ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Dez atividades gratuitas para animar as férias escolares
10 Janeiro 2019 | Por Clara Almeida*
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
A fachada da Casa Museu Eva Klabin que realiza a atividade Detetives no Museu (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

As tão aguardadas férias de verão chegaram! Com elas, é possível encontrar pela cidade diversas formas de lazer, cultura e entretenimento para toda a família. Confira dez dicas de eventos, passeios e lugares para visitar e curtir durante o mês de janeiro, sem pagar nada.

1) Contação de Histórias – Férias no CCBB

Com palavras, língua de sinais, e muita imaginação, a leitura de histórias toma conta do Centro Cultural Banco do Brasil durante as férias. As sessões são conduzidas por educadores da equipe do CCBB Educativo e contadores de histórias convidados, como Cintia Maria Ricardo, Cris Campos, Davi Vasconcelos, Pablo Amorim, Sheila Azevedo e Tiago Batistone. Nos dias 18, 23 e 24 de janeiro, haverá sessões de contação em Libras com Augusto Machado. O Centro Cultural oferece, ainda, diversas oficinas, laboratórios e apresentações musicais e teatrais. Para saber a programação completa, basta acessar o programa educativo no site do CCBB.

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66, Centro.
Quando: de 9 a 31 de janeiro, toda quarta, quinta e sexta-feira, às 17h.
Contato: (21) 3808-2020
Site: www.culturabancodobrasil.com.br

2) Museu do Videogame Itinerante

A mostra apresenta mais de 300 videogames de todas as gerações. São dezenas de consoles antigos para jogar, simuladores de corridas, torneios de games, controles gigantes e as áreas dedicadas aos aparelhos de última geração. A exposição interativa resgata quatro décadas de história da evolução dos videogames. Entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972, e o Atari, de 1976.

Onde: Shopping Nova América, Avenida Pastor Martin Luther King Junior, 126, Del Castilho.
Quando: até 3 de fevereiro, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 13h às 21h.
Contato: (67) 99902-3761.
Site: www.museudovideogame.org

3) Museu da Vida

Se você está em busca de atividades que combinem lazer, arte, natureza, cultura, ciência e saúde, vá ao Museu da Vida da Fiocruz. O espaço oferece oficinas e outras atrações para mexer com a curiosidade, divertir e entreter públicos de todas as idades. Os temas deste ano são: Segredos do Castelo, Ciência e Arte, Experimentações e De Olho na Natureza. Detalhe importante: não é necessário agendar nenhuma visita.

Quando: durante todo o mês de janeiro, de terça a sexta, das 9h às 16h30.
Onde: Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos.
Contato: (21) 2590-6747.
Site: www.museudavida.fiocruz.br

4) Museu do Amanhã

Inspirada no céu e no mar, a programação de férias do Museu do Amanhã oferece oficinas sensoriais para bebês, workshops de acrobacia e de compostagem, confecção de pipas e brinquedos sustentáveis, além de noites de observação do céu, exibição de filmes, jogos de bicicletas, aulas de yoga ao pôr do sol, entre outras atrações. Confira as opções e os horários no site do Museu.

Onde: Museu do Amanhã, Praça Mauá, 1, Centro.
Quando: até 02 de fevereiro de 2019.
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: www.museudoamanha.org.br 

Observação do céu com lunetas e telescópio no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

5) Circuito Energia

Quer entender a história da energia no mundo? O Circuito Energia apresenta, de forma lúdica e interativa, a energia e suas transformações, o fenômeno da eletricidade, como ela é gerada, os diferentes usos e a relação com o meio ambiente. A visita tem duração de aproximadamente 2 horas e é indicada para crianças e adolescentes.

Onde: Museu Light de Energia, Avenida Marechal Floriano, 168, Centro.
Quando: até 1 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h30.
Site: http://www.museulight.com.br

6) Detetives no Museu – Férias na Casa Museu Eva Klabin

A Casa Museu Eva Klabin possui um acervo de mais de duas mil peças de artes clássicas, que cobrem um arco de tempo do Egito Antigo ao Impressionismo. Todas as obras apresentam histórias de diferentes culturas e épocas, além de muitos mistérios. Na atividade Detetives no Museu, o público é incentivado a investigar uma série de pistas para desvendar enigmas e mistérios. Além disso, os participantes reúnem as informações encontradas nas obras para a elaboração de histórias.

Onde: Avenida Epitácio Pessoa, 2.480, Lagoa.
Quando: sábados e domingos, das 15h às 16h.
Contato: (21) 3202-8551 ou (21) 3202-8550.
Site: www.evaklabin.org.br

7) Colônia de Férias no Museu de Astronomia e Ciências Afins

O Museu de Astronomia e Ciências Afins preparou uma semana especial para a criançada viver momentos de alegria e conhecimento por meio de oficinas de astronomia e atividades artísticas e de lazer. A colônia de férias no Mast é destinada a crianças de 6 a 11 anos. Para participar, é necessário realizar uma inscrição presencial, de 7 a 17 de janeiro. É só levar ao Museu duas fotos 3×4 para a confecção de crachá e ficha de adesão, cópia da certidão de nascimento ou RG da criança, cópia do RG do responsável e comprovante de residência.

Onde: Rua General Bruce, 586, São Cristóvão.
Quando: de 22 a 25 de janeiro, de 9h às 12h e das 14h às 17h.
Contato: (21) 3514-5229.
Site: http://www.mast.br

8) O Museu na Quinta: Encontro com a Comunidade

A Seção de Assistência ao Ensino (SAE) da UFRJ promove um encontro com o público frequentador da Quinta da Boa Vista todos os domingos, em frente ao Museu Nacional. Com o objetivo de manter o museu vivo e em diálogo com a população, são expostos materiais do acervo. Mediadores da instituição e voluntários realizam, também, atividades educativas. A cada domingo são selecionados materiais e atividades de acordo com diferentes temas, como alimentação, evolução, biodiversidade marinha e equilíbrio ambiental.

Onde: Quinta da Boa Vista, São Cristóvão.
Quando: todos os domingos, das 10h às 17h.
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.museunacional.ufrj.br

O Parque Radical de Deodoro é aberto ao público durante o verão (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil, Creative Commons)

9) Passaporte de Museus

Para visitar os museus citados nessa reportagem e muitos outros espalhados pelo Rio de Janeiro, o Passaporte de Museus é uma ótima opção. O passaporte que foi lançado em 2018 é válido até março deste ano e oferece acesso gratuito a 77 museus e centros culturais na cidade. Pode ser retirado em diversos pontos de distribuição, como o Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, Museu Histórico Nacional e outros. No site do Instituto Brasileiro de Museus você confere a lista completa dos locais de retirada e das instituições participantes.

Quando: até 31 de março de 2019.
Site: www.museus.gov.br

10) Férias no Parque Radical de Deodoro

Como parte das atividades da Caravana Carioca de Férias, o Parque Radical de Deodoro recebe diversas atividades e oficinas lúdicas promovidas pelo Sesc-Rio. Tem caça ao tesouro, oficinas de origami e capoeira, sessões de cinema, espaço para jogos, recreação com água, contação de histórias e muito mais. Na página do facebook do Parque é possível encontrar detalhes sobre cada atividade e links para a inscrição on-line.

Onde: Estr. Mal. Alencastro, 1357, Ricardo de Albuquerque.
Quando: até 20 de janeiro.
Contato: 2212-8253.

*Clara Almeida, estagiária, com supervisão de Carla Araújo

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp