ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Projeto de escola do Rio dá uso pedagógico aos celulares
29 Abril 2014 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp


EM FIGUEIREDO_PIMENTEL_HOMEProfessores da E.M. Figueiredo Pimentel (7ª CRE) decidiram desenvolver um projeto que revertesse a favor da escola um hábito muito atual dos alunos: o uso de celulares e outros aparelhos digitais em sala de aula. O primeiro passo foi criar um blog. O segundo, a Rádio Malagueta. Mas como ninguém, entre docentes e discentes, dominava os softwares de edição de áudio, foi um outro projeto – o de criação de uma Web TV – que acabou mobilizando os alunos. Afinal, eles já sabiam capturar imagens por celulares, editá-las no computador e publicá-las no YouTube.

A Web TV da escola decolou rapidamente e um de seus entusiastas, o professor de Geografia Sidney Júnior, explica que ela é fruto do amadurecimento de duas outras experiências: o Jornal Malagueta, que esbarrou no alto custo de sua reprodução para a comunidade, e o bem-sucedido Projeto Memória Local, realizado em parceria com a Prefeitura do Rio e o Museu da Pessoa. “Como a maior parte do material de memória era visual, os alunos ficavam curiosos e faziam muitas perguntas. O resultado foi excelente”, disse. Contou também que o ponto culminante do projeto foi a realização de uma exposição e de um vídeo, que acabou incorporado pela Sala de Leitura da escola, para pesquisa de outros alunos.

Para a realização dos vídeos da Web TV, a E.M. Figueiredo Pimentel determinou que os alunos abordassem temas de interesse geral. E, para a surpresa dos professores, os primeiros vídeos produzidos foram bastante complexos e tratavam de questões delicadas: bullying e tráfico humano. “Mesmo com toda a empolgação dos alunos em torno do projeto, não esperávamos um retorno tão imediato”, comentou o professor Sidney.

O projeto começou com a turma 1.801, mas a coordenação da escola pretende abri-lo para as demais classes e conquistar a parceria de mais professores. Veja, abaixo, os vídeos produzidos pelos alunos. 

 

 

 

 

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp