
Indicação: escola e sociedade
Formato: documentário
Ideias inspiradoras e experiências bem-sucedidas, de escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, que podem ser replicadas em outras unidades.
Projeto que premia, anualmente, os alunos que mais se destacam na leitura, por ano de escolaridade, e vem incentivando um melhor desempenho e o gosto pela leitura. O evento envolve toda a comunidade escolar, tendo como jurados professores de outras unidades que não conhecem os candidatos. Ao final do concurso, um aluno por segmento recebe um tablet.
Estimula importantes vivências da realidade local para um grupo de alunos da E.M. Professor Vieira Fazenda, na Restinga da Marambaia (10ª CRE). O objetivo é valorizar os saberes locais e a atividade econômica desenvolvida ali. Depoimentos dos meninos da região e músicas sobre o tema, em parceria com o grupo Flautistas da Pro-Arte, ilustram o programa.
O encontro Papo Aberto, promovido pelo grêmio estudantil, é um espaço privilegiado para as turmas discutirem medos, angústias, além de tirar dúvidas sobre o funcionamento da escola. O tema bullying, já abordado em 2016, voltou ao centro das discussões, dessa vez demonstrando a mudança de comportamento tanto dos alunos que sofrem o abuso como o de quem impõe. A escola também se posicionou contra a prática, estimulando o diálogo e o respeito à diferença.
O professor de Música Roberto de Oliveira, do Ciep Roberto Morena (10ª CRE), em Paciência, utiliza suas aulas para criar um ambiente acolhedor e tranquilo para os alunos, que vivem em uma área conflagrada. Ele também contribui para a inclusão de estudantes com deficiência auditiva ao inserir a Libras nas coreografias das canções.
Idealizado pela professora Aline da Costa, o projeto Poesia - A Força da Palavra, realizado na E.M. Rugendas (5ª CRE), em Madureira, reúne alunos, professores, funcionários, responsáveis e ex-alunos em torno da poesia. A partir da declamação de poemas, os participantes trabalham questões pessoais e sociais.
O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.
Professor de Educação Física e mestre de capoeira, Ronaldo Lacerda, do Ciep Professor Lauro de Oliveira Lima, utiliza elementos da cultura afro-brasileira, como o maculelê, o samba de roda, o jongo e a própria capoeira, para trabalhar os conceitos de ancestralidade, não violência, ritmo, entre outros.