ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Materiais para abordar a violência sexual com crianças e adolescentes
29 Novembro -0001 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

abuso ret

1) A campanha Defenda-se, desenvolvida pelo Centro Marista de Defesa da Infância, promove a autodefesa de crianças contra a violência sexual, por meio de uma série de vídeos educativos apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade. As histórias apresentam situações do dia a dia em que as crianças têm condições reais de agir preventivamente para sua autodefesa. Todas as histórias estão disponíveis em libras, audiodescrição, legendas em português, inglês e espanhol.

2) O Guia escolar: métodos para identificação de sinais de abuso e a exploração sexual em crianças e adolescentes, publicação conjunta da Secretaria Especial dos Direitos Humanos e do Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tem como objetivo orientar os profissionais de educação a identificar os sinais de exploração sexual, além de informar sobre os procedimentos necessários para fazer a denúncia. Além disso, o material propõe questões para reflexão e sugestões de atividades práticas a serem desenvolvidas com os alunos. Pode ser acessado aqui.

3) Indicado pelo psicólogo Jean Hohendorff, o vídeo Os pássaros e as abelhas: o segredo (2005), é parte da série desenvolvida pela EBS (Korea Educational Broadcasting System), voltada para a educação sobre a sexualidade humana. Em 24 minutos, a produção conta a história de Nara, uma menina que sofre abuso sexual e não sabe lidar com esse segredo. O vídeo, que no Brasil foi exibido pela TV Escola, mostra formas de identificar crianças que estejam sofrendo esse tipo de violência, retrata a forma que elas utilizam para se expressar e como costumam se sentir.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp