MultiRio Itinerante forma profissionais da Rede para desenvolverem Meias Aventuras na escola
07 Julho 2022 | Por Márcia Pimentel

O Camarim Meio Mágico, disponível nas Salas de Leitura, é parte integrante do Meias Aventuras

Inúmeros profissionais da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que trabalham turmas de alfabetização, receberam formação do projeto MultiRio Itinerante para o desenvolvimento, em sala de aula, dos recursos oferecidos pela multiplataforma Meias Aventuras. A maioria dos participantes era constituída por coordenadores pedagógicos, que ficaram encantados com a ludicidade do material apresentado.

Ao todo foram formadas 11 turmas, uma por cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Os participantes foram selecionados pelas CREs, conforme a estratégia de cada uma. Além da discussão conceitual sobre o material apresentado, os participantes fizeram oficinas de criação de planejamento pedagógico a partir dos recursos oferecidos pela multiplataforma e pelo kit O Camarim Meio Mágico, parte integrante do Meias Aventuras que estimula a confecção de fantoches e a contação de histórias.

A ideia é que os participantes multipliquem a formação recebida para os professores de suas escolas e para outros profissionais da Rede.

Meias Aventuras

Marcelo Salerno, do Núcleo de Artes Gráficas e Animação, e Simone Monteiro, da Assessoria de Articulação Pedagógica: alguns dos idealizadores do projeto

A multiplataforma Meias Aventuras contém várias ferramentas lúdico-pedagógicas que, por meio de diversas linguagens – vídeo, teatro, contação de histórias e outras expressões artísticas – ajudam a desenvolver a oralidade, o repertório léxico, a capacidade argumentativa e o raciocínio lógico-matemático.

“Buscamos oferecer um conjunto de possibilidades que ampliem o repertório das práticas de alfabetização”, explica Simone Monteiro, assessora de Articulação Pedagógica da MultiRio. Ainda segundo ela, os recursos do Meias Aventuras e do kit O Camarim Meio Mágico foram pensados como materiais de apoio pedagógico atrativos às crianças, que permitem ao professor utilizá-los de diferentes maneiras, a partir de diversas abordagens.

Para saber mais sobre o projeto Meias Aventuras, leia o folheto explicativo.

Itens contidos no kit O Camarim Meio Mágico

Habilidades e mão na massa

Segundo Ana Carolina Veloso, da Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação, os vídeos, os jogos e todos os demais recursos oferecidos pelo Meias Aventuras não estão associados a uma habilidade específica, porque podem ser trabalhados sob diversas perspectivas.

"O educador seleciona as habilidades do currículo com que vai trabalhar e decide quais recursos se encaixam melhor nas atividades que pretende desenvolver", explica.

A MultiRio criou os recursos pedagógicos do Meias Aventuras com foco na fase de alfabetização, partindo do princípio de que este é um momento privilegiado para o desenvolvimento das linguagens e habilidades expressivas.

Participantes

A coordenadora pedagógica da E.M. Alfredo de Paula Freitas, Danielle Rodrigues, que participou da oficina da 5ª CRE, considera que os recursos oferecidos também podem ser trabalhados em turmas já alfabetizadas.

"Acho que os recursos apresentados podem ser, gradativamente, aplicados na minha escola inteira. Os alunos mais velhos também adoram bichinhos, fantoches... O material é riquíssimo. Foge daquela ideia de que escola é só caderno e quadro, disse Danielle Rodrigues ao final do processo de formação. Já a gerente de Educação da 8ª CRE, Claudia Regina da Silva de Deus, considerou os recursos perfeitos para serem utilizados na Educação Infantil e no 1º ano.

Durante as oficinas, os participantes desenvolveram propostas pedagógicas para os mais diversos componentes curriculares. Caroline Bachur, coordenadora pedagógica da E.M. Luiz Camillo (7ª CRE), por exemplo, propos uma atividade envolvendo o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Frame do vídeo Brincando com as Formas

Maria Inês da Fonseca, da E.M. Corinto da Fonseca (8ª CRE), elaborou uma proposta para desenvolver a percepção de objetos geométricos, a partir do vídeo Brincando com as Formas, disponível na multiplataforma. Já Vanessa Armendro, diretora-adjunta da E.M. Vereador Átila Nunes Neto, levou o filho João Dias, aluno da escola, que fez uma encenação com o uso de fantoches que ele mesmo confeccionou.

Ao final das oficinas em cada CRE, os participantes preencheram formulários sobre a experiência de formação. A esmagadora maioria ficou encantada com a possibilidade de usar os recursos do Meias Aventuras em sala de aula. Mas não só isso: “Também gostei muito do processo da oficina, porque os coordenadores pedagógicos puderam trocar olhares entre si”, disse Danielle Rodrigues, coordenadora pedagógica da E.M. Alfredo de Paula Freitas.

Conheça, abaixo, as turmas que participaram do MultiRio Itinerante.

MAIS DA SÉRIE