Ficha Técnica

Indicação: educadores

Formato: palestra

Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2021
2021
Conexão SME
Educação
Formação Docente
Gestão e Planejamento Escolar

A Jornada é uma ação da Secretaria Municipal de Educação, desenvolvida pela Subsecretaria de Ensino, a Escola de Formação Paulo Freire e a MultiRio, com o objetivo de levantar possibilidades, explorar recursos e provocar reflexões sobre o fazer pedagógico.

Episódios
Sala 6 – Educação de Jovens e Adultos: estrutura e possibilidades educacionais

As professoras Priscila Lea e Geisi Nicolau, ambas especialistas em Educação de Jovens e Adultos, apresentam a palestra "Educação de Jovens e Adultos: estrutura e possibilidades educacionais".

Sala 5 – Ensino remoto na perspectiva da Educação Inclusiva

Vilma Gomes Sampaio, professora, mestre em Educação e integrante da equipe do Instituto Helena Antipoff; Maria Candida Bandeira, professora de Sala de Recursos e mestre em Educação Especial; e Jacqueline MacDowell Lopes Alves, professora de Artes Visuais e doutora em Ciências; falam sobre o ensino remoto na perspectiva da Educação Inclusiva.

Sala 4 – Pontos de partida e retomada nos anos finais

Pedro Bárbara, professor na Gerência de Relações Étnico-raciais na Coordenadoria de Ensino Fundamental e Vanessa Jorge de Araujo, professora na Coordenadoria de Ensino Fundamental, falam sobre os pontos de partida e retomada nos anos finais.

Sala 3 – Novos contextos pedagógicos nos anos iniciais

Os professores Larissa Manhães e Ricardo Fernandes, ambos da equipe de elaboração de material pedagógico da Coordenadoria de Ensino Fundamental da SME-Rio, conversam sobre novos contextos pedagógicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Sala 2 – Potências e experiências de aprendizagens na Educação Infantil

A professora Andréa Barros, coordenadora na Coordenadoria da Primeira Infância (SME-Rio), e a professora Márcia Gil, doutora em Educação e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Infância, falam sobre as potências e experiências de aprendizagens na Educação Infantil.

O ensino remoto na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro

Acompanhe a fala de Teresa Pontual, subsecretária de Ensino da SME, no segundo momento, os gestores escolares assistem a uma conversa voltada para eles. No terceiro momento, confira a apresentação do Protocolo Sanitário e de Vigilância em Saúde para as Unidades Escolares e Creches Conveniadas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.

Abertura do ano letivo 2021

O secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, fala à comunidade escolar da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro pelo início do ano letivo. No segundo momento, o professor de Língua Portuguesa e mestre em psicanálise, Willmann Costa, ministra a palestra Escola acolhedora: um olhar socioemocional na volta às aulas.