
Indicação: escola e sociedade
Formato: documentário
Reportagem: Flávia Lobo
Direção: Denise Moraes
Uma viagem pela cultura de diferentes países revela o modo de viver de cada um, seu comportamento, seus hábitos e suas tradições. Programas produzidos a partir de matérias jornalísticas da agência France-Presse.
As arboviroses transmitidas pelo Aedes, entre elas a dengue, a zika e chikungunya, estão em circulação em mais de 60 países. Esse episódio mostra como cientistas, médicos, educadores e governos de todo o mundo estão se mobilizando para impedir a proliferação do vírus.
A relação com o ambiente e com os seres que cercam um povo são determinantes na formação de sua cultura. Comunidades de países como México, China,a Marrocos e Dubai mostram como elas lidam com questões que envolvem o meio ambiente e recursos naturais.
As riquezas de uma sociedade, bens materiais, imateriais e naturais, são patrimônios deixados para as futuras gerações. O capital de um povo deve ser preservado, pois se torna referência, identidade e inspiração para seus descendentes, em nível local ou global. Um inventário de comunidades da Polônia, Turquia, Portugal e do Brasil destaca seu legado.
Viajar é uma oportunidade de entrar em contato com a herança histórica de um povo, com o meio ambiente local, de vivenciar relações de hospitalidade e trocar conhecimento. Vamos conhecer as culturas de países como Polônia, China, Madagascar, Turquia e Butão e descobrir de que modo hábitos e costumes estrangeiros influenciam nosso modo de viver.
Presentes em todos os continentes há milênios, os monumentos são testemunhas materiais de personalidades importantes ou situações de grande relevância para uma determinada cultura. O programa visita França, Estados Unidos, Egito e Alemanha e revela a magnitude dessas obras e como elas se relacionam com a cultura local e mundial.
Pensar cultura atualmente é pensar também em tecnologia. A presença marcante da tecnologia em nossa rotina a transforma em fator identitário da contemporaneidade. Inovações criadas em rede por campos tecnológicos de vários países. A tecnologia se expande, modificando o modo de vida moderno ao redor do mundo.
Da pré-história à atualidade, utensílios do dia a dia narram a trajetória técnica, artística e religiosa da humanidade. São ferramentas, instrumentos, máquinas e objetos artísticos repletos de significados e identidade. Como o design pode revelar sobre nosso modo de viver..
Civilizações extintas e povos antigos deixaram marcas capazes de influenciar modos, costumes e sistemas sociais atuais. Descobertas arqueológicas revelam a formação de povos e imprimem a identidade cultural para além de seus territórios. A influência da cultura histórica.
O surgimento da linguagem na evolução humana. A linguagem sendo uma habilidade única da espécie humana. A língua escrita e falada como traço marcante da linguagem de cada cultura.
Os ciclos de protagonismo ou não do idoso ao longo da história. Como o envelhecimento da população mundial é assimilado por diferentes culturas. Países onde os mais velhos movimentam mercados, serviços e têm um bom diálogo com os mais jovens.
Ao abrir o baú das memórias, descobre-se como as populações da Ásia, do Oriente e de países latinos se adaptam às mudanças e lutam para manter a tradição no dia a dia.
A religião revela a tradição de um povo e traduz as representações que cada comunidade dá ao mundo e à humanidade. No programa, as diferentes crenças e os significados dados ao sagrado em Mianmar, Índia, Benin, Israel e Cuba.
As zonas rurais como determinantes para a manutenção e o desenvolvimento das metrópoles. Áreas de lazer, descanso e, principalmente, produtoras de alimentos. Valores e saberes do campo que tornam o dia a dia mais sustentável nas cidades.
Das cavernas ao ambiente digital, a arte evidencia valores sociais, estéticos, morais, políticos, religiosos e econômicos dos diferentes lugares.
A educação como parte da história das sociedades, sendo as escolas a principal representação desse sistema de valores culturais. Em destaque, unidades escolares de Israel, China, Tailândia, França, Faixa de Gaza, Índia e Sudão.
Um passeio pelo Egito, Rússia, Turquia, Suíça e outros países da Europa, mostrando os meios de locomoção nesses locais.
Múltiplas formas de celebrar a vida e a morte em diferentes sociedades demonstram muito sobre o modo de viver de cada uma delas
Formas diversas de se vestir revelam que o vestuário é muito mais que uma questão de estilo, por estar relacionado à cultura de cada lugar.
Do mel a insetos, cada iguaria conta um pouco da história de povos distintos, como árabes, asiáticos e latinos.
As diferentes habitações traduzem o modo de viver de árabes, latinos, europeus e americanos, desde a Antiguidade às modernas cidades do futuro.