ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

MultiRio apoia novos talentos do cinema brasileiro
30 Novembro 2012
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

curtacriativo2012A MultiRio participou, no dia 28 de novembro, no Teatro do Sesi, da cerimônia de premiação da quinta edição do concurso Curta Criativo, que busca incentivar o trabalho de jovens cineastas brasileiros. Os filmes que concorreram – nas categorias Animação, Documentário e Ficção – poderão ser exibidos no programa Tela Aberta, no decorrer de 2013.

A parceria da MultiRio com a realizadora do concurso - a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) - começou em 2011, quando foi acordado que os filmes participantes do Curta Criativo, desde que atendessem aos critérios educativo-culturais da programação, poderiam ser exibidos no Tela Aberta, que tem a divulgação de novos cineastas como um de seus objetivos.

Em 2012, o Tela Aberta exibiu, em dez episódios, 32 filmes que participaram das edições do concurso de 2010 e 2011. Todos os filmes que participaram do Curta Criativo deste ano, não apenas os premiados, serão avaliados pela MultiRio. Os que se enquadrarem nos critérios da empresa podem ser exibidos no programa.

As obras premiadas pelo Curta Criativo 2012 foram escolhidas por um júri formado por especialistas e presidido pela produtora Lucy Barreto, responsável por análises de roteiros e livros que possam ser transformados em filmes, na LC Barreto e na produtora Filmes do Equador. Para ela, a palavra de ordem da produção cinematográfica, no momento, é “rigor máximo e muita disciplina”, pois a competição tem sido cada vez mais acirrada.

Como uma das instituições apoiadoras do evento, a MultiRio foi representada pela chefe de gabinete Lúcia Sá, que anunciou e entregou o troféu ao Curtacriativo1estudante da PUC-Rio, Ricardo Ferreira, diretor do curta Direitos Humanos, terceiro colocado na categoria Documentário. Veja abaixo a lista completa dos filmes premiados.


Categoria: Documentário

1º lugar: Encontros e Despedidas. Direção, produção, roteiro, edição, locução, legendas e câmera I: Eric Bitencourt. Câmera II: Pedro Riguetti. Trilha sonora original: Pedro Domicio. Imagem do espaço cedida pela Nasa. Entrevistados: Hiroki Mayuzumi, Adrien Audouit, Simon Brasoy Fjeldvæer, Sara Brasoy Fjeldvæer, Aslak Brasoy Fjeldvæer, Björn Brasoy Fjeldvæer, Metta Brasoy Fjeldvæer. Instituição de ensino: PUC-Rio.

2º lugar: Eu, Favela. Direção: Ana Luiza Mello e Viviane Giaquinta. Fotografia: Lucas Stirling e Viviane Giaquinta. Edição: João Gasparian. Trilha sonora: Marcelo de Lamare e Felipe Moura. Instituição de ensino: PUC-Rio.

3º lugar: Direitos Humanos. Direção: Ricardo Ferreira. Edição: Luiza Restum. Roteiro: Ricardo Ferreira e Luiza Restum. Instituição de ensino: PUC-Rio.

Categoria: Ficção

1º lugar: Identidade. Roteiro, direção e produção: Débora Costa e Kadu Burgos. Fotografia e câmera: Leonardo Brito. Direção de arte: Tainá Iunes. Elenco: Tatiana Pérez. Montagem: Kadu Burgos. Instituição de ensino: Universidade Estácio de Sá.

2º lugar: Invertido. Direção e roteiro: Gabriel Costa Fampa. Instituição de ensino: ECO – UFRJ.

3º lugar: Uma Mulher Fantástica. Direção, roteiro e edição: Kenzo Giunto. Atores: Pedro Cavaleiro, Marcela Laino e Giulia Aquino. Assistentes de direção: Caio Mello e Ivo Mello. Instituição de ensino: Universidade Estácio de Sá.

Categoria: Animação

1º lugar: Reparável. Direção: Ivan Freitas, Fillippe Chiniara e Magno Husein. Orientação: Daniel Pinna. Instituição de ensino: Universidade Veiga de Almeida.

2º lugar: O Pesadelo de Sonivaldo. Direção e execução: Cleidson Ferreira, Ricardo Bernardazzi e Jonathan Knopp Anchieta. Instituição de ensino: Universidade Veiga de Almeida.

3º lugar: Sede Mata. Direção e Produção: Danillo Pinto Silva. Animação: Danillo Pinto Silva e Ivan Freitas. Instituição de ensino: Universidade Veiga de Almeida.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp