ALFABETIZAÇÃO
língua portuguesa

Professoras alfabetizadoras 3

Ensinar e Aprender

O trabalho diferenciado das professoras alfabetizadoras Paola Brum Arguelho, da E.M. Mário Penna da Rocha; e Maria de Fátima Rangel, da E.M. Haydea Vianna Fiuza de Castro, premiadas no Alfabetiza Rio 2014.

Especial Alfabetização – Escrita

Ensinar e Aprender

Professoras do 1º ano do Ensino Fundamental premiadas pelo Alfabetiza Rio 2013 comentam os caminhos para o desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização. Em destaque, a prática da educadora Ana Lúcia da Silva, da E.M. Professora Elisa Joaquina Daltro Peixoto (10ª CRE).

Professoras alfabetizadoras 1

Ensinar e Aprender

O trabalho das educadoras Ana Paula Calmon, da E.M. Presidente José Linhares, em Ipanema/2ª CRE, e Ana Laura Longugubo, da E.M. Montese, em Cordovil/4ª CRE, duas das vencedoras do Alfabetiza Rio 2014.

Escrita na alfabetização

#educa

Como garantir a apropriação da língua escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que fazer para alfabetizar com competência, considerando a leitura e escrita de mundo das crianças e as diversas plataformas? O professor Luiz Antonio Gomes Senna, da Faculdade de Educação da Uerj, responde a essas e a outras perguntas relacionadas à alfabetização.

Especial Alfabetização – Leitura

Ensinar e Aprender

A relevância da leitura no processo de alfabetização é tema de entrevistas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Conheça a prática das educadoras Simone Barbosa, da E.M. Quintino Bocaiúva (5ª CRE), e Andrea Souza Chaves, da E.M. General Euclydes de Figueiredo (2ª CRE).

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

Os professores Tiago Figueira, da E.M. Orlando Villas Boas (1ª CRE); Cássio Santos, do CIEP Vila Kennedy (8ª CRE), Patrícia Costa, do CIEP Rubens Paiva (7ª CRE); e Rosalia Romão, da E.M. Eduardo Rabelo (10ª CRE), apresentam experiências exitosas em Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia.

Professoras alfabetizadoras 2

Ensinar e Aprender

As experiências de duas professoras premiadas pelo Alfabetiza Rio 2014: Elaine Alves Leite, da E.M. Ricardo Brentani, em Santa Cruz/10ª CRE, e Sônia de Araújo Pinto, da E.M. José Pancetti, em Realengo/8ª CRE.

Especial sobre alfabetização

Ensinar e Aprender

A professora e doutora em Educação Cecília Goulart, da Faculdade de Educação da UFF, comenta as mudanças trazidas pelas tecnologias; a capacitação voltada para o olhar mais individualizado do professor em relação aos alunos; e a importância do contato com a leitura já nos primeiros meses de vida.

matemática

Palestra "A Matemática na alfabetização"

V Semana de Alfabetização

Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.

história e geografia

Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e História/Geografia

II Semana do Peja (2020)

alfabetização

Palestra “Os espaços da leitura e da escrita nas escolas cariocas: o trabalho com as várias áreas do conhecimento”

V Semana de Alfabetização

Uma reflexão sobre as relações entre ensinar e aprender, com o objetivo de avançar na produção de propostas que busquem novos parâmetros para um trabalho com a leitura e a escrita na escola pública carioca, e concomitantemente deem continuidade ao processo de alfabetização comprometido com a apropriação de conhecimentos das diferentes áreas do conhecimento como base para a produção de novos saberes. Palestrante: Cecilia Goulart (UFF).

Assista

Vozes para nos esperançar, caminhos possíveis para o ato de educar

IX Semana de Alfabetização

Com Orumar Cândido, coordenador pedagógico do Pré-vestibular NICA (Núcleo Independente Comunitário de Aprendizagem); Ricardo Jaheem, professor da Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais; e Nathalia Alho, professora da E.M. Osmar Paiva Camelo (4ª CRE).

Assista

O trabalho com diferentes linguagens e os modos de aprender na Alfabetização

VII Semana de Alfabetização

As professoras da Rede Municipal Juliana Rebelo Ferreira e Lyvia Teixeira Santos, da E.M. Desembargador Ney Palmeiro (7ª CRE), Suellen da Roche Gomes Junger, da E.M. Artur Azevedo (6ª CRE), Mara Lucia Laranjeira Malheiros, da E.M. Grandjean de Montigny (6ª CRE), e Paula Cid Lopes, doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da Uerj, participam do painel O trabalho com diferentes linguagens e os modos de aprender na Alfabetização.

Ler, escrever, desenhar

Um Convite ao Prazer da Leitura

Sugestões para que os adultos estimulem as crianças ao hábito da leitura, por exemplo, escrevendo junto com elas.

Ler em voz alta

Um Convite ao Prazer da Leitura

Sugestões para que os adultos estimulem as crianças ao hábito da leitura, por exemplo, lendo com elas.

Programa de abertura

IX Semana de Alfabetização

Os professores Ricardo Jaheem e Luan Ribeiro apresentam a roda de conversa Pedagogia de favelas: movimentos de passinho para alfabetização.

Assista

Diálogos sobre a diversidade e os caminhos da inclusão na alfabetização

VIII Semana de Alfabetização

A professora Cláudia Linhares, integrante da equipe do Instituto Helena Antipoff, e a professora Flavia Abreu, da Sala de Recursos da E.M. São Sebastião (7ª CRE), participam da mesa Diálogos sobre a diversidade e os caminhos da inclusão na alfabetização.

Especial sobre alfabetização