ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Professora de Artes trabalha a marca Rio 450 anos
07 Julho 2015 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

espelho legendaAs escolas este ano estão dedicando especial atenção ao tema da celebração dos 450 anos de fundação do Rio de Janeiro. Renata Vellozo Gomes, professora de Artes na E.M. Barão Homem de Melo, em Vila Isabel, Zona Norte, decidiu desenvolver com quatro turmas do 4º e 5º anos um trabalho acerca do logotipo comemorativo.

A professora, que cursa doutorado em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ, conversou com os alunos sobre o aniversário da cidade, a importância da comemoração e de se marcar essa data especial com um símbolo. Contou ainda que, quando a cidade comemorou seus 400 anos de fundação, um outro símbolo foi criado, e mostrou imagens do logotipo do quarto centenário, criado pelo designer Aloísio Magalhães, e as apropriações que as pessoas fizeram dele: nas calçadas com pedras portuguesas, nas marcações de cal na obra de um prédio, no biquíni de moças em Copacabana.

Renata disse que a escolha da marca foi feita por meio de concurso e que “brinca” com números e um rosto de perfil. “As turmas acharam alegre e divertida!” Em seguida, a professora propôs que os alunos a usassem para representar os diferentes cariocas que moram na cidade. Muitos identificaram imediatamente as partes do rosto: nariz, queixo, pescoço e olhos; mas alguns demoraram a perceber e eram incentivados pelos colegas a “enxergarem” um rosto no lugar de números. Outros, ao contrário, tiveram alguma dificuldade em abstrair para o caminho inverso e “enxergar” um rosto no lugar de números.

renata gomesAlunos criam seus tipos

O próximo passo foi sugerir que cada um criasse um tipo carioca, a partir da marca dos 450 anos. Usaram folha A4 e lápis de cor. Todos viram o que os demais colegas produziram e, além disso, houve uma exposição no mural do pátio para a comunidade escolar.
Cada turma elegeu cinco ou seis desenhos e os reproduziram em tamanho maior, em folhas de papel A3. “Na turma 1502, a disputa foi tão acirrada que precisamos fazer rodadas de desempate, com direito a campanhas e torcidas – uma curtição!”

As ampliações ficaram a cargo de grupos de alunos. O criador do desenho escolhido participava necessariamente do grupo de ampliação do seu desenho e iniciava o trabalho. Para a tarefa, o grupo precisou ficar atento à questão da proporção, pois recriar a imagem em um espaço maior exige concentração. Os outros colegas podiam opinar na criação de outros elementos que não estavam no desenho inicial, caso fosse interessante.

A professora ficou contente com o resultado das aulas: “Senti meus alunos envolvidos em todas as etapas do processo e entusiasmados também. Os resultados ficaram muito interessantes, bem acima das minhas expectativas e com uma qualidade expressiva bem bacana, extrapolando os exemplos iniciais com o símbolo Rio450. Como estávamos com o tema do aniversário do Rio de Janeiro, foi natural que aparecessem composições com "cenários" da nossa cidade. Tenho muitos alunos com o dom de observar e de desenhar bem desenvolvido, e gosto de estimular essa linguagem neles também”.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp