.D8 – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto.

Assista

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Assista

Aula 06 – Elementos que constroem a narrativa

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano

As características e os elementos de um texto narrativo como personagem, espaço, tempo, narrador e enredo.

Assista

Inferindo os sentidos

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 5º ano

A descoberta do significado de palavras e expressões a partir do contexto; o uso de glossários e dicionários. Atividades para os seguintes descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano: D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Assista