GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

Assista

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

Assista

gestão escolar

Desafios da Gestão da Sala de Aula

Gestão da Sala de Aula

O professor Eduardo Maluf, mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, ministrou a palestra Desafios da Gestão da Sala de Aula no auditório da Escola de Formação Paulo Freire. O evento marcou o lançamento do Programa de Formação Continuada do Professor Regente do Município do Rio de Janeiro.

Assista

Design thinking na escola

#educa

A especialista Bruna Nunes, do Instituto Educadigital, explica o que é o design thinking, uma maneira inovadora de abordar problemas que pode ajudar os educadores a encontrar soluções para os desafios surgidos nas escolas.

Assista

Ana Rosa

Gente da Escola

Acompanhe a trajetória e a rotina de Ana Rosa Dourado, diretora da E.M. O'Higgins (8ª CRE), em Bangu. Ex-aluna da escola, ela estudou contabilidade, entrou para a rede municipal de ensino como merendeira, tornou-se professora e teve a oportunidade de trabalhar na unidade em que estudou e cresceu.

Assista

Matrícula na Rede

#educa

A assessora da Subsecretaria de Gestão da SME-Rio, Aline Rezende, explica as novidades e os procedimentos para o período de matrículas nas escolas da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro.

Assista

Gestão participativa

Ensinar e Aprender

Os desafios da gestão escolar com a experiência de Jarilda da Fonseca, diretora da E.M. Professora Leocádia Torres (10ª CRE), em Guaratiba. A educadora cria um clima de responsabilidade compartilhada na direção, no qual toda a equipe pensa junto e dialoga, em busca de alternativas e soluções para gerenciar alunos e professores.

Assista

Evasão x avaliação

#educa

Qual é a relação entre avaliação e evasão escolar? O professor Ruben Klein, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), responde a essa pergunta e explica, também, como uma avaliação em grande escala influencia a vida do aluno e a gestão escolar.

Assista

Autoavaliação das Unidades Escolares

Autoavaliação das Unidades Escolares

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro promoveu um processo de autoavaliação em todas as suas unidades. Esse processo está relacionado à construção da identidade das escolas e propõe uma reflexão conjunta com os diversos atores escolares para identificar potencialidades e dificuldades. A autoavaliação deve estar pautada na razão de existir das unidades: a busca contínua pela garantia do acesso e do aprendizado do aluno.

Assista

Time de Alfabetizadores

#educa

A gerente de alfabetização da SME, Janaína Cruz, e a assistente da Gerência de Alfabetização Denise Cruz falam sobre o projeto Time de Alfabetizadores, que pretende garantir a plena alfabetização de todas as crianças da rede pública da cidade do Rio de Janeiro até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Assista