
Crianças como leitoras e escritoras - Parte I
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A relação entre crianças de até 3 anos e a linguagem escrita. O papel da Educação Infantil de ampliar as experiências culturais dos alunos e de valorizar diferentes linguagens. Convidada: Maria Emilia Lopez, especialista em Educação Infantil e coordenadora do projeto de formação docente da Universidade de Buenos Aires.
Um mundo repleto de leitura
Quarto de Brinquedo
A escrita na representação de ideias: da pedra ao computador.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
7ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Mediadora: Zilma Ramos de Oliveira –doutora em Psicologia e especialista em Educação Infantil Convidada: Patrícia Corsino – consultora do MEC Participantes: Ana Cristina Ferreira da Silva, Ananda da Luz Ferreira, Cristiane F. Amancio, Elisabeth Fernandes Martini, Fabiola Lira Gonçalves, Geise Carla de Souza Teixeira, Gilmara Mendes da Silva, Helena Mayara de O. Costa, Karen de Fátima Maciel, Luciane Frazão, Mariana Rodrigues Zadminas, Natalia Iorio da Silva e Valessa Carvalho.
O Lugar da Linguagem na Educação Infantil: Reflexões e Práticas
9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Denise Carvalho, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fala sobre o tema no EDI Neusa Maria Goulart Brizola (11ª CRE).
Literatura e espaços de leitura
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Práticas e situações que buscam a formação de crianças leitoras de literatura. Como instituições de Educação Infantil podem aorganizar e utilizar espaços de leitura. Convidado: Edmir Perrotti, doutor em Comunicação.
Crianças como leitoras e escritoras - Parte II
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A relação entre crianças de 4 e 5 anos e a linguagem escrita. Práticas que facilitam a apropriação da cultura escrita e proporcionam às crianças oportunidades de reflexão. Possibilidades de trabalho da escrita com crianças dessa faixa de idade. Convidada: Cecília Maria Goulart, doutora em Letras e professora da UFF.
A importância da literatura na construção do sujeito
XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
Uma conversa com a professora Simone Monteiro, assessora de Articulação Pedagógica na MultiRio, sobre a importância da literatura na construção do sujeito.


Eu conheço várias casas
UniDuniTV
O primeiro lugar onde a criança se descobre é dentro de casa: como é o lugar em que ela vive? Quais são as outras casas?
Organizações e concepções: a potência de experiências e narrativas no ambiente externo
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A terceira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil propõe uma reflexão a respeito da potência das experiências vividas em espaços externos, a fim de construir práticas que consideram as ecologias pessoal, social e ambiental. Convidadas: Léa Tiriba, professora da Escola de Educação da Unirio, e Katia Schaefer Bizzo, professora do Centro de Referência de Educação Infantil (Creir) do Colégio Pedro II.
Corpo e movimento
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.
Florescendo práticas, contando trajetórias
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. Convidadas: Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).
Brincadeiras
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.
Um olhar sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A quinta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil faz uma reflexão a respeito da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a fim de entender teoricamente a importância desse movimento para a criança, as famílias e os profissionais envolvidos. Convidadas: Georgete de Moura Barboza, doutoranda em Educação na UFRRJ, e Maíra de Oliveira Freitas, professora-assistente no CAp-Uerj.
Verdade ou mentira?
UniDuniTV
Brincando e jogando, descobertas são feitas e as explicações que ajudam a entender a vida aparecem.


Corpo, gestos e movimentos
7ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Mediadora: Zilma Ramos de Oliveira – doutora em Psicologia e especialista em Educação Infantil Convidado: Paulo Fochi – consultor do MEC Participantes: Adriana de Souza Spíndola, Aluanda Nabuco de Oliveira, Ana Caroline Campos, Andréa Batista de Barros, Angélica da Silva Barroso, Bianca Portugal dos Santos, Diana Teodosio Arruda Lisboa, Edna Silva Marins, Fabíola Farias Baptista da Cunha, Juracy Mourilhe de Oliveira, Michelle Pinheiro de Abreu Saramago, Monica Cristina dos Santos Moreira e Shirlei Machado.
Corpo - território de saberes, produções e conhecimentos
XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
A professora Bianca de Albuquerque Mathiesen, mestre em Ciências da Atividade Física, fala sobre o corpo como território de saberes, produções e conhecimentos.


Atirei o pau no gato
Cantigas de Roda
Animação sobre a tradicional canção Atirei o pau no gato. Nela, um menino entende a diferença entre brincar com um gato de brinquedo e outro de verdade.
Marcha, soldado
Cantigas de Roda
A história de um menino que vai seguindo uma parada militar e sonha em salvar a Bandeira Nacional durante um incêndio no quartel.
Casinha de cupim
Cantigas de Roda
Embalada pela cantiga de roda Casinha de cupim, veja a história de uma menina que é perseguida por cupins ao visitar várias casas.
Entrei na roda
Cantigas de Roda
Crianças se divertem em grupo para descobrir o mundo, o multiculturalismo e as interações sociais nas brincadeiras de roda.
Seu Lobo
Cantigas de Roda
“Vou passear no bosque, enquanto o Seu lobo não vem”... Cantando a tradicional cantiga infantil, crianças incomodam o lobo, que tenta escapar como pode.
A linda rosa juvenil
Cantigas de Roda
Contos de fadas, folclore nordestino e cordel ilustram o despertar de uma menina para os desejos da adolescência.
Se esta rua fosse minha
Cantigas de Roda
Sentindo-se rejeitado com o nascimento da irmã, um menino passa por uma situação inesperada que muda esse sentimento.
A velha a fiar
Cantigas de Roda
A cantiga é o pano de fundo da história que evidencia a relação do homem com o meio ambiente e o ciclo da vida no qual estamos incluídos.


Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil
9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Aristeo Leite Filho, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), discute o tema no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE).


O pedagógico de tudo e de todos nas interações
5ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Mediador: Marco Santoro – Professor da Uerj e do Colégio Pedro II Participantes:Lucelia Rohr – C.M. Santa TerezinhaLuciane Porto Frazão de Sousa – EDI Professor Roberto Luiz PereiraMichelle Saramago – C.M. Espaço Livre da CriançaRenata Lúcia Baptista – Ciep Yuri Gagarin/C.M. Dr. Juvenil de Souza Lopes
Ser docente na Educação Infantil
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A natureza da prática docente na Educação Infantil e o desafio da interação entre cuidar e educar. Brincadeiras e interações como fundamentos do desenvolvimento das crianças. Convidada: Sonia Kramer, doutora em Educação e professora da PUC-Rio.
As infâncias e as relações étnico-raciais
XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
A professora Joana Oscar, mestre em Educação pela UFRJ, fala sobre as infâncias e as relações étnico-raciais.
Experiências com a Educação Infantil - espaços, práticas e rotinas
XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
Palestra Experiências com a Educação Infantil - espaços, práticas e rotinas com Carolina Maria de Sales, especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio.
Relações Étnico-raciais na Educação Infantil
1ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Maírce Araújo, doutora em Educação. Relato de experiências: Cirandolando pelo folclore e cultura popular (agente auxiliar Gláucia Bispo, C.M. Major José Celestino Rodrigues dos Santos) e Quem disse que eu não sei ler? (coordenadora pedagógica Isabela Costa, EDI Joari).
Entre virais e invisíveis: as crianças e seus professores
12ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2021)
O terceiro dia da 12ª JPEI apresenta uma roda de conversa com Rita Ribes, professora na Uerj, Felipe Rocha, professor de Educação Física na SME- Rio, e Josele Teixeira, professora na SME-Rio.
Reunião de pais
#educa
As reuniões de pais são importantes para estabelecer um diálogo produtivo com as famílias e ajudam os responsáveis a entender as propostas de trabalho da creche. A professora e assistente da Gerência de Educação Infantil da SME Alessandra Savaget explica como organizar e realizar uma boa reunião de pais.
