ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
FILTROS
ANO/PÚBLICO
COMPONENTE
TEMA
MÍDIA
RESULTADO DE BUSCA PARA
"Mídia e consumo"
Executar nova busca
Ordenado por:
SÉRIES
Ideias e Caminhos – A Escola Entre Mídias
Uma conversa com o professor sobre os impactos das mídias nas formas de aprender, ensinar e conviver, que instiga para um “fazer diferente” na sala de aula, por meio da apropriação crítica das linguagens contemporâneas, do uso dos produtos da MultiRio e das sugestões de atividades criativas com os recursos tecnológicos.
Entre Mídias
Aborda as diferentes etapas de realização de um audiovisual, desvenda as possibilidades de produção e os significados atribuídos à obra por quem faz e por quem assiste. Em estúdio, profissionais do mercado e especialistas, mediados pela jornalista Vera Barroso, aprofundam os conteúdos da série Por Trás da Cena.  
Material de Complementação Escolar (MCE)
Confira materiais pedagógicos em diversas mídias desenvolvidos pela MultiRio e pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Os materiais, alinhados ao Currículo Carioca 2020 e categorizados por ano de escolaridade, são oferecidos como apoio aos professores e à complementação escolar dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
Conceito & Ação
Promove a reflexão sobre as grandes questões da educação cidadã nos tempos atuais, com seus desafios, suas estratégias e suas práticas. Ética, economia criativa, música, meio ambiente, novas mídias e saúde do adolescente estão entre os temas debatidos.
Ideias e Caminhos
Série de programas que orienta professores sobre o uso didático dos produtos MultiRio por meio de estratégias para um aproveitamento mais crítico e criativo das mídias, bem além da abordagem conceitual das disciplinas.
CONTEÚDOS
video
Mídia e consumo

Mídia e consumo

26/09/2012

Palestrante: Pedro Guareschi, filósofo, teólogo e mestre em Psicologia Social.

3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2012)

video
Publicidade infantil

Publicidade infantil

30/11/2015

Para os especialistas, crianças são vulneráveis às práticas de marketing, e a publicidade direcionada ao público infantil é abusiva; para as empresas, o público infantil é parte relevante do mercado, e restringir a publicidade seria uma forma de censura. Convidadas: Nádia Rebouças, publicitária, professora e consultora de empresas; e Laís Fontenelle, psicóloga e coordenadora de Educação e Pesquisa sobre Mídia e Consumo do Instituto Alana.

Conceito & Ação

texto
Midiaeducação e os desafios da prática pedagógica

Midiaeducação e os desafios da prática pedagógica

02/02/2023

  Saiba como ensinar a respeito das mídias na perspectiva da midiaeducação.

Reportagens

texto
Midiaeducação, um saber em construção

Midiaeducação, um saber em construção

16/07/2020

Conheça melhor o campo da midiaeducação e enriqueça o cotidiano escolar.

Reportagens

texto
Mídias digitais são tema de <em>#educa itinerante</em> com a 9ª CRE

Mídias digitais são tema de #educa itinerante com a 9ª CRE

26/09/2018

Nesta quinta (27), o assunto do bate-papo são as mídias digitais como ferramentas para a educação, não perca!

Notícias

texto
Pesquisa aponta avanço da mídia-educação na Rede Municipal

Pesquisa aponta avanço da mídia-educação na Rede Municipal

27/04/2016

Cresceram a análise de produtos midiáticos, o uso de tecnologias na prática pedagógica e a produção escrita, audiovisual e eletrônica.

Reportagens

pdf
A Escola Entre Mídias: Linguagens e Usos

A Escola Entre Mídias: Linguagens e Usos

10/08/2012

Por meio de textos, artigos de especialistas e propostas de atividades, aborda o impacto das mídias nas formas de aprender e de ensinar.

Livros

texto
Educação para o consumo: a arma do Procon Carioca

Educação para o consumo: a arma do Procon Carioca

27/03/2012

O objetivo da educação para o consumo é evitar que o cidadão enfrente problemas ao adquirir bens e serviços.

Reportagens

video
E.M. Isaías Alves (6ª CRE) - eixo midiaeducação

E.M. Isaías Alves (6ª CRE) - eixo midiaeducação

31/05/2023

No primeiro episódio da série Boas Práticas da Rede, conheça a revista digital Os Carioquinhas, fruto de um projeto desenvolvido na E.M. Isaías Alves (6ª CRE), em Guadalupe. Idealizada pela diretora Gisele Alves, pela professora de sala de leitura Jaqueline Borges e pela coordenadora pedagógica Ivone Taranto, a revista tem o objetivo de estimular a escrita espontânea e trabalha com os alunos a temas ligados à midiaeducação e à comunicação midiática. Do 1º ao 6º ano, todos os alunos são convidados a participar. De periodicidade bimestral, a revista traz sessões divertidas com jogos e charadas, recadinhos do coração, receitas culinárias enviadas pelos pais e responsáveis e aborda temas como mulheres artistas, como Tarsila do Amaral e Conceição Evaristo.

Boas Práticas da Rede

video
Fake news - Educação midiática para todos

Fake news - Educação midiática para todos

22/05/2023

O que faz um checador de notícias? O trabalho é essencial hoje, na era da pós-verdade. Este profissional atua geralmente em agências e núcleos de checagem nos principais veículos de comunicação, e se especializa para combater as fake news e a desinformação. Outra grande aliada desse combate é a educação midiática, uma vertente que vem crescendo no universo da comunicação digital. Este episódio de Digitalmente mostra o projeto-piloto desenvolvido pela Lupa Educação na E.M. Finlândia (7ª CRE), em Camorim. A iniciativa inclui oficinas, treinamentos, repositório de pesquisas sobre desinformação e ações de educação midiática em escolas, universidades, instituições e empresas. Os professores da escola participaram de encontros que os orientaram a abordar a midiaeducação de forma transversal em suas disciplinas.

Digitalmente – segunda temporada

video
As muitas formas de ler o mundo – As mil e uma possibilidades da transmídia

As muitas formas de ler o mundo – As mil e uma possibilidades da transmídia

18/04/2023

Este episódio aborda as diversas plataformas e linguagens utilizadas na convergência de conteúdo e narrativa no projeto “Brasiliana Steampunk”, um projeto imersivo em um Brasil fantástico, a partir da História nacional em uma aventura transmídia, mesclando literatura, quadrinhos, games e audiovisual. Conheça a rotina do autor do projeto “Brasiliana Steampunk”, o escritor Enéias Farias Tavares, que também é produtor e professor de Narrativas Transmídias e Literatura na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.

Digitalmente – segunda temporada

video
Mídia e Educação

Mídia e Educação

04/11/2019

A educadora e consultora em Educação e Mídia Regina de Assis, fala sobre mídia e educação como política pública. Ela foi professora da PUC-Rio e da Uerj, secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro entre 1993 e 1996, presidente da MultiRio entre 2001 a 2008 e diretora de Educação, Cultura e Comunicação na TV Escola entre 2017 e 2019.

#educa

video
Mídias digitais (9ª CRE)

Mídias digitais (9ª CRE)

27/09/2018

No nono #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, a professora de Matemática Maria Cristina Neves, das escolas municipais Dr. Jair Tavares de Oliveira e Paulo Renato Souza, e o jornalista Renan Prado, assessor de Comunicação Digital e Impressos da MultiRio, conversam sobre as mídias digitais e como elas podem ser utilizadas em sala de aula.

#educa

video
Mídia impressa e digital na escola (6ª CRE)

Mídia impressa e digital na escola (6ª CRE)

13/09/2018

No sétimo #educa itinerante, parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, a professora de História Márcia Elisa Rendeiro, colaboradora e membro do conselho editorial do jornal Nós da Rede, e o jornalista Ivan Kasahara, assessor da MultiRio, falam sobre as semelhanças e as diferenças entre as mídias digital e impressa e seus usos na escola.

#educa

video
Arte e mídia (1ª CRE)

Arte e mídia (1ª CRE)

02/08/2018

No primeiro #educa itinerante, que faz parte das celebrações pelos 25 anos da MultiRio, o diretor artístico da MultiRio, Tomil Gonçalves, e o professor de Artes Cênicas Lindomar Araújo, diretor do Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles (1ª CRE), falam sobre o papel das mídias no ensino das artes.

#educa

video
Consumo

Consumo

04/11/2016

O consumo no mundo, em nosso dia a dia. O perfil do consumidor. Consumo e infância. O significado e as práticas de consumo em vários nichos do mercado. Os consumidores de menor renda, os de automóveis e de outros bens. O que está por trás da compulsão de comprar. Convidados: Lívia Barbosa, doutora em Antropologia Social, pela UFRJ, autora do livro Sociedade de Consumo, Consumo, Cultura e Identidade; Nádia Rebouças, do Conselho da Criança e Consumo, do Instituto Alana; e Carlos Eduardo Leal, mestre e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-Rio.

Pensares