ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
FILTROS
ANO/PÚBLICO
COMPONENTE
TEMA
MÍDIA
RESULTADO DE BUSCA PARA
"Práticas Docentes"
Executar nova busca
Ordenado por:
SÉRIES
IX Semana de Alfabetização (2021)
Com o tema “Diálogos com Paulo Freire: escrevendo histórias alfabetizadoras”, o objetivo do evento é convidar professoras e professores da Rede a (re)viver suas práticas docentes fundamentadas nos conceitos de autonomia, diversidade e liberdade, tão necessários e pertinentes ao contexto atual da educação.
Cartografias de Boas Práticas da Rede
Em um mapa digital interativo da cidade do Rio, a plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede destaca experiências exitosas das escolas públicas cariocas e busca promover uma rede de compartilhamento e trocas entre as unidades escolares, incentivando que boas práticas sejam conhecidas e apropriadas por outros educadores. 
Educação Infantil Carioca - percursos e práticas "do Chão"
Palestras de formação organizadas pela Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O tema geral é Criança e Natureza.  
Práticas que Transformam
Ideias inspiradoras e experiências bem-sucedidas, de escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, que podem ser replicadas em outras unidades.
Digitalmente
Com duas temporadas e um e-book, a ideia da série Digitalmente é contribuir para a qualificação da ação docente, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras em cultura digital na Rede Municipal de Ensino do Rio, contribuindo para que as escolas se constituam como polos de reflexão e de ações transformadoras, que propiciem à comunidade escolar o acesso e apropriação crítica de conteúdos e experiências como fator de inserção social e exercício da cidadania global.
Digitalmente – primeira temporada
Em um mundo cada vez mais digital, precisamos estudar, entender e aprender como lidar melhor com os desafios e impactos que as tecnologias trazem para a sociedade e, particularmente, para o cotidiano escolar. A ideia da série Digitalmente é contribuir para a qualificação da ação docente, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras em cultura digital na Rede, contribuindo para que as escolas se constituam como polos de reflexão e de ações transformadoras, que propiciem à comunidade escolar o acesso e apropriação crítica de conteúdos e experiências como fator de inserção social e exercício da cidadania global.
Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede
Projeto realizado pela MultiRio, com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal e estimulando novas práticas.
Jornada Pedagógica de Educação Inclusiva (2022)
A edição 2022 da Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva traz o tema: "Todo dia é dia de incluir". Os webinários abordam as práticas da Educação Inclusiva na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio, no que diz respeito aos alunos público-alvo da Educação Especial nas unidades escolares (escola/creche/EDI).
CONTEÚDOS
texto
Práticas docentes sobre história e a cultura afro-brasileira e indígena

Práticas docentes sobre história e a cultura afro-brasileira e indígena

29/01/2020

Projetos desenvolvidos nas escolas, além de materiais, orientações e sugestões voltadas para o trabalho em sala de aula.

Reportagens

texto
Nova temporada de Digitalmente traz temas como cultura maker em experiências práticas

Nova temporada de Digitalmente traz temas como cultura maker em experiências práticas

31/03/2023

A série traz, em sua segunda temporada, experiências práticas relacionadas aos assuntos que foram tema da primeira fase da produção.

Notícias

texto
Plataforma abre chamada de boas práticas escolares e publica novas experiências da Rede Municipal do Rio

Plataforma abre chamada de boas práticas escolares e publica novas experiências da Rede Municipal do Rio

24/03/2023

Cartografias de Boas Práticas da Rede dá visibilidade a práticas exitosas das escolas cariocas em diversas áreas, que ficam disponíveis no site do projeto.

Cartografias de Boas Práticas da Rede

texto
Cartografias de Boas Práticas da Rede oferece plataforma de iniciativas escolares da Rede Municipal do Rio

Cartografias de Boas Práticas da Rede oferece plataforma de iniciativas escolares da Rede Municipal do Rio

09/11/2022

Práticas escolares exitosas em diversas áreas estão mapeadas em cartografias digitais disponíveis no site do projeto; plataforma terá atualização constante por curadoria e editais

Cartografias de Boas Práticas da Rede

texto
Saiba mais sobre as Cartografias de Boas Práticas da Rede

Saiba mais sobre as Cartografias de Boas Práticas da Rede

08/11/2022

Confira algumas perguntas e respostas sobre as Cartografias de Boas Práticas da Rede: plataforma on-line e interativa que reúne um conjunto de ações de referência, que envolvem diferentes segmentos e contextos de atuação, da Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Cartografias de Boas Práticas da Rede

pdf
Revista Carioca de Educação Pública nº 3 - Práticas pedagógicas

Revista Carioca de Educação Pública nº 3 - Práticas pedagógicas

29/06/2017

Revista do Centro de Referência da Educação Pública do Rio de Janeiro Anísio Teixeira, da Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire e da MultiRio. Dedicada à educação pública, traz entrevistas e artigos resultantes das atividades do professores da Rede Municipal de Ensino. O tema desta edição são as práticas pedagógicas.

Revistas

video
Uma cidade, muitos sujeitos: práticas alfabetizadoras compromissadas com modos diversos de aprender

Uma cidade, muitos sujeitos: práticas alfabetizadoras compromissadas com modos diversos de aprender

12/09/2022

Sessão de diálogos Uma cidade, muitos sujeitos: práticas alfabetizadoras compromissadas com modos diversos de aprender.Participações: Allan Rodrigues, professor e pesquisador no Proped/Uerj e Unesa;Moisés Machado, músico, poeta e professor da SME/RJ;Roberta Pacheco, professora da SME/RJ.

X Semana de Alfabetização

video

"Propostas pedagógicas inovadores e transformadoras – professores que fazem a diferença" e "Práticas da disciplina positiva em sala de aula"

06/04/2022

A professora Gina Vieira aborda o tema “Propostas pedagógicas inovadores e transformadoras – professores que fazem a diferença”. Na sequência, o tema "Práticas da disciplina positiva em sala de aula" é o assunto da roda de conversa com a mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP, Bete Rodrigues. O bate-papo tem como objetivo apresentar, para os diferentes segmentos da Educação Básica, estratégias práticas da disciplina positiva para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tais como: cooperação, responsabilidade, autodisciplina, habilidades para resolver problemas, empatia, entre outras.

Semana de Educação Socioemocional 2022 (Sesem 2022)

video
Letramento Científico com práticas pautadas na diversidade étnico-racial

Letramento Científico com práticas pautadas na diversidade étnico-racial

16/11/2020

O professor Ricardo Fernandes, da Coordenadoria de Ensino Fundamental (CEF) da SME-Rio, a professora Samanta Alves, também da CEF-SME, e Carolline Sotero, coordenadora pedagógica da E.M. Ronald de Carvalho (10ª CRE), em uma conversa sobre letramento científico com práticas pautadas na diversidade étnico-racial.

VIII Semana de Alfabetização

video
Práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização Carioca

Práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização Carioca

06/12/2019

O programa discute práticas de leitura e de escrita, destacando o lugar da autoria das crianças na Alfabetização e compreendendo-as como sujeitos que, lendo e escrevendo suas próprias narrativas, aprendem a ler e a escrever. Convidadas: Angela de Almeida Lima e Magali Azeredo Araujo, professoras da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE), em Copacabana; e Simone Werneck, professora da E.M. Professor Paulo Freire (4ª CRE), na Maré.

Formação em Rede

video
 Práticas pedagógicas apoiadas em TDIC'S

Práticas pedagógicas apoiadas em TDIC'S

28/11/2019

Carlos Eduardo Mathias Motta, doutor em Matemática pela UFRJ e professor da Universidade Federal Fluminense, ministra a palestra Currículo: Práticas pedagógicas apoiadas em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

1º Seminário EAD Carioca

video
Florescendo práticas, contando trajetórias

Florescendo práticas, contando trajetórias

15/07/2019

A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta a temática dessa edição através de uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e das possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. O objetivo principal é relacionar a teoria e a prática através de um diálogo entre a criança e a natureza, trazendo um olhar sensível, momentos de reflexão e vivências práticas. Convidadas:Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).

10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2019)

video
Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e planejamento cooperativo

Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e planejamento cooperativo

13/02/2019

A doutora em Educação pela Uerj Sônia Mendes e a doutora em Linguística Aplicada pela UFRJ Solimar Silva participam da VI Semana de Alfabetização. As duas falam sobre "Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e no planejamento cooperativo", durante o evento organizado pela Gerência de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

VI Semana de Alfabetização

texto
Jornal estudantil integra projeto de renovação das práticas pedagógicas da E.M. Oswaldo Teixeira

Jornal estudantil integra projeto de renovação das práticas pedagógicas da E.M. Oswaldo Teixeira

09/11/2022

 Projeto busca pôr em prática o conceito de escola artesanal.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Professora cria canal para ajudar docentes a integrar diferentes tecnologias à prática pedagógica

Professora cria canal para ajudar docentes a integrar diferentes tecnologias à prática pedagógica

10/06/2021

No canal Professores confusos com a tecnologia, Danielle Rodrigues compartilha tutoriais, dicas e sugestões de ferramentas on-line.

Reportagens

texto
Educação Infantil Indígena: práticas, reflexões e ensinamentos

Educação Infantil Indígena: práticas, reflexões e ensinamentos

11/12/2020

Ideias e propostas desenvolvidas em escola indígena na Bahia inspiram professores da Rede Pública Municipal do Rio.

Reportagens