ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
FILTROS
ANO/PÚBLICO
COMPONENTE
TEMA
MÍDIA
RESULTADO DE BUSCA PARA
"Gestão Escolar"
Executar nova busca
Ordenado por:
SÉRIES
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
Produtos relacionados ao processo de autoavaliação proposto pela Secretaria Municipal de Educação: campanha de divulgação; kit com sugestões de ferramentas e metodologias; e reportagens que mostram como escolas da Rede realizaram suas autoavaliações. 
Semana de Planejamento 2019
Na semana anterior ao início do ano letivo, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e agentes educadores puderam acompanhar, ao vivo, as palestras da doutora em Educação Silvina Fernández, sobre planejamento escolar, e da mestre em Linguística Aplicada Bete Rodrigues, sobre disciplina positiva em sala de aula. Profissionais que acompanharam o evento, presencialmente ou pelas telessalas da Rede Municipal, fizeram perguntas para tirar suas dúvidas. A Semana de Planejamento ocorreu nos dias 5 e 6 de fevereiro, na Escola de Formação Paulo Freire.
Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2021
A Jornada é uma ação da Secretaria Municipal de Educação, desenvolvida pela Subsecretaria de Ensino, a Escola de Formação Paulo Freire e a MultiRio, com o objetivo de levantar possibilidades, explorar recursos e provocar reflexões sobre o fazer pedagógico.            
Material de Complementação Escolar (MCE)
Confira materiais pedagógicos em diversas mídias desenvolvidos pela MultiRio e pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Os materiais, alinhados ao Currículo Carioca 2020 e categorizados por ano de escolaridade, são oferecidos como apoio aos professores e à complementação escolar dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024
Nos dias 1º e 2 de fevereiro, acontece Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024 em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Rio.
Boas Práticas da Rede
O projeto das Cartografias de Boas Práticas da Rede agora conta, também, com uma uma série audiovisual. Em formato de pequenos documentários, a série Boas Práticas da Rede visita unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Rio para mostrar como professores desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras nas escolas cariocas.
1º Fórum de Prevenção às Violências na Escola (FPVE)
Com o tema "Convivências na escola: mediação e diálogo no fortalecimento de práticas de proteção à infância e à adolescência”, o 1º Fórum de Prevenção às Violências na Escola (FPVE) tem o objetivo principal de promover ampla discussão a respeito das relações entre estudantes e entre profissionais e estudantes das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Rio.
Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023
A Jornada Pedagógica de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023 acontece de 1º a 3 de fevereiro com materiais para estudo, reflexão e debate para a dinâmica das atividades a serem desenvolvidas nas unidades escolares.
CONTEÚDOS
video
  Gestão escolar

Gestão escolar

02/12/2019

O educador Henrique Zaremba da Camara fala sobre gestão escolar. Ele dedicou a vida à gestão de escolas e esteve na direção de um colégio por mais de três décadas.

#educa

video
Desafios da gestão escolar

Desafios da gestão escolar

22/02/2018

A professora Marcela de Oliveira, diretora do Ginásio de Novas Tecnologias (Gente) André Urani (2ª CRE), na Rocinha, fala sobre a importância da gestão e do planejamento escolar e o quanto esses fatores, quando bem feitos, podem contribuir para a melhoria do ensino.

#educa

texto
Gestão escolar: as novas diretrizes da SME

Gestão escolar: as novas diretrizes da SME

01/02/2018

Agora, as escolas serão apoiadas por supervisores pedagógicos e administrativos e farão autoavaliação antes de construir o plano de ação.

Reportagens

texto
Gestão escolar no foco das CREs

Gestão escolar no foco das CREs

11/07/2017

Para a nova coordenadora geral das CREs, Suely Pontes, o bom ou mau desempenho das unidades está relacionado à administração das escolas.

Reportagens

video
Gestão escolar

Gestão escolar

24/10/2011

Liderança, elaboração e implantação de um projeto político-pedagógico; incentivo à participação da comunidade e dos pais; administração da unidade de ensino. Convidada: Débora Dias Gomes, pedagoga.

Conceito & Ação

video
Gestão participativa

Gestão participativa

21/12/2015

Os desafios da gestão escolar com a experiência de Jarilda da Fonseca, diretora da E.M. Professora Leocádia Torres (10ª CRE), em Guaratiba. A educadora cria um clima de responsabilidade compartilhada na direção, no qual toda a equipe pensa junto e dialoga, em busca de alternativas e soluções para gerenciar alunos e professores.

Ensinar e Aprender

video
Estrutura escolar

Estrutura escolar

01/04/2012

A maneira como uma escola é administrada tem influência direta no desempenho dos alunos. Especialista: Christiane de Salles Lopes, assessora II da Coordenação de Gestão Escolar e Governança da SME.

Educação em Família

video
Mesa de abertura e palestra Escola e professores: proteger, transformar, valorizar

Mesa de abertura e palestra Escola e professores: proteger, transformar, valorizar

18/02/2022

Apresentação das Metas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação do Rio para 2022 com o secretário de Educação, Renan Ferreirinha; a subsecretária de Ensino, Teca Pontual; e o coordenador da CAGE (Coordenadoria de Apoio à Gestão Escolar), Marcelo Fernandes do Nascimento. Na sequência, a palestra "Escola e Professores: Proteger, transformar, valorizar", com o doutor em Ciências da Educação e Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa.

Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2022

video
Aplicativos educativos

Aplicativos educativos

27/03/2018

Este episódio apresenta duas exeriências com aplicativos que auxiliam na gestão escolar e no processo de ensino. O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela já tem mais de dois mil downloads e está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências, acesso ao currículo de diversos cientistas e muito mais.

#educa

video
Evasão x avaliação

Evasão x avaliação

03/10/2017

Qual é a relação entre avaliação e evasão escolar? O professor Ruben Klein, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), responde a essa pergunta e explica, também, como uma avaliação em grande escala influencia a vida do aluno e a gestão escolar.

#educa

video
Tira-dúvidas II

Tira-dúvidas II

29/05/2012

Reúne dúvidas de pais não respondidas em programas anteriores. Especialistas: Andrea Ramal, educadora; Christiane de Salles Lopes, assessora II da Coordenação de Gestão Escolar e Governança da SME; e Simone Souza, gerente da Educação Infantil.

Educação em Família

video
Tira-dúvidas I

Tira-dúvidas I

29/05/2012

Reúne dúvidas de pais não respondidas em programas anteriores. Especialistas: Andrea Ramal, educadora; Christiane de Salles Lopes, assessora II da Coordenação de Gestão Escolar e Governança da SME; e Simone Souza, gerente da Educação Infantil.

Educação em Família

texto
Gestão das escolas e rendimento acadêmico: uma pesquisa na Rede Municipal

Gestão das escolas e rendimento acadêmico: uma pesquisa na Rede Municipal

20/07/2018

Liderança do diretor e bom clima escolar se revelam importantes.

Reportagens

texto
Autoavaliação, CECs e gestão democrática na Rede Municipal

Autoavaliação, CECs e gestão democrática na Rede Municipal

24/04/2018

Expectativa da SME é que processo de autoavaliação seja fruto de amplo debate da comunidade escolar.

Reportagens

video
Gestão pedagógica e planejamento do ambiente escolar

Gestão pedagógica e planejamento do ambiente escolar

31/01/2020

Os professores Alessandra Santos, Douglas Neves, Ricardo Luiz da Silva Fernandes e Samanta dos Santos Alves, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, participam de uma mesa-redonda sobre gestão pedagógica e planejamento do ambiente escolar, que faz parte da Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas, organizada pela SME, em parceria com a MultiRio, pelo início do ano letivo.

Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas

video
Desafios da Gestão da Sala de Aula

Desafios da Gestão da Sala de Aula

03/05/2019

O professor Eduardo Maluf, mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, ministrou a palestra Desafios da Gestão da Sala de Aula no auditório da Escola de Formação Paulo Freire. O evento marcou o lançamento do Programa de Formação Continuada do Professor Regente do Município do Rio de Janeiro.

Especial