Ficha Técnica

Indicação: 9º ano do Ensino Fundamental
Formato: videoaulas
Direção: Jacyra Lucas
Apresentação: Maria Teresa Tedesco

Tempo de Estudar – Língua Portuguesa – 9° ano
2016
Curriculares
Fundamental II
Língua Portuguesa
Séries

Série de videoaulas de revisão dos conteúdos de Língua Portuguesa para alunos do 9º ano com a professora Maria Teresa Tedesco, mestre e doutora em Linguística pela UFRJ. Cada aula inclui no final exercícios de fixação que são corrigidos no início da aula seguinte.

Episódios
Aula 19 – Pensando em um texto coerente

Como escrever um texto coerente, ordenar frases e ideias para construir uma narrativa com coerência. A importância do título.

Aula 18 – Por que fazer parágrafos?

A definição de parágrafo, seus diferentes tipos e como construir um bom parágrafo.

Aula 17 – O que todo texto tem que ter!

As três partes estruturantes de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Aula 16 – Não se escreve como se fala

As diferenças entre o texto falado e o texto escrito e a importância do contexto na elaboração de uma redação.

Aula 15 – Não se escreve sem planejamento

O planejamento de um texto, a preparação para a escrita, a pesquisa e ordenação de ideias; o que, para que e para quem escrever.

Aula 14 – As pistas do locutor e do interlocutor no texto

Como identificar o locutor e o interlocutor de um texto. As marcas linguísticas que ajudam a reconhecer cada um deles e os diferentes tipos de locutor.

Aula 13 – Pontuação? Pontuação! E seus efeitos de sentido

Os efeitos de sentido da pontuação e seu uso estilístico como recurso para reproduzir o discurso oral em textos escritos.

Aula 12 – Pontuação? Pontuação! Recurso sintático do texto

Os usos, efeitos e finalidade dos sinais de pontuação. A pontuação como recurso sintático do texto e, também, o seu uso estilístico.

Aula 11 – Como identificar as relações de causa e consequência presentes em um texto

A definição de sintaxe e as relações de causa e consequência presentes entre as palavras e as frases de um texto.

Aula 10 – O texto é um tecido II! As estratégias lógicas em um texto

O uso de conjunções e advérbios como elementos de ligação e as estratégias lógicas em um texto. 

Aula 09 – O texto é um tecido I! As narrativas do texto

O encadeamento e a costura que formam a coesão entre as partes de um texto, as narrativas do texto e como usar repetições e substituições para tornar um texto coeso.

Aula 20 – O que revisar em meu texto?

A importância de revisar e reescrever o próprio texto. A análise que permite ver se o texto está adequado ao leitor, ao contexto e ao objetivo da comunicação. 

Aula 08 – Descobrindo o sentido das palavras e expressões

O contexto para interpretar o sentido e o significado de palavras e expressões.

Aula 07 – As informações principais e secundárias em um texto

Como identificar e diferenciar as ideias principais e secundárias de um texto, a hierarquia de ideias. 

Aula 06 – Elementos que constroem a narrativa

As características e os elementos de um texto narrativo como personagem, espaço, tempo, narrador e enredo.

Aula 05 – Os argumentos sustentam a tese II

Como construir um argumento, a análise dos argumentos de uma tese e como embasar uma argumentação.

Aula 04 – Os argumentos sustentam a tese I

A definição de tese, os diferentes argumentos e os elementos de um texto argumentativo.

Aula 02 – O que você pensa sobre isso? Isso é fato? Isso é opinião?

Os conceitos e diferenças entre fato e opinião e como diferenciá-los a partir das informações do texto.

Aula 03 – Defendendo uma tese

O que é um texto argumentativo e seus elementos; a tese como elemento fundamental desse tipo de texto.

Aula 01 – Estratégias de leitura: do explícito ao implícito no texto

As definições de texto, os níveis e as estratégias de leitura. As informações implícitas e explícitas dentro de um texto.