
Indicação: 9º ano do Ensino Fundamental
Formato: videoaulas
Apresentação: Anderson de Oliveira, Gina Pereira e Heitor Oliveira, professores de Matemática
Série de videoaulas de revisão de conteúdos de Matemática para alunos do 9º ano. Cada aula inclui no final exercícios de fixação que são corrigidos no início da aula seguinte. Os conteúdos de Geometria são ministrados pelo professor Anderson de Oliveira, da Escola Municipal Mozart Lago (5ª CRE), em Oswaldo Cruz; os de Álgebra, pela professora Gina Pereira, do Ginásio Carioca Governador Carlos Lacerda (7ª CRE), na Taquara, e pelo professor Heitor Oliveira, da Escola Municipal Estácio de Sá (2ª CRE), na Urca.
Operações com números inteiros: adição, subtração, divisão e multiplicação. O que são números opostos ou simétricos, como multiplicar e dividir números positivos e negativos, a definição de potenciação.
Como fatorar polinômios, o conceito de fatoração e os três casos especiais de fatoração de polinômios: 1º caso (fator comum), 2º caso (agrupamento) e 3º caso (diferença de dois quadrados).
A elaboração de uma tabela de valores de x e de f(x) de cada função e a representação dos pontos obtidos na tabela no plano cartesiano. Como identificar o padrão parabólico dos pontos de uma função quadrática e determinar os pontos importantes para a construção de um gráfico de uma função quadrática.
Como interpretar gráficos de função quadrática. Identificação dos elementos do gráfico, como zeros da função, ponto de vértice, crescimento e decrescimento, e análise dos sinais da função.
Identificação, interpretação e análise de problemas que envolvem a função do 2º grau. Os elementos que constituem o domínio das funções trabalhadas e a resolução de problemas com função quadrática.
Como encontrar o ponto de vértice de uma parábola, o valor máximo e o valor mínimo que uma função quadrática pode assumir, cálculo do ponto vértice de uma função quadrática (parábola) e conceito de simetria da parábola.
Cálculo de alguns valores da função f – valor numérico –, como verificar a existência de um valor de x que faz com que a função y seja zero (zero da função). O cálculo de f(x) = 0 (resolução de uma equação do 2º grau) e gráficos de funções quadráticas com enfoque nos zeros da função.
O que é uma função do 2º grau, o conceito de função quadrática ou função polinomial do 2º grau, função formada a partir de um polinômio do 2º grau do tipo ax² + bx + c. Os coeficientes a, b e c de uma função quadrática e a análise do coeficiente a.
As características de uma função polinomial de 1º grau, como crescimento, decrescimento, zero da função, estudo dos sinais, entre outras. Problemas envolvendo diferentes funções e gráficos e interpretação e análise de gráficos de função afim.
Como construir gráficos de funções afim, análise das coordenadas (x, y) de um ponto como representação geométrica da relação do valor de x com f(x) e a construção de uma tabela de valores de x e de f(x) de cada função.
Identificação, num problema, da função afim (y = ax + b), interpretação de uma função afim dentro de um problema e análise dos elementos que constituem o domínio das funções trabalhadas.
Como determinar o zero da função afim, o cálculo de alguns valores da função f – valor numérico – e como verificar a existência de um valor de x que faz com que a função y seja zero. O cálculo de f(x) = 0 e a identificação do zero da função como coordenada (x = 0) do gráfico no plano cartesiano.
O que é função afim, de que forma identificar a expressão y = ax + b como uma função do 1º grau, como reconhecer a e b como coeficientes angular e linear de uma função afim.
A definição e localização de números reais na reta numérica, os usos e as aplicações na vida cotidiana. Como construir uma reta numérica com números reais e racionais.
Definição e características de relações entre conjuntos numéricos ou não, como criar uma relação entre dois conjuntos e identificar quando essa relação é ou não uma função.
O que é um plano cartesiano, como identificar e marcar pontos no plano cartesiano. As coordenadas e quadrantes de um plano cartesiano.
O cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica e como fazer os cálculos com os valores das variáveis.
A definição de juros compostos, sua principal utilização no mercado financeiro e como realizar o cálculo.
Como calcular o valor do juro, a definição de juros simples e os conceitos de capital, taxa de juros e montante.
Como calcular a porcentagem de um valor, o conceito e as aplicações para a resolução de problemas.
A diferença entre círculo e circunferência e como calcular o comprimento da circunferência e a área do círculo.
Revisão dos conceitos de unidade de medida, razão e proporção, para entender quais são as relações matemáticas estabelecidas entre as retas paralelas e suas diagonais. Resolução do Teorema de Tales.
Como calcular segmentos desconhecidos de um triângulo a partir do conceito de razão de semelhança e da identificação dos tipos de semelhança de triângulos.
A definição de um triângulo retângulo e as relações métricas do triângulo retângulo. Como calcular segmentos desconhecidos do polígono, a partir do conceito de projeção ortogonal e relações de correspondência.
A fórmula a² = b² + c², conhecida como Teorema de Pitágoras. A aplicação do teorema em situações práticas e duas demonstrações para entender por que, em triângulos retângulos, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.
As relações entre as medidas dos catetos e da hipotenusa, o cálculo do seno, do cosseno e da tangente dos triângulos retângulos.
O que são os ângulos notáveis, uma explicação sobre esses ângulos de 30°, 45° e 60° presentes no triângulo equilátero e no quadrado, e suas relações com o triângulo retângulo.
As unidades de medida m² e cm², o cálculo da área de figuras planas como retângulo, quadrado e paralelogramo.
O cálculo da área de triângulos – com atenção ao caso particular do triângulo retângulo.
A relação existente entre as áreas do trapézio e do losango e o cálculo da área desses polígonos.
O que é uma equação incompleta, a resolução de equações do 2º grau do tipo ax² + bx. Por que elas têm duas raízes, sendo uma delas sempre zero.
Resolução de equações incompletas do 2º grau do tipo ax² + c. Entenda por que, quando admitirem raízes reais, elas sempre serão opostas.
A fórmula de Bhaskara em uma explicação com o passo a passo da aplicação da fórmula em equações do 2º grau.
O radical b²4ac, o △ (delta) da fórmula de Bhaskara conhecido como o discriminante da equação do 2º grau. As características das equações que têm △ positivo, negativo ou igual a zero.
Como calcular a soma e o produto das raízes de uma equação do 2º grau, usando apenas as relações de Girard (sem precisar aplicar a fórmula de Bhaskara).
Como realizar a composição da equação do 2º grau com raízes. A fórmula x² - Sx + P = 0 e como montar uma equação do 2º grau a partir do resultado, ou seja, a partir do valor de suas raízes, sejam elas números positivos, negativos ou fracionários.
O cálculo das potências de números fracionários e decimais (negativos e positivos).
Quais são as propriedades das potências, multiplicação e divisão de potências de mesma base e como calcular a potência de uma potência e a potência de um produto.
Por que todo número elevado a zero é igual a um. As propriedades das potências e como calcular potências com expoente zero, um e negativo.
Como fazer quando as potências de base dez têm expoente negativo ou positivo, a expressão das potências por meio de um número decimal; a multiplicação, divisão e simplificação das potências de base dez.
As funções da notação científica e como representar, de forma simples, números muito grandes ou muito pequenos com muitas casas decimais.
Os termos da radiciação: índice, radical, radicando e raiz. A relação entre índice e expoente, o cálculo das raízes de números inteiros e fracionários, positivos e negativos.
A simplificação de radicais revisando uma operação fundamental: a fatoração. Os diferentes caminhos para calcular o resultado de uma raiz, desde que se observe a relação entre índice e expoente.
As propriedades dos radicais e como elas são fundamentais para fazer equivalências entre as raízes e facilitar a resolução dos cálculos.
Como realizar a simplificação de radicais aplicando as regras de suas propriedades em raízes perfeitas, imperfeitas e com fatores externos. O que são radicais semelhantes e como calcular o valor do radical que deu origem ao termo simplificado.
Raízes imperfeitas, o cálculo do valor aproximado de radicais e de uma raiz não exata.
Adição algébrica de radicais, soma e subtração de radicais semelhantes (com fatores externos ou não) e a resolução de expressões com radicais diferentes.
Multiplicação e divisão com radicais semelhantes e diferentes (com fatores externos ou não), as regras do produto notável e as propriedades da multiplicação e da divisão.
Como calcular as raízes elevadas a alguma potência (com fator externo ou não), aplicando a regra do produto notável ou a propriedade distributiva da multiplicação. Na mesma aula, a racionalização de frações com raízes no denominador.
Como reconhecer uma equação do 2º grau, os conceitos que definem uma equação do 2º grau, seja ela completa ou incompleta.
Como determinar as raízes de uma equação do 2º grau. A raiz de uma equação do 2º grau é o valor da incógnita que torna a sentença verdadeira.
O que é base e expoente, o cálculo das potências de bases positiva e negativa e a resolução rápida das potências de base 10.