GESTÃO ESCOLAR
ciências

Aplicativos educativos

#educa

O professor Jeferson Farias, da Gerência de Recursos Humanos da 2ª CRE, criou uma ferramenta para ajudar na gestão da 9ª CRE e, hoje, ela está sendo usada em várias unidades escolares da SME. Já o professor de Ciências Leonardo Lima, diretor-adjunto da E.M. Medalhista Olímpico Diego Hypólito (9ª CRE), em Inhoaíba, criou o app Ciência na Palma da Mão, que oferece curiosidades sobre Ciências.

educação física

Movimento e cidadania

Ensinar e Aprender

Apaixonado por voleibol, o professor de Educação Física Antônio Costa, da E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE), em Portuguesa, na Ilha do Governador, é responsável por projetos sociais como o Vôlei na Rede, do Instituto Compartilhar. Para ele, o esporte influencia a formação do indivíduo, incentiva o surgimento de novas lideranças e estimula a cooperação.

gestão escolar

Educação em Rede

As educadoras Thereza Penna Firme, consultora na Fundação Cesgranrio, e Simone Macedo, professora do Ciep 1º de Maio (10ª CRE), em Santa Cruz, falam sobre a importância da avaliação para a melhoria da qualidade do ensino e mostram como a gestão escolar pode ajudar o aluno a se sentir parte da escola.

Marise

Gente da Escola

Marise Raposo é membro do Conselho Escola Comunidade da E.M. República do Peru (3ª CRE), no Méier, representante do segmento de pais e responsáveis. Seu engajamento com o universo escolar começou quando suas filhas eram alunas da unidade e permanece até hoje, mesmo depois que elas se formaram.

Gestão, desafios e conquistas

Ensinar e Aprender

A E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro (10ª CRE), em Paciência, se tornou referência na cidade. A diretora Patrícia Gomes conta como elevou a nota da escola no Ideb realizando reuniões e avaliações periódicas com a equipe e estabelecendo de metas internas.

Palestra com Silvina Fernández - Interação com os professores I

Semana de Planejamento 2019

Após palestra da doutora em Educação Silvina Fernández, sobre planejamento escolar, os profissionais que acompanharam o evento, presencialmente ou pelas telessalas da Rede, fizeram perguntas para tirar suas dúvidas.

Assista

A importância da formação continuada

#educa

O diretor da Escola de Formação Paulo Freire fala sobre os novos projetos e atribuições da instituição, que completa seis anos em 2018. Os cursos de capacitação e formação foram ampliados e, além dos professores, agora também atendem aos gestores e ao pessoal técnico-administrativo.

Gestão participativa

Ensinar e Aprender

Os desafios da gestão escolar com a experiência de Jarilda da Fonseca, diretora da E.M. Professora Leocádia Torres (10ª CRE), em Guaratiba. A educadora cria um clima de responsabilidade compartilhada na direção, no qual toda a equipe pensa junto e dialoga, em busca de alternativas e soluções para gerenciar alunos e professores.

Assista

Gestão pedagógica e planejamento do ambiente escolar

Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas

Os professores Alessandra Santos, Douglas Neves, Ricardo Luiz da Silva Fernandes e Samanta dos Santos Alves, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, participam de uma mesa-redonda sobre gestão pedagógica e planejamento do ambiente escolar, que faz parte da Formação Carioca 2020: Reflexões Pedagógicas, organizada pela SME, em parceria com a MultiRio, pelo início do ano letivo.

Gestão na Educação Infantil

Ensinar e Aprender

Estabelecer um forte elo da escola com a comunidade escolar é a base da gestão de Ana Claudia Alencar Portella, diretora do EDI Professora Giovana Bansi, em Bangu. Depois da recepção aos pais, na chegada das crianças, começa uma série de reuniões de planejamento, acompanhamento de projetos e supervisão do funcionamento da unidade. Nas horas de lazer, um dos programas de Ana Claudia é pedalar pelas ciclovias da cidade.